quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como transformar uma fração imprópria em número misto e vice-versa.

A fração imprópria, que é aquela cujo numerador é maior que o denominador, dá para ser transformada em um número misto, que é uma forma que tem uma parte inteira e uma parte fracionária.

Transformação de fração Imprópria em número misto.
by Roberto M.
Agora que sabemos o que são frações e números fracionários e já vimos, no artigo em que falamos dos tipos de frações, os conceitos de frações próprias, impróprias e aparentes, vamos aprender a transformar um número misto em fração imprópria e também a passar uma fração imprópria para a forma mista.
Primeiramente vamos relembrar que fração própria é aquela em que o numerador é menor que o denominador e que fração imprópria tem o numerador maior que o denominador.

Quando a fração é própria, ela indica um número menor que a unidade.
Quando a fração é imprópria ela indica um número maior que a unidade, ou seja, fração imprópria vai ser um número inteiro de unidades mais alguma coisa, sendo que essa alguma coisa é uma fração própria.

Por exemplo:
No artigo dos tipos de frações, utilizando-nos dos desenhos das pizzas, vimos que a fração imprópria clip_image002 é a mesma coisa que uma unidade inteira mais clip_image004 dessa unidade.

Ou seja,
clip_image006, que é a forma mista da fração imprópria.

Como vimos, a forma mista para representar a fração imprópria é composta de uma parte inteira e outra parte fracionária.

PASSANDO A FRAÇÃO IMPRÓPRIA PARA A FORMA MISTA

Podemos passar uma fração imprópria para a forma mista sem recorrer a desenhos ou figuras.
Vamos aprender isso utilizando-nos de um exemplo:
Se quisermos passar a fração clip_image008 para a forma mista, devemos descobrir quantas unidades inteiras estão contidas em clip_image008 e quantos quintos sobram depois da separação dessas unidades.

Descobrimos isso dividindo 19 por 5:

Divisão de uma fração imprópria.

Portanto,

clip_image010

Resumindo:

Para passar uma fração imprópria para sua forma mista, pegamos o numerador e dividimos pelo denominador. Essa divisão dá um resultado e sobra um resto. O resultado é a parte inteira do número misto, o resto é o numerador da parte fracionária, sendo que o denominador continua sendo o mesmo da fração imprópria.

TRANSFORMANDO UM NÚMERO MISTO PARA FRAÇÃO IMPRÓPRIA

Para transformarmos um número misto em fração imprópria, fazemos como no exemplo abaixo.
Vamos transformar o número misto clip_image012 em fração imprópria.


clip_image014


Ou seja:


clip_image016

Resumindo:

Para transformar um número misto em fração imprópria, pegamos o denominador da parte fracionária do número misto e multiplicamos por sua parte inteira; a esse resultado somamos o numerador da parte fracionária.
O resultado dessa conta dará o numerador da fração imprópria. O denominador será o mesmo da parte fracionária do numero misto.

No próximo artigo conceituaremos frações equivalentes. Acompanhem.


Artigos Recomendados:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...