Na folha de papel-alumínio: Existe lado correto ou errado para usar? - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Na folha de papel-alumínio: Existe lado correto ou errado para usar?

As folhas de papel-alumínio tem um lado brilhante e outro lado fosco. Será que existe uma diferença na forma de como essas superfícies refletem o calor a ponto de afetar o preparo dos alimentos?

Folha de papel-alumínio. A diferença entre o lado fosco e o lado brilhante
by Roberto M.
O uso do papel-alumínio na cozinha é, praticamente, indispensável.
Ele é usado, quase sempre, no processamento dos nossos alimentos. Seja para embalar os alimentos na hora de assá-los ou cozê-los; seja para embalar os alimentos na hora de refrigerá-los ou congelá-los.
Mas, alguma vez você já olhou para a folha de papel-alumínio e se perguntou por que um lado é brilhante e o outro não?

Já teve dúvidas se o lado brilhante deve ser colocado para cima ou para baixo? Para dentro ou para fora?
Qual lado colocamos em contato com o alimento, o brilhante ou o opaco?
Bem, no fundo, no fundo, não importa.
Não há lado certo ou lado errado da folha de alumínio. Os dois lados podem ser considerados corretos.

TEORIA

Teoricamente falando, o lado brilhante reflete melhor a radiação do que o lado fosco.
Desse modo, ao embrulharmos os alimentos no papel-alumínio podemos ter duas situações:

– Para resfriar os alimentos é aconselhável manter o lado brilhante para fora, pois o papel-alumínio refletirá melhor o calor para o exterior, mantendo mais tempo o alimento frio.

– No caso de cozinhar os alimentos, é aconselhável manter o lado brilhante para dentro. Este processo, fará com que os alimentos cozinhem mais rápido, pois o calor será melhor refletido para o interior. O lado brilhante irá refletir o calor de volta para a comida e o cozimento será mais rápido.

A folha de papel alumínio e as diferenças entre o fosco e o brilhante

PRÁTICA

Entretanto, essa diferença teórica, entre o opaco e o brilhante do papel-alumínio, não é muito significativa e não foi levada em conta na hora de sua fabricação.
Para o fabricante, os dois lados cumprem exatamente a mesma função e a diferença de brilho se deve apenas ao processo de fabricação da folha de alumínio. Não é nem por causa da reflexão, nem por causa da aderência; é apenas pelo modo que é fabricado.

De acordo com a “Reynolds Consumer Products” (um dos fabricantes desse produto), no passo final do processo de fabricação, duas camadas de folhas de alumínio são passados através dos rolos de laminação, ao mesmo tempo. O lado que entra em contacto com os rolos de aço altamente polidos torna-se brilhante e o outro lado, que não entra em contato com os pesados rolos, sai sem brilho ou fosco.

Por tudo isso, na verdade, não faz muita diferença qual lado do papel-alumínio devemos usar. Ambos os lados farão o mesmo bom trabalho de cozimento, congelamento e armazenamento dos alimentos.
O dado teórico, citado acima, sobre a reflexão da radiação ser melhor no lado brilhante do que no lado opaco, apesar de ser verdadeiro, nesse caso não tem resultados práticos significativos.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...