Como cuidar das peças feitas em crochê e tricô. Lavar, secar, blocagem e armazenamento - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sábado, 16 de julho de 2016

Como cuidar das peças feitas em crochê e tricô. Lavar, secar, blocagem e armazenamento

Conheça algumas dicas para cuidar de suas peças feitas com fios de lã ou linha. Aprenda a lavar e a secar suas peças de tricô e crochê. Saiba como fazer blocagem e como armazenar seus itens feitos com fios de lã.

Foto mostrando um bebê vestido com um casaquinho de lâ feito em crochê que necessita de cuidados especiais para manutenção
by Roberto M.
Por causa de todo o tempo e dinheiro que você investiu em seu trabalho de crochê ou tricô, seria uma pena ver seu projeto desmoronar na primeira lavagem ou descolorir ao ser armazenado de forma imprópria.
Siga as dicas apropriadas abaixo para assegurar que o seu trabalho vai ficar bonito e vistoso por um longo tempo.
Em primeiro lugar, é sempre bom guardar as etiquetas dos fios que utilizou.

Cada etiqueta, de cada novelo de fio, traz as devidas instruções sobre os cuidados que devemos ter sobre ele. Mantê-las organizadas em um fichário ou manter um caderno com os dados de seus trabalhos e com o rótulo de cada um dos fios ligados a cada um dos trabalhos pode ser importante na hora da manutenção da peça.

Anexar à peça suas próprias etiquetas de cuidados

Outra maneira de saber como cuidar de um item é costurar uma etiqueta de cuidados no próprio item. Elas estão disponíveis em lojas de artesanato e algumas lojas de fios. Use uma caneta de tinta permanente para escrever instruções de cuidados no rótulo antes de anexar o rótulo no item. Você também pode incluir o seu nome e a data em que fez o item.

A melhor maneira de anexar o rótulo é costurá-lo com uma agulha de costura e linhas de costura com cores correspondentes à cor da peça. Não passe o rótulo, você pode arruinar todo o seu trabalho devido ao excesso de calor.
É especialmente importante incluir informações de cuidados quando você estiver dando a peça de presente para alguém.

Utilize somente lavagem à mão

Lavar seus itens, elaborados em crochê ou tricô, à mão é a aposta mais segura, a menos que a etiqueta do fio afirme especificamente "unicamente limpeza a seco".
Nunca pendure uma peça de malha para secar, ela vai esticar e ficar com uma forma irreconhecível. Mantenha sempre os itens fora do sol, ele pode causar desbotamento.

Blocagem

Blocar ou blocagem é  o ato de modelar sua peça depois de pronta. O trabalho fica mais uniforme e caprichado. Trabalhos feitos em lã têm que ser blocados toda vez que forem lavados.

Foto mostrando um casaquinho de crochê feito com fios de lã na superfície de blocagem

Quando costureiras ou artesãos experientes ouvem a palavra “blocagem”, eles querem correr em outra direção. Mas a blocagem pode ser muito simples, veja as quatro etapas seguintes:
1. Molhe o item até que esteja saturado, espremendo para fora o excesso de umidade, se necessário.
2. Coloque-o sobre uma superfície plana, usando uma toalha absorvente por baixo para absorver a umidade.
3. Modele-o na forma correta e desejável.
4. Deixe-o secar.

Blocagem com goma

A Blocagem de uma peça feita em crochê ou tricô pode envolver mais alguns passos, pois às vezes, é necessário engomar a peça:
1. Lavar a peça, à mão, delicadamente, em água fria com sabão neutro.
2. Em um recipiente separado e limpo, preparar uma solução de goma caseira de acordo com as instruções de “Receita de goma caseira” e com base na quantidade desejada de rigidez para a peça.
3. Imergir a peça na solução e permitir que a solução penetre completamente no tecido.
4. Preparar uma superfície plana, para fazer a blocagem, grande o suficiente para acomodar a sua peça.
5. Retirar a peça da solução e secar com uma toalha limpa.
6. Usando alfinetes inoxidáveis, fixar a peça na superfície de blocagem, nas dimensões e formato desejados, tendo o cuidado de moldar quaisquer padrões de pontos que sejam necessários.
7. Secar a peça novamente, com a toalha, para remover qualquer excesso de goma que eventualmente possa ter permanecido.
8. Deixe a peça secar completamente antes de retirar os pinos.

Passar a ferro somente se necessário

Se você precisar do ferro para eliminar todas as rugas, regule-o na temperatura mais baixa sugerida para os fios do nosso produto. Coloque um pano ligeiramente úmido (como um pano de prato limpo de algodão)  em cima de sua peça antes de passar. Nunca permita que o ferro entre em contacto direto com o fio. Calor excessivo pode arruinar a integridade das fibras do fio.

Nunca pendure em cabides

Quando você não estiver usando a peça, quer se trate de um casaco de tricô, uma toalha de mesa de crochê ou qualquer coisa do tipo, não os pendure em cabides. Pendurar vai distender os pontos, e o dano não poderá ser revertido.

Foto mostrando um casaquinho feito em crochê pendurado num cabide depois de lavado e mostrando que ele se deforma quando pendurado.

Armazenamento seguro

Se o item tiver que ser armazenado por algum período de tempo, investir em algum papel de seda com pH neutro é recomendável. Colocar o papel entre as dobras e em torno do exterior da peça. Isso garante que a peça permaneça limpa e livre de poeira; e ajuda a preservar as fibras do fio até que você volte a usá-lo novamente.
Sempre guarde seus itens completamente limpos. O tempo de armazenamento permite que eventuais manchas e sujeiras se firmem e se estabeleçam.
Inspirado em: Caring for Your Crochet

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...