Como são determinadas as datas dos feriados móveis como Carnaval, Páscoa e Corpus Christi. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sábado, 1 de junho de 2013

Como são determinadas as datas dos feriados móveis como Carnaval, Páscoa e Corpus Christi.

Descubra como são definidas as datas dos feriados móveis como Páscoa, Carnaval, Corpus Christi, Sexta-Feira Santa e Quarta-feira de Cinzas. Aprenda a determinar essas datas para qualquer ano que desejar. Veja calculadora online.

Festas móveis: como calcular a data da Páscoa.
by Roberto M.
São vários os feriados existentes durante o ano.
Alguns deles caem sempre na mesma data, ano após ano. O Dia do Trabalho é sempre no dia 1° de Maio, a comemoração da Independência do Brasil é sempre no dia 7 de setembro e assim por diante.
Entretanto, existem alguns que teimam em mudar de data. A cada ano que passa, caem em um dia diferente. São os tais feriados móveis. Entre eles estão o Carnaval, a Páscoa e o Corpus Christi.

Como é definida a data do Carnaval? É possível saber em que dia cairá a Páscoa daqui a alguns anos? E o feriado de Corpus Christi, como sabemos quando vai ser? Como é calculada a época da Semana Santa e da Sexta-Feira da Paixão?

Na realidade, todas essas datas estão ligadas entre si. Elas são calculadas através de um elaborado sistema inventado pela Igreja há muito tempo.
Por esse sistema é definida a data da Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. As outras datas estão vinculadas à data da Páscoa Cristã.
Assim como a Páscoa dos judeus, a versão cristã da festa segue um calendário baseado nas fases da Lua, com "meses" de 28 dias.

Acontece que o calendário anual de 365 dias é solar (com meses de 30 e 31 dias, exceto fevereiro, que tem 28 ou 29, se for ano bissexto). A discrepância entre os dois é um dos motivos para a mobilidade das datas. (leia a “Pequena história do calendário”).
Mas vamos explicar qual é o critério usado para determinação da data da Páscoa e depois para cada um dos outros feriados móveis.

COMO É DEFINIDA A DATA DA PÁSCOA

Por definição, o dia da Páscoa é o primeiro Domingo após a primeira lua cheia que acontecer após o equinócio de primavera no hemisfério norte (ou equinócio de outono no hemisfério sul). (leia o artigo “Equinócio e Solstício. O que é isso? ”).

Praticamente falando, esse equinócio é o dia do início da primavera no hemisfério norte (ou do outono no hemisfério sul) e normalmente cai no dia 21 de março.
Assim, basta verificar quando é a primeira lua cheia depois do dia 21 de março e obter o primeiro domingo após essa lua cheia, para ter definido o domingo da Páscoa.
Falando de outro modo, a Páscoa cai no primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorrer após o dia 21 de março.

A lua cheia considerada, na realidade, não é a astronômica, e sim uma "lua cheia eclesiástica" estabelecida pelo papa Gregório XIII no concílio de Nicéia, em 325 d. C.
As datas dessas "luas eclesiásticas" não são definidas pelo movimento real do satélite da Terra no céu, mas sim pelas Tabelas Eclesiásticas - projeções da posição do astro desenvolvida pela Igreja. Mas uma coisa é obrigatória: o feriado da ressureição de Jesus Cristo acontece sempre entre 22 de março e 25 de abril, não pode ultrapassar nem anteceder esses limites.

Existem diversos algorítimos ou fórmulas, elaborados por vários matemáticos, que, utilizando-se das "tabelas eclesiásticas" para as fases da lua, fazem o cálculo da data da Páscoa. São cálculos matemáticos, não muito difíceis, mas trabalhosos.

Entretanto, as datas "eclesiásticas" tendem a seguir, aproximadamente, o tempo lunar astronômico, fazendo-se alguns ajustes:
- Se a lua cheia ocorrer durante o equinócio (no dia 21 de março), os cálculos "eclesiásticos" usam a próxima lua cheia para determinar a data da Páscoa.
- Quando a primeira lua cheia após 21 de março cair no domingo, a Páscoa é o próprio domingo.
- O equinócio de primavera eclesiástico é sempre fixado no dia 21 de março (independente do equinócio astronômico, que pode variar).

Diante de tudo isso, o que eu mais gosto de utilizar, para calcular a data da Páscoa, é o próprio calendário lunar astronômico real, mas, lembrando sempre, que devido às diferenças já citadas, ocorrerão, eventualmente, algumas divergências.
Essas divergências são poucas, mas existem. Na história recente (desde 1900 até hoje), apenas no ano de 1974 o cálculo pela "lua real" diferiu do cálculo "eclesiástico" e a Páscoa acabou caindo uma semana depois. Até o fim do século XXI outras três vezes acontecerão: 2069, 2089 e 2096.

Assim, vou ensinar, aqui, como calcular o dia da Páscoa utilizando-se do Calendário Lunar Astrônomico. Isso servirá, até, como curiosidade, para se conhecer as tábuas lunares e, também, o calendário permanente (onde se consegue achar o dia da semana de qualquer data, do passado e do futuro).

Em seguida, colocarei uma calculadora on line, que calcula (através de algorítimos matemáticos) a data do dia da Páscoa, pelo método Eclesiástico. Isso servirá para conferência dos cálculos executados pelo método "real" ou para facilitar a vida de quem quiser saber a data da Páscoa de um determinado ano e não estiver disposto a ficar fazendo cálculos. 

COMO DESCOBRIR O DIA DA PÁSCOA PELO CALENDÁRIO LUNAR ASTRONÔMICO

Para ensinar a fazer isso, vamos utilizar um exemplo prático. Vamos verificar em que dia cairá a Páscoa no ano de 2051.

1 – Primeiramente vamos pesquisar as fases da lua no ano de 2051.
Se acessarmos o artigo “Fases da Lua. Cheia, Minguante, Nova e Crescente” encontraremos um link do Swiss Ephemeris for Users onde, colocando-se o ano desejado encontramos as datas de todas as fases da lua desse ano.

Fases da Lua do ano de 2051

2 – Nessa tabela do ano 2051, podemos verificar que a primeira lua cheia após o dia 21 de março será no dia 27/03/2051.

Data da 1ª lua cheis depois do Equin´ciode primavera do hemisfério norte.

3 – Bem, já sabemos que a primeira lua cheia após o início do outono no hemisfério sul (ou primavera no hemisfério norte) do ano de 2051 será no dia 27 de março. Basta agora, verificarmos qual será o primeiro domingo após ela.
Para isso, vamos nos utilizar de um calendário permanente.

Existem muitos tipos de calendários permanentes por aí. Vamos utilizar um que está no artigo “Calendário Gregoriano Permanente. Dias da semana de qualquer data”.
Não vou repetir o que está escrito lá, mas, seguindo os passos desse calendário, podemos verificar que o dia 27 de março de 2051 cairá numa Segunda-feira. Portanto, o primeiro domingo será no dia 02 de abril.
Está aí o que queríamos: O domingo de Páscoa do ano 2051 cairá no dia 02 de Abril.
Seguindo esse método, podemos achar o dia de Páscoa de qualquer ano que desejarmos.


COMO DESCOBRIR O DIA DA PÁSCOA PELO CALENDÁRIO ECLESIÁSTICO 

Como prometido, aqui está uma calculadora, que utilizando-se das tabelas eclesiásticas e de algorítimos matemáticos, nos dá imediatamente o dia da Páscoa de qualquer ano. Basta para isso introduzir o ano e mandar calcular. Vale para qualquer ano a partir do ano 1 d.C. até o infinito. Descubra diretamente ou confira os cálculos feitos anteriormente, inclusive para descobrir as eventuais divergências existentes entre as "luas eclesiáticas" e "reais".

*************************************************************************
CÁLCULO DO DIA DA PÁSCOA
Introduza o ano, a partir de 1 d.C. Clique em Calcular.
Ano
Páscoa

************************************************************************

COMO DEFINIR O DIA DA SEXTA-FEIRA SANTA

Definido o dia da Páscoa, tudo fica mais fácil.
O feriado da sexta-feira santa cai na sexta-feira anterior ao domingo de Páscoa.
No nosso exemplo será no dia 31 de março de 2051.

COMO É DEFINIDA A DATA DO CARNAVAL E DA 4ª FEIRA DE CINZAS

Apesar de ser uma festa pagã, o carnaval também está relacionado com a Páscoa.
O domingo de carnaval será exatamente sete domingos antes do domingo de Páscoa.
Podemos dizer, também, que a terça-feira de carnaval será 47 dias antes da Páscoa e que a quarta-feira de cinzas 46 dias antes da do domingo de Páscoa.
No nosso exemplo:
Domingo de carnaval: 12 de fevereiro de 2051.
Terça-Feira de carnaval: 14 de fevereiro de 2051.
Quarta-Feira de Cinzas: 15 de fevereiro de 2051.

COMO É DEFINIDO O DIA DE CORPUS CHRISTI

O feriado de Corpus Christi é definido como sendo 60 dias após o domingo de Páscoa. Cairá sempre numa quinta-feira.
No nosso exemplo será no dia 01 de junho de 2051.

Curiosidade:

No Calendário Gregoriano, o ciclo da Páscoa (a sequência exata) só se repete a cada 5.700.000 anos.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...