quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Guia para comprar e armazenar Alcachofras frescas.

Conheça algumas dicas que devem ser seguidas, na hora da compra, para que se consiga obter uma alcachofra fresca e de boa qualidade.

Dicas para seguir na hora da compra das alcachofras.
by Roberto M.
Como fazer para comprar alcachofras de boa qualidade? Como saber se elas estão frescas? 
Como reconhecer se a alcachofra está ou não boa para o consumo? Como armazenar alcachofras, em casa, para que elas mantenham o seu frescor por um período maior.
A alcachofra (nome científico Cynara scolymus) é uma planta perene que chega a ter quatro metros de envergadura.

Em pleno crescimento, a planta se espalha para cobrir uma área de cerca de um metro de diâmetro e atinge uma altura de três a quatro metros.
O "vegetal" que comemos é, na realidade, o botão de uma flor da planta. Se permitido o desenvolvimento das flores, elas chegam a medir até vinte centímetros de diâmetro e são de uma cor azul-violeta muito bonita.

Flores da alcachofra. Quando deixam o botão seguir em frente.


ALCACHOFRA, COMO COMPRAR

- Selecione aquelas que são verde-escuro; que tenham a formação das folhas apertadas; que pareçam pesadas para o seu tamanho.
- Um bom teste para verificar o frescor das alcachofras é atritar as folhas de uma contra outra. Deve produzir um som de chiado.
- Pontas com cor de caramelo podem indicar a idade, mas também podem indicar danos causados pelo frio. No outono e no inverno, as alcachofras podem se apresentar mais escuras ou bronzeadas nas pontas ou terem um tom esbranquiçado.
- Procure um verde tenro no interior da pétalas. 
- Evite alcachofras que estejam murchas, secas ou amassadas.

ALCACHOFRA, COMO ARMAZENAR

- Para armazenar alcachofras frescas em casa, borrife-as com um pouco de água e leve à geladeira em um saco plástico hermeticamente fechado. 
- Não lave antes de guardar. 
- Elas devem durar uma semana quando armazenadas corretamente.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...