Procedimento para tirar o Passaporte comum para Brasileiros. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Procedimento para tirar o Passaporte comum para Brasileiros.

Saiba como fazer para tirar o passaporte comum para brasileiros. Conheça o passo-a-passo para esse procedimento. Veja a documentação necessária, como solicitar e como agendar o atendimento.

Como proceder para tirar o passaporte brasileiro.
by Natalia M.
Quem vai viajar para o exterior, a primeira coisa com a qual precisa se preocupar é, sem dúvida, o passaporte. Eles são necessários para as viagens internacionais.
É sempre bom lembrar que passaportes têm validade. Mesmo quem já tirou passaporte alguma vez, se ele estiver vencido, precisará fazer um novo, ou seja, vai passar por todo o processo como se estivesse tirando pela primeira vez. Infelizmente, ele não pode ser renovado, como alguns outros documentos.

Entretanto, quem já tem um passaporte velho, precisa leva-lo como um dos documentos necessários na hora de tirar um novo.
De qualquer forma, quem nunca teve passaporte, precisará fazer um para viajar!

O processo para obtê-lo é relativamente simples. Preparei um passo-a-passo para ajudar na obtenção de um passaporte comum para brasileiros!
Há maneiras de se obter passaporte em caráter emergencial, ou um passaporte brasileiro para estrangeiro, mas isso ficará para outras postagens. Vamos ao processo comum!

COMO SOLICITAR PASSAPORTE BRASILEIRO

1 - A primeira coisa a fazer é acessar o site da polícia federal, e escolher a opção ‘Passaporte’. Mas vou dar o link pra ficar mais fácil: Site da Policia Federal – Serviços de Passaporte.

2 - Verifique os documentos necessários clicando no item 3: ‘Verificar documentação necessária.
É importante que você possua toda a documentação em mãos, pois se faltar algo, você não poderá fazer seu passaporte. Certifique-se de ter um documento de identidade, título de eleitor e comprovante de estar quite com as obrigações eleitorais, comprovante de quitação com serviço militar obrigatório (somente pessoas do sexo masculino), comprovante de naturalização (somente pessoas naturalizadas), passaporte anterior (se houver), e o CPF.
Leia mais detalhes sobre a documentação necessária no link a seguir: “Detalhes para a documentação do Passaporte Comum”.

3 – Com os documentos acima em mãos, você vai precisar preencher o formulário de solicitação de emissão de passaporte, clicando no seguinte link: “Solicitação de Emissão de Passaporte
Siga os passos do preenchimento do formulário, e no final escolha o melhor local para entregar a documentação. O sistema vai gerar uma Guia de Recolhimento da União – a famosa GRU, que precisará ser paga respeitando a sua data de vencimento. Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

4 – Pague a GRU.

5 – Acesse novamente o Site da Policia Federal – Serviços de Passaporte e clique no item 7 – Agendar Atendimento.

6 – Agende sua visita ao posto da polícia federal (em alguns locais não será necessário o agendamento) de sua conveniência. Compareça com 15 minutos de antecedência. Ao entregar a documentação, você também será fotografado. Sim, esta é a foto que vai aparecer em seu passaporte, preste atenção no seu cabelo! Antes de ir embora, você será informado sobre a data em que seu passaporte estará pronto. Guarde esta informação.

7 – Após a data informada, você poderá ir buscar seu passaporte. Preste atenção e não perca as datas.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...