Divisão da circunferência em quatro partes iguais - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Divisão da circunferência em quatro partes iguais

Aprenda a dividir uma circunferência em quatro partes iguais. Saiba como fazer para inscrever um quadrado, o polígono regular de quatro lados, em uma circunferência qualquer.

Circunferência dividida em quatro arcos congruentes e com um quadrado inscrito
by Roberto M.
Como fazer para dividir uma circunferência qualquer em quatro partes iguais? Como é que se inscreve um quadrado numa circunferência?
Quando dividimos uma circunferência em quatro partes iguais, os quatro pontos que achamos são também os vértices do quadrado inscrito na circunferência.
Vamos, então, pegar papel, lápis, régua, compasso e aprender a fazer essa construção geométrica. É só seguir os passos abaixo:

Passo 1

Primeiramente vamos traçar uma circunferência. Marcamos um ponto C no papel e, com um compasso, traçamos uma circunferência com centro nesse ponto C e com um raio qualquer.
Circunferência de centro C e raio qualquer

Passo 2

Com uma régua, traçamos um diâmetro da circunferência e marcamos os pontos A e B.
Traçar um diâmetro da circunferência

Passo 3

Agora vamos utilizar a técnica aprendida no artigo “Retas perpendiculares que se cruzam num ponto dado” e traçar a perpendicular à reta AB que passe pelo ponto C.
Pegamos o compasso e, com um raio maior que BC, com centro em A e B, fazemos dois arcos acima da circunferência que ao se interceptarem definirão o ponto D.
Definição do ponto D para traçar a perpendicular à reta AB

Passo 4

Em seguida, com a régua, traçamos a reta que passa pelos pontos D e C que é a perpendicular que queríamos. Com isto, estão definidos os pontos E e F (intersecção da reta DC com a circunferência).
Traçar a perpendicular DC e encontrando-se os pontos E e F

Passo 5

Os pontos A, E, B e F dividem a circunferência em quatro arcos congruentes. São também os vértices do quadrado inscrito. É só uni-los para obtermos o quadrado desejado.
Os pontos A, B, E, F, além de dividirem a circunferência em quatro arcos congruentes, são os vértices de um quadrado inscrito

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...