Uma pitada de sal, ou de orégano, ou de... - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Uma pitada de sal, ou de orégano, ou de...

Nas receitas culinárias sempre tem uma pitada disso ou daquilo. A maioria das pessoas sabe o que é pitada, mas se existir alguém que não saiba, aí vai uma explicação dos conceitos de pitada. Veja o vídeo.

Uma pitada de sal, uma pitada de orégano e de outros condimentos
by Telma M.
Quando estamos lendo uma receita culinária é muito comum encontrarmos entre os ingredientes, o termo “Uma pitada de...”
Eu sei que quase todo mundo sabe o que isso significa, mas deve existir alguém que não saiba.
E quem eventualmente não souber, fatalmente fará várias perguntas:
O que é uma pitada de sal? Quanto tem uma pitada de orégano? Qual o valor de uma pitada? Como se obtém uma pitada?

É para essas pessoas que eu estou escrevendo este artigo, para quem não sabe e tem curiosidade de saber o que significa uma pitada de sal ou de qualquer outro condimento.
Uma pitada de sal é uma quantidade bem pequena, é a metade de uma colher de café.
Duas pitadas de sal, numa colher de café, devem caber direitinho; portanto, uma colher de café rasa deverá ter duas pitadas de sal.

Para obter uma pitada de sal, deve-se aproximar os dedos indicador e polegar da mesma mão, e pegar, com eles, o sal. Segure com firmeza e solte sobre o alimento que estiver preparando.
Tem gente que é exagerada e leva três dedos (o indicador, o polegar e o dedo médio), mas aí, é como se você estivesse “roubando no jogo”, vai pegar muito mais sal do que a receita está pedindo. Isso pode ser prejudicial para sua saúde, uma vez que sal demais não é bom nem para os rins nem para a pressão arterial.

Poderíamos levar em consideração, que cada pessoa tem um tamanho de mão. Isso significaria que pessoas de mão grande, teriam dedos grandes também e, conseqüentemente, suas pitadas seriam maiores que as pitadas das pessoas com mãos pequenas e dedos pequenos.

Mas posso dizer, por minhas experiências particulares, que na média (a não ser que a “mãozona” seja muito grande ou a “mãozinha” seja muito pequena) a diferença é irrisória e não deve interferir na qualidade da receita.

O dicionário Aurélio diz que, pitada é uma porção de pós, particularmente de rapé, que se toma entre os dedos polegar e indicador para cheirar. Diz também que pitada é uma pequena porção de alguma coisa, uma ponta.

Analisando essas definições “dicionarísticas”, acho que dá para entender o por quê da pitada de sal levar esse nome: apesar de não ser para cheirar, é uma pequena quantidade pega com as pontas dos dedos polegar e indicador.

Seguindo essa linha, pitada, hoje em dia, é usada em várias situações com o simples significado de “um pouquinho”: “uma pitada de saudade”, “uma pitada de humor”, “uma pitada de amor”. Entretanto, essas pitadas genéricas, ao contrário da pitada de sal (que vale meia colherzinha de café) não dá prá dimensionar, só se sabe que é um pouquinho.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...