Válvula de descarga. Como consertar e trocar o reparo. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Válvula de descarga. Como consertar e trocar o reparo.

Aprenda a consertar uma válvula de descarga. Apesar de existirem vários modelos, a sequência e o modo de execução da troca dos reparos são semelhantes para todas eles.

Válvulas de descarga e seus reparos e guarnições
by Roberto M.
As válvulas de descarga das bacias sanitárias que não são providas de caixas acopladas, normalmente, são colocadas nas paredes.
Você aperta um botão localizado, na parede, logo acima da bacia e a descarga é acionada.
As marcas mais conhecidas desse tipo de válvula são: Deca, Hidra e Docol. Existem vários modelos de válvulas, mesmo dentro de cada marca: modelos mais antigos, mais recentes, mais sofisticados, etc.

Entretanto, todos eles funcionam de maneira similar, variando apenas em pequenos detalhes das peças internas.
É normal que, depois de algum tempo de uso, essas válvulas comecem a dar problemas e haja a necessidade de repará-las.
E como saber se a válvula está necessitando de revisão?

QUANDO CONSERTAR UMA VÁLVULA DE DESCARGA

Há vários indícios que podem nos indicar a necessidade de reparo de uma válvula de descarga para que ela volte a ter funcionamento normal:

1 – A válvula simplesmente não funciona;
2 – Há água escorrendo pelo botão acionador;
3 – A válvula dispara e dá a impressão que só vai parar quando esgotar a caixa;
4 – Há sempre um pequeno vazamento escorrendo pelas paredes da bacia.

O conserto de uma válvula de descarga não é um negócio difícil de se executar. Qualquer pessoa pode fazer isso desde que saiba por onde e como começar.
A intensão desse artigo é dar uma noção de como encarar esse problema mesmo não sendo um “expert” em encanamentos.

Normalmente, esse conserto é feito com a simples troca de algumas pecinhas que se encontram no interior da válvula. Essas pecinhas são chamadas de “reparos”.
Cada modelo e/ou marca de válvula tem, no mercado, um “kit de reparos” que podemos adquirir a qualquer momento.

A primeira coisa que temos de fazer, é descobrir a marca e modelo de nossa válvula. Em seguida, devemos nos dirigir a uma loja de materiais hidráulicos e comprar um “kit de reparos” para essa válvula.
Uma maneira bastante precisa de se comprar o reparo correto, é levar o reparo antigo até à loja e comprar um igual. Como teremos, mesmo, de desmontar a válvula para trocar o reparo, não custa nada desmontar antes de comprar.

MATERIAIS E FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA O CONSERTO DA VÁLVULA

- 1 chave de fenda;
- 1 alicate;
- 1 chave de grifo ou chave inglesa ajustável;
- 1 chave de boca ou sextavada;
- 1 lixa d’água;
- 1 jogo de reparos específico para o modelo de válvula a ser consertado.

COMO CONSERTAR A VÁLVULA DE DESCARGA

Seja lá qual for o modelo ou a marca da válvula, o procedimento e a sequência para o conserto serão semelhantes. De qualquer maneira, sempre haverá uma “bula”, dentro do kit de reparos, mostrando quais peças substituir e como substituí-las.

Reparos para válvulas de descarga

1 – Com o auxílio da chave de fenda, remova os parafusos que seguram a tampa cromada da válvula. Existem modelos antigos, em que a tampa sai removendo-se uma porca que envolve o botão de acionamento. Aí será necessário o uso de uma chave de boca ou inglesa para girar a porca no sentido anti-horário e retirá-la.

2 – Agora será necessário fechar o fluxo de água, girando-se a chavinha borboleta que se encontra na tampa frontal da válvula, Gire-a no sentido horário até fechar. Se a válvula for antiga e não possuir essa chave, será necessário fechar o registro geral que alimenta a descarga.

3 – Com a chave de grifo ou a chave inglesa ou, ainda, a chave de boca, remova agora a tampa frontal da válvula. Gire-a no sentido anti-horário.

4 – Após retirar a tampa, retire todo o conjunto interno existente no interior da válvula.

5 – Verifique a existência de ferrugens ou incrustações no interior da válvula. Se necessário limpe o interior da mesma com o auxílio da lixa d’água.

6 – Substitua o conjunto interno antigo pelo novo conjunto de reparos que você comprou.

7 – O “kit de reparo” é composto por todas as peças necessárias, inclusive guarnições de borracha e molas. Certifique-se de ter substituído todas as guarnições e molas antigas, pelas novas. Não esqueça de substituir o retentor de borracha existente no furo central da tampa da válvula.

8 – Feche a válvula, colocando a tampa frontal novamente. Gire, agora, no sentido horário.

9 – Abra o registro borboleta girando-o no sentido anti-horário (ou se for o caso o registro geral).

10 – Faça o teste da válvula, regulando a vazão de água através do registro borboleta. Sentido horário fecha, sentido anti-horário abre.

VISUALIZANDO O CONSERTO DE UMA VÁLVULA DE DESCARGA

Para clarear toda essa explanação, vamos, agora, ver um vídeo que ilustra a dinâmica de execução da troca dos reparos de uma válvula de descarga. O vídeo em questão mostra o conserto de uma válvula Docol, mas, para as válvulas Hidra ou Deca, o processo é extremamente semelhante, basta comprar os reparos corretamente. 
Quero deixar bem claro que este vídeo não é meu, apenas estou compartilhando um vídeo que encontrei na internet para deixar mais clara a explicação que dei no corpo da postagem.


Artigos Recomendados:

55 comentários:

  1. Boa tarde.
    Segui todos os passos sem problemas.
    Acontece que, ao executar o passo 9, a água fica correndo dentro do vaso sem parar, mesmo com a mola ejetando a descarga para parar de correr água. A água só para quando fecho a borboleta novamente. O que devo fazer para cessar a vazão de água?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio,
      Talvez tenha faltado alguma borrachinha vedante em algum lugar.
      Sugiro fazer o processo todo novamente.
      Verifique se há alguma sujeira impedindo o deslocamento correto do conjunto.
      Limpe o corpo da válvula com vaselina líquida. Isso dará, até, uma certa lubrificação.
      Se o conjunto estiver deslisando corretamente e os reparos foram todos trocados e estão todos no lugar certo e da maneira certa, não há porque continuar vazando.

      Excluir
    2. Muito obrigado, Roberto, foi muito útil a sua ajuda!

      Excluir
  2. Fiz esta troca e o problema voltou. Quando fiz a troca, o cilindro ( aquela parte plastica que não vem no kit de reparo e fica pressa dentro do corpo da válvula) estava preso, ou seja não girava e eu não conseguia fecha ou regular a vazão da válvula. Forcei um pouco e ele começou a girar, agora consigo regular a vazão mas a válvula voltou a vazar após a troca do kit. Creio que o cilindro tem alguma problema. Como faço para retira-lo? Consigo comprar o reparo? até agora não encontrei.
    Evaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evaldo,
      De repente, nessa forçada, a peça sofreu algum dano.
      É normal você conseguir retirar todas as peças de dentro da válvula, ficando, somente, o corpo de metal dela que está chumbado na parede. Essas peças podem ser trocadas através dos kits de reparo.
      Normalmente, existem vários tipos de kit. Uns só vem os retentores (as borrachinhas), outros vem as borrachinhas e as molas e em outros, completos, vem inclusive o êmbolo e todas as partes plásticas.
      Não sei qual a marca ou o tipo da sua válvula, por isso não consigo visualizar o problema real para dar um palpite de solução, mas, pode-se considerar, o procedimento e as alternativas semelhantes para todas.
      Talvez você tenha que trocar todas as peças do interior da válvula. Todas as peças removíveis são passíveis de serem retiradas e existe um reparo para elas.
      Uma sugestão: procure no site do fabricante da sua válvula, uma alternativa de reparo para o seu caso. Daí você pode procurar, pelo código, nas casas especializadas.

      Excluir
  3. Sou leitor do blog e admiro muito o trabalho que você promove com seus artigos e análises. Um Artigo que Complementa sobre Hydra Trocar Reparo http://www.dicasdesentupidoras.com/hydra-trocar-reparo

    ResponderExcluir
  4. Troquei o reparo completo, mas continua vazando ao acionar a descarga, vaza pelo eixo central pelo lado de fora escorre pelo acabamento, até troquei a tampa( de bronze) por outra de outro banheiro mas continuou a vazar, o que poderá ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O eixo central do botão de acionamento costuma ter uns retentores de borracha também. Você os trocou?
      Pelo que descreveu, está parecendo alguma falha na vedação do eixo. Revise a colocação de todos os retentores.

      Excluir
  5. Muito bom esse video, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá boa tarde!
    Poderia me informar qual a posição correta do retentor de borracha da tampa (o anel tem um lado liso e outro estriado) qual dos lados deve ficar para dentro da tampa? Troquei todo o reparo, incluindo este anel de borracha da tampa, mas vaza pelo botão acionador. Minha duvida é esse filete é decorrente da posição do retentor. Devo colocar vaselina? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte lisa tem que ficar em contato com a face que ela vai vedar, ou seja, no sentido de onde vem a água. Não sei se deu para entender.
      De qualquer modo, esse vazamento pelo botão acionador é sintoma de ineficiência do anel de vedação.
      Existe uns aneizinhos de borracha para serem colocados no botão. Veja se os colocou.
      Desmonte e monte tudo de novo para ver se não faltou nada.
      A vaselina serve para lubrificar, é até interessante colocá-la, mas não é imprescindível.

      Excluir
  7. Parabéns pelo video!
    Tive o mesmo problema ao trocar o reparo Docol, a aqua vazou pelo eixo, e observei que a trava ficou fora do encaixe da ponta quadrada do eixo e ao acionar entrava muito e vazava justo pela ponta .pode tbm ajustar o parafuso para ao acionar entre menos. abraço

    ResponderExcluir
  8. O problema do vazamento pela válvula foi resolvido, agora não pára de descer água pelo vaso.
    ¬¬

    ResponderExcluir
  9. Sr. Roberto,seus videos são sempre muito úteis! Fui trocar o reparo da hydra, que veio quase completo! Mas não veio o reparo da contra sede. e continua vasando pouco e contínuo, no vaso mesmo com o registro da válvula fechado e com todo cuidado que tive de limpar o interior da valvula, lubrificar com vaselina...o q devo fazer! Vc tem algum video ensinando como retirar a contra sede?

    ResponderExcluir
  10. Sr. Roberto,seus videos são sempre muito úteis! Fui trocar o reparo da hydra, que veio quase completo! Mas não veio o reparo da contra sede. e continua vasando pouco e contínuo, no vaso mesmo com o registro da válvula fechado e com todo cuidado que tive de limpar o interior da valvula, lubrificar com vaselina...o q devo fazer! Vc tem algum video ensinando como retirar a contra sede?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite troquei o reparo mas continua vazando só fico aquela última peça do fundo tem como trocar ela também lembrando que minha vavula é docol o

    ResponderExcluir
  12. Boa ajuda, obrigado !!

    ResponderExcluir
  13. troquei um reparo de uma valvula docol mas continua vazando, qual seria o procedimento que eu deveria tomar? para parar de vasar

    ResponderExcluir
  14. Olá, fiz a troca do reparo e não sai nada de água, a borboleta do registro esta travada não gira (ela deveria girar o pistão??). Alguma dica? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, fiz toda a troca do reparo e mesmo assim não sai agua retirei todo o reparo sem fechar o registro pois não esta saindo agua o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não está saindo água, alguma coisa está obstruindo a vazão.
      É difícil de decifrar de longe.
      Será que o registro não está fechado?
      Será que não existe um registro fechado em algum outro canto?
      Será que não existe alguma coisa obstruindo o fluxo dentro da tubulação?
      Será necessário descobrir o motivo dessa obstrução. Só depois você poderá tomar as decisões em relação à válvula de descarga.

      Excluir
    2. Cara ,eu troquei a o reparo e também não saia água. Procurei o YouTube e achei um vídeo que o cara fala que antes de você apertar aquela tampa central , você tem que abrir aquele eixo central e só depois você apertar essa tampa central. Só fui fazer isso a água saiu. Ah, e antes de tirar aquela tampa central , você fecha o eixinho central todo

      Excluir
  16. Possuo uma Ducol antiga com um vazamento,tentei retirar a parte da frente com uma chave de 24mm nas nada consegui esta travado ,o que posso fazer para retirar os elementos internos.
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para retirar os elementos internos, de alguma maneira você terá que desatarraxar esse parafuso. Tente borrifar um lubrificante tipo WD40 no parafuso, normalmente ele dissolve a sujeira e desengripa. Tente trocar o tipo de chave de modo a obter um melhor apoio e uma maior alavanca para aumentar um pouco mais a força. Com jeito e paciência ele vai soltar.

      Excluir
  17. Onde posso comprar só a borrachinha da válvula da descarga em Jacarepagua?

    ResponderExcluir
  18. mesmo fazendo tudo certo,as vezes desce sujeira pelo cano,fica preso na valvula impede ela parar vazar,meu caso fio nylon da vassoura ficou preso no cesto válvula docol não parava de vazar,abri de novo,e tava fio preso no cesto válvula impedindo ela de vedar,sempre considere sujeira como fator adverso a se verificar,mesmo fazendo procedimento de reparo correto,fica a dica!

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde! por gentileza troquei todos os reparos e a valvula hidra quando acionada esta disparando e só para quando esvazia a caixa; O que fazer, sem mais nada estou aguardando Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De longe é difícil decifrar o que está acontecendo mas, provavelmente, faltou alguma peça dos reparos, ou alguma mola, ou algum retentor. Refaça todo o processo e veja se tudo está no seu devido lugar.

      Excluir
  20. Boa tarde. O vaso sanitário estava vazando continuamente. Fiz a troca do reparo completo e após isso, continuou com o mesmo vazamento dentro do vaso. Fiz por várias vezes o mesmo procedimento, mas continua vazando. Como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola estou com o mesmo problema que vc o q fez para arrumar o vazamento???

      Excluir
  21. boa tarde tenho um registro igual o do vídeo só que no meu caso a válvula fica travando o que será isso.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite troquei o reparo da Hidra master até a sede continua vazando,quando estava fazendo isso morei que saía aqua do cano será que tenho trocar o registro interno da hidra

    ResponderExcluir
  23. Bom dia !!!
    Troquei o reparo e o vazamento parou. A válvula estava funcionando normalmente no início mas depois de alguns dias começou a dar uns trancos quando retorna, trancos esses que mexem até com o encanamento da casa.
    O modelo da válvula é hydra Max e está instalada numa casa térrea !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses trancos devem ser devido a um fenômeno chamado Golpe de Ariete.
      O Golpe de Ariete se verifica ao se fechar gradativa ou repentinamente uma válvula ou um registro de uma canalização que tem um conteúdo escoando com uma certa velocidade. Como consequência, haverá um aumento de pressão sobre a válvula ou registro, dependendo do tempo de fechamento e da velocidade do líquido dentro da tubulação.
      É esse aumento de pressão instantâneo que deve estar produzindo os trancos.
      O golpe será máximo quando o fechamento for instantâneo e considerado nulo quando o tempo de fechamento for demasiadamente longo.
      Para se diminuir esse efeito, é necessário regular tanto o tempo de fechamento da válvula quanto a velocidade da água (alterando sua vazão).

      Excluir
  24. BOA NOITE, EU TROQUEI O RETENTOR DA TAMPA DA VALVULA DOCOL FICOU BOM MAS AO ACIONAR A VALVULA QUANDO VAI RETORNAR AO FINAL ESTA DANDO UNS TRANCOS TODA VEZ QUE ACIONO A DESCARGA
    QUE INCOMODA MUITO O QUE SERA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta que coloquei hoje para o comentário anterior. Deve ser a mesma coisa

      Excluir
  25. Olá, fiz todo processo é no item 4 após tirar a peça de reparo e mesmo com o registro de água fechado, ainda sai água da do meio. Após finalizar o processo não escorre água pela parede, mas estou com receio ser algum problema essa saída de água mesmo com registro fechado. Li os comentários e como não achei resposta resolvi comentar. Pode tirar essa dúvida? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa saída de água significa que o registro fechado não está vedando totalmente a passagem de água.
      Não é raro um registro, mesmo fechado totalmente, permitir a passagem de um pouco de água, principalmente os registros de gaveta.
      Esse escorrimento é devido ao registro e não à válvula.
      Desde que os reparos estejam funcionando corretamente, acredito que não haverá nenhum problema. Mesmo porque, para que a válvula funcione, o registro tem que permanecer aberto.

      Excluir
    2. Muito obrigado por responder e pelo página que foi muito útil na solução de meu problema.

      Excluir
  26. Olá! Retirei a tampa de metal, mas o reparo em si não sai por nada! Já puxei de todas as formas e nada. Há algo que eu possa fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui de longe não estou conseguindo imaginar o por que de o reparo não estar saindo. O êmbolo deveria estar deslizando, pois é assim que ele funciona. Você retirou a tampa frontal da válvula? Uma tampa rosqueada que, normalmente, segura todo o conjunto do êmbolo.

      Excluir
    2. O meu tambem estava assim, nao querendo sair com a chave de fenda. o que eu fiz foi desrosquear a tampa da frente (de metal) e retirar o reparo junto com a tampa frontal. deu certo.

      Excluir
  27. Primeiro reparo no vaso aqui de casa.. mto util esse topico heheheh

    ResponderExcluir
  28. Boa.. vou trocar aqui em casa um vlww

    ResponderExcluir
  29. Troquei o reparo da descaga e nao saiu água na válvula pro vaso. Na primeira vez fiz com o registro fechado mais tive que tirar na segunda vez nao veio água fiz a troca com o registro aberto e não veio mais agua pra válvula

    ResponderExcluir
  30. Bom Dia ! Gostei das informações, foram todas úteis.
    Mas troquei dos acessorios do nossa hidra, das antigas, e a agua passa direto para o vaso, já revisei varias vezes, e não consigo dectar o problema. Poderiam me ajudar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Após a troca do reparo em dois banheiros o vazamento pela válvula parou, mas a vazão de água que chega nos vasos é muito pouca, mesmo com as válvulas toda aberta. Quando acionamos ao mesmo tempo as duas válvulas nos dois banheiros a vazão da água fica normal.
    Esta bem complicado ficar sem poder usar dois banheiros.
    Será que alguém sabe o que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  32. a minha descarga já troquei o reparo mas não desce a agua com a força necessaria

    ResponderExcluir
  33. Ola, gostaria de saber porque a válvula continua vazando no vazo sendo que já troquei o reparo.

    ResponderExcluir
  34. A minha válvula é a 2550 da Hydra. Esta claro o procedimento, somente que a borboleta que fecha o registro interno NÃO gira no sentido horário nem no sentido anti-horário não permitindo fechar o registro para permitir a troca dos reparos.
    Como fazer para não forçar ou quebrar partes internas , e soltar o registro da válvula??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente usar um desingripante tipo WD40. Normalmente, isso irá desingripar o registro.

      Excluir
  35. Olá, da minha HYDRA 2550 troquei reparo, sede e contra-sede e continua vazando sem acionar a descarga. Agora só me falta trocar a válvula inteira.

    ResponderExcluir
  36. As informações são ótimas entretanto não encontrei nada sobre a válvula
    lorenzetti modelo P21 por exemplo com montar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...