Faça você mesmo uma textura em sua parede. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Faça você mesmo uma textura em sua parede.

Veja, nesse passo a passo, como aplicar textura em uma parede. Descubra a diferença entre textura e tinta. Dê asas à imaginação e decore, você mesmo, as paredes de sua casa.

Paredes com aplicação de textura
by Roberto M.
O que é textura? Qual a diferença entre textura e tinta? Como aplicar textura em uma parede? Qualquer pessoa consegue aplicá-la ou é necessário um profissional? Em que situações se usa a textura?

Textura é um acabamento para paredes semelhante à tinta, porém mais viscoso. Sendo assim, ao ser aplicada ela forma camadas mais espessas sem escorrer, sendo possível, por isso, criar desenhos sobre ela.


Quimicamente, a diferença entre textura e tinta é a maior quantidade de componentes sólidos existente na textura. São esses componentes sólidos, em geral cristais de quartzo, que dão viscosidade ao material.

Geralmente, existem três tipos de textura: uma com grãos de quartzo grandes, outra com grãos de quartzo pequenos e uma terceira sem grãos. A rusticidade do acabamento depende do tamanho dos cristais, quanto maiores, mais rústico é o resultado.

Assim como a tinta comum, a massa de textura serve para embelezar e proteger a superfície da parede. Pode-se usar a textura tanto para dar o acabamento geral em todas as paredes quanto para fazer detalhes de decoração em uma só parede.

Há texturas brancas e coloridas, pode-se usá-la interna ou externamente. Se receber aditivos especiais fica imune ao mofo e hidro-repelente.

Aplicar a textura não é difícil. A dificuldade da aplicação não depende do produto, mas do efeito que se deseja. Qualquer pessoa consegue aplicar fazendo desenhos simples. Se pegar prática e tiver criatividade, os resultados poderão ficar mais sofisticados.

Vamos então, a um passo a passo de como fazer para aplicar textura em uma parede:

Materiais Necessários:

- Espátula
- Bandeja
- Fita crepe
- Desempenadeira de aço
- Rolinho de espuma
- Rolo rígido para textura
- Tinta
- Textura
Materiais e ferramentas necessárias para execução de textura em paredes

Obs.: tinta e textura devem ser da mesma cor. Para calcular quantidades, é necessário saber a área a ser trabalhada e o rendimento dos produtos que se vai utilizar. Normalmente, a informação de quantos litros de produto se gasta por metro quadrado de parede está descrito nas embalagens ou em catálogos.

Modo de Aplicar:

- Primeiramente, usando um rolo de espuma, pinte a parede com tinta látex. Geralmente, apenas uma demão é o bastante.
Dar uma demão de tinta comum na parede, para depois aplicar a textura

- Espere secar e só então comece a aplicar a textura.
- Coloque duas espátulas da massa de textura (de cada vez) na desempenadeira e vá espalhando, com movimentos na vertical e na horizontal, até que a parede seja coberta totalmente, com uma camada grossa e por igual.
Com uma desempenadeira de aço, aplicar uma camada de textura em toda a parede

- Nos cantos com outras paredes, perto do teto e perto do chão, arraste o rolo rígido na vertical e na horizontal. A idéia é criar uma moldura para a textura.
Começar a fazer o acabamento da textura fazendo uma espécie de moldura nos cantos da parede utilizando o rolo rígido

- Apóie o rolo para textura na parede e gire, formando círculos. Faça isso na parede inteira. Faça os desenhos irregulares. Quanto mais certinho, mais fácil será dos defeitos ficarem visíveis.
Fazendo desenhos na massa de textura aplicada na parede utilizando o rolo rígido

- Essa é apenas uma idéia de desenho. A criatividade pode imperar e a variação pode ser imensa.
- Depois de feito o desenho, é só esperar secar.
Pedaço de parede com a aplicação de textura pronta

- Quando a superfície a ser coberta for muito grande, o melhor é que se tenha mais de uma pessoa para fazer o serviço. Isso evitará emendas no trabalho.

Artigos Recomendados:

9 comentários:

  1. Recebi esta indicação de Telma, do Tear de Retalhos, e gostei muito da proposta deste espaço.
    Estou em fase de pintura em casa, e esta postagem veio a calhar.
    Um abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Ótimas explicações, gostei demais e agradeço a boa vontade e o altruísmo de nos ensinar. Muito agradecido

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se é possivel fazer a textura no banheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malupacz,

      Já vi vários banheiros com textura em algumas paredes para compor a decoração.
      Mas cuidado, nos lugares molhados o melhor é usar o azulejo ou algum tipo de barra lisa impermeável, para que as paredes fiquem a salvo das manchas de bolor e desagregação com o tempo. Principalmente se o ambiente for pouco ventilado ou não tiver janelas.

      Enquanto a sala e o quarto oferecem abertura para a aplicação de qualquer revestimento nas paredes, o banheiro impõe um pequeno limite na escolha dos materiais, pois esse cômodo costuma estar na constante presença da umidade, vapor e respingos de água.


      Excluir
  4. Apliquei textura com todo cabelo de anjo mas ficou fino, não consegui aplicar camada grossa. Posso aplicar novamente por cima?

    ResponderExcluir
  5. Oi Renato.
    Pode sim, só que agora, você deve comprar um rolo para textura. Ele é um rolo de espuma, só que tem uns furinhos nele, o que da a textura na parede.

    att.
    Wendson

    Decorar Parede

    ResponderExcluir
  6. Que aditivos especiais tem que colocar para evitar mofo e como e quanto tem que misturar? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas casas de tinta, você encontra esses aditivos anti-mofo. São produtos que adicionamos às tintas ou texturas para evitar o mofo. Existem diferentes marcas desses produtos. Dependendo da marca existirá uma proporção para a mistura. De qualquer forma, serão pequenas quantidades do aditivo que serão misturados à tinta ou textura.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...