Aprenda a tirar o visto americano de não imigrante. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aprenda a tirar o visto americano de não imigrante.

Para viajar aos Estados Unidos da América, é necessário obter um visto para entrada no país. Conheça o procedimento para obtenção desse visto: preenchimento do formulário e agendamento de entrevistas.

Visto de entrada nos Estados Unidos para não imigrante.
by Natalia M.
Viajar para o exterior não é simplesmente pegar o avião e chegar ao outro país. São necessários alguns documentos para se fazer isso.
A primeira coisa com a qual você precisa se preocupar é, sem dúvida, com o passaporte.
Com o passaporte em mãos, você já pode sair do Brasil! Mas, dependendo do destino de sua viagem, você precisará de uma autorização para entrar no outro país.
Esta autorização é o visto.


Os Estados Unidos da América (EUA) é um país que exige o visto de entrada.
Vamos ver, no passo-a-passo abaixo, o procedimento para se obter o visto americano.
O que é necessário para obter o visto de entrada nos EUA?
Vou descrever, exatamente, o que fiz para obter o meu visto de viagem.

Parte 1 – O Passaporte

Se você já tem um, verifique a validade dele. Você só poderá viajar aos Estados Unidos se seu passaporte estiver a, pelo menos, 6 meses de seu vencimento.
Preste atenção: seu passaporte precisa ter validade de 6 meses no dia que você for viajar, e não hoje. Faça as contas! Caso contrário, você precisará refaze-lo. Infelizmente, o passaporte não pode ser renovado, como é comum em outros tipos de documentos brasileiros. Caso não tenha um passaporte com a validade suficiente, você precisará passar por todo o processo comum para a solicitação de um novo.

De qualquer forma, se você não tem passaporte, você precisará fazer um!
O processo para obter um passaporte é relativamente simples, confira o passo-a-passo que preparei nessa outra postagem: “Procedimento para tirar o Passaporte comum para Brasileiros.

Parte 2 – O Visto

Se você pretende viajar para os EUA, você vai precisar obter um visto, caso ainda não o possua. Um detalhe interessante sobre o visto para os EUA é que ele tem validade de 10 anos, enquanto nosso passaporte tem validade de 5 anos. Isso significa que se você precisou fazer um novo passaporte mas seu visto ainda é válido, você deverá levar o passaporte antigo para todo lugar junto com você.
Mas vamos falar sobre a obtenção do visto.

Para isso, você precisará seguir alguns passos e pegar algumas filas, assim, preocupe-se com o visto com alguma antecedência para evitar tensões.
Por medo, eu iniciei este processo bastante cedo. Faltando 3 meses para a minha viagem, eu já tinha o visto em mãos. Particularmente, aconselho esta antecedência, já que depois, não precisei mais me preocupar com isso durante todo o planejamento da viagem.

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DS-160

A primeira coisa a fazer será preencher o formulário DS-160, que é bastante longo e todo em inglês. Por isso, se não se sentir a vontade nesta língua, peça ajuda a alguém.
O formulário está disponível no seguinte endereço: “FORMULÁRIO DS-160”. Clique nele e comece a preencher.
Lembre-se de salvar a cada página e anote o número do Application ID, para que consiga entrar no formulário novamente.

Há instruções para o preenchimento neste link do consulado americano: “INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO DS-160 – CONSULADO AMERICANO”.
Entretanto, eu encontrei uma ajuda muito mais incrível neste outro site não oficial: “INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DS-160 – SITE NÃO OFICIAL”.

No final do preenchimento do formulário, será pedido que envie uma foto digital, mas se não conseguir uma foto de boa qualidade, poderá enviar o questionário sem a foto mesmo.
Depois de acabar de preencher as várias telas do formulário, clique no botão que envia o documento. Após enviar o formulário, salve o documento que é apresentado. Você precisará imprimir esta folha de confirmação e levá-la ao consulado.

Ao preencher o DS-160 certifique-se de ter selecionado corretamente o Posto Consular onde você planeja fazer a sua entrevista (Brasil-Brasília, Brasil-Recife, Brasil-Rio de Janeiro ou Brasil-São Paulo). Se você agendar a sua entrevista para um Consulado que não seja o mesmo local indicado no DS-160, você terá que preencher um novo formulário. Para se certificar de que selecionou o Posto Consular correto no formulário, verifique a informação abaixo do código de barras na página de confirmação do DS-160.

PAGAMENTO DA TAXA E AGENDAMENTO DAS ENTREVISTAS

Em seguida, você precisará agendar as entrevistas e pagar a taxa de emissão do visto (cerca de U$160,00).

Cadastrar

Para isso, cadastre-se no site http://brazil.usvisa-info.com (Clique no botão “CRIAR CONTA” na parte superior direita da página) e siga o passo a passo de agendamento ou ligue para os telefones que estão no link http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_service_options.
Tenha sempre em mãos a página de confirmação do formulário DS-160 (com código de barras), que você imprimiu depois de ter terminado o preenchimento, e o número do seu passaporte.

Pagar taxa

No meio desse processo de cadastramento, você terá de pagar a taxa de solicitação de visto. Esta taxa é intransferível e não será reembolsada, independentemente do visto ser emitido ou não.
Você poderá pagar essa taxa por intermédio de boleto bancário ou via cartão de crédito no próprio site.

Se preferir pagar via boleto, imprima-o na página de pagamento, vá até uma agência bancária, pague-o e, depois de uns dois dias, volte ao site para continuar o processo de agendamento.

Se preferir pagar via cartão de crédito (Master-Card ou Visa), o processo fica um pouco mais rápido. Na página de pagamento selecione o cartão de sua escolha, complete os campos para que sua transação seja aceita e, quando aprovada, clique em “continue” para prosseguir com o agendamento.

Agendar Entrevistas

Serão necessárias duas entrevistas. Elas não podem ser agendadas para o mesmo dia.
Na primeira, você vai ao CASV (centro de atendimento ao solicitante de visto). Lá você precisará apresentar seu passaporte, seu comprovante de pagamento e o comprovante do formulário DS-160. Você será fotografado e terá suas digitais guardadas. Com sorte, se a fila não for grande, isto será super-rápido.

Na segunda entrevista, você irá ao Consulado ou à Embaixada. Você precisará levar os mesmos documentos, mas desta vez será um pouco mais demorado. Você passará por uma entrevista que determinará se terá o visto ou não. Em linhas gerais, eles tentam ter certeza de que você não é terrorista, ou perigoso, ou não pretende ficar lá ilegalmente.
Preste muita atenção, pois, a opção de agendamento para o Consulado aparece antes da opção de agendamento para o CASV. Entretanto, a entrevista no CASV tem de ocorrer primeiro. Por isso, escolha, sempre, para a ida ao Consulado, uma data posterior à da ida ao CASV.

Compareça às entrevistas nos dias e horas agendadas. Existe uma certa tolerância de horário (cerca de 30 minutos) que, se ultrapassada, fará com que você perca seu tempo. No dia da minha entrevista no consulado, enquanto aguardava na fila, vi duas pessoas voltarem de mãos abanando por terem chegado mais de 40 minutos atrasadas em relação ao horário agendado.

Feita a segunda entrevista, você saberá na hora sobre o resultado.
Se seu visto for aprovado, o passaporte ficará com eles para que acrescentem o visto, que nada mais é do que um papelzinho colado em uma das páginas do passaporte.
Você terá a opção de ir buscar seu passaporte ou recebê-lo via correio, e esta opção é feita durante o preenchimento dos documentos anteriores no site, preste atenção nisso.

Em qualquer um dos locais de entrevistas, não é permitido entrar com celulares, eletrônicos, bolsas e mochilas. Deixe tudo o que puder em casa, ou será preciso utilizar-se de algum guarda-volumes do lado de fora, a um preço meio que “salgado”.
Após tudo isso, é só arrumar as malas e boa viagem!

Artigos Recomendados:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...