Aprenda a afiar facas em casa usando a chaira corretamente. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Aprenda a afiar facas em casa usando a chaira corretamente.

Aprenda a afiar facas corretamente usando a chaira. Conheça os vários tipos de chaira e como usá-las. Veja o vídeo explicativo de um mestre cuteleiro ensinando a usar a chaira.

Aprenda a afiar facas.
by Telma M.
Como afiar facas de cozinha? Como fatiar a carne sem sacrifícios?
Quando eu decidi falar sobre como afiar facas, estava pensando em simples facas de cozinha e, apesar de ter encontrado também, ricas informações direcionadas para profissionais pescadores, caçadores, campistas, açougueiros e outros usuários de facas, vou continuar firme em minha escolha, só me interessa o uso de facas na cozinha e de forma totalmente amadora.


Bem, eu me cansei de sofrer com minhas facas e saí em busca de informações. Já tenho facas de boa qualidade, mas continuava sofrendo para afiá-las, até que finalmente parece que aprendi como se faz.
Como dizem por aí, uma faca cega pode ser muito perigosa, sem contar o sacrifício que é tentar cortar um simples bifinho com uma faca sem corte.
Depois de muito pesquisar, descobri que existem por aí inúmeros utensílios destinados a afiar facas. Decidi escolher a chaira por sua simplicidade e facilidade de uso.

TIPOS DE CHAIRA

Chaira é um afiador de facas: aquele utensílio cilíndrico que os açougueiros usam para manter suas facas afiadas.
Há mais do que um tipo de chaira:

Chaira Lisa
Chaira Lisa


Chaira Estriada
Chaira estriada


Chaira Diamantada.
Chaira diamantada


Recomenda-se usar a Estriada quando a faca tiver contato maior com ossos. Se não tiver ossos, recomenda-se afiar a faca com a chaira Lisa. Mas mesmo depois de usar com a Estriada, é aconselhável usar a Lisa para assentar o fio.
Quanto à Diamantada, essa é mais poderosa e, portanto, mais indicada para profissionais, não para nós, cozinheiras amadoras, por isso não me preocupei com ela neste momento.

APRENDENDO A AFIAR FACAS COM A CHAIRA

No entanto, mesmo sendo fácil de usar, se a gente não souber como se faz, vai continuar com as facas todas cegas na cozinha.
Quer aprender também?

É assim:
Primeiro coloque a chaira com a ponta sobre uma superfície não deslizante, isto é, apoiada sobre a tábua de carne ou sobre um guardanapo de cozinha dobrado sobre a pia.
Em seguida encoste a lateral da faca no cilindro da chaira.
Vá inclinado a faca até encontrar o “fio” dela, de modo que se forme um ângulo de aproximadamente 15 graus. Incline o suficiente para que o corte da faca fique paralelamente encostado na chaira.

Posição da faca em relação à chaira na afiação da faca.

Agora comece a afiar delicadamente, como se estivesse tentando tirar uma fina fatia da chaira com a faca. Faça esse movimento várias vezes, depois mude a face da faca e repita do outro lado, para afiar as duas faces igualmente.
Eu tentei e consegui uma coisa que nunca tinha tido antes: facas que cortam.

Confesso que estou muito feliz com as minhas facas. Agora elas cortam; cortam tanto que acabei tirando uma lasca do meu próprio dedo. Cuidado!
Para ilustrar melhor, resolvi colocar esse filminho que encontrei no youtube. São cerca de oito minutos muito bem explicadinhos.


Assistam e tentem. Para mim deu certo. Vou precisar, até, fazer uma proteção para as facas.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...