Matéria, corpo, substância, elemento, molécula, átomo. Conceitos. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Matéria, corpo, substância, elemento, molécula, átomo. Conceitos.

Os corpos, que são porções limitadas de matéria, são formados por substâncias. Cada substância é constituída por um único tipo de molécula. Cada molécula é formada a partir da combinação dos átomos. Os vários tipos de átomos caracterizam o que chamamos de elementos químicos.

Conceitos de Matéria, Corpo, Substância, Molécula, Átomo e Elemento Químico.
by Roberto M.
Do que é constituída a matéria? O que é corpo? Qual o conceito de substância? Qual a diferença entre elemento químico, molécula e átomo?
Sempre que tocamos, despejamos ou pesamos alguma coisa, estamos trabalhando com a matéria.
Mas o que é matéria?
A matéria é, na verdade, muito difícil de ser definida com precisão sem o apoio de teorias avançadas de física das partículas elementares. 


Porém uma definição operacional simples é que: 

“a matéria é qualquer coisa que tem massa e ocupa lugar no espaço”.

Assim, o ouro, a água e a carne são formas de matéria, mas a luz (e todos os tipos de radiação eletromagnética) não o é.
Os gregos antigos perguntavam-se o que aconteceria se eles dividissem a matéria em peças cada vez menores. Haveria um ponto no qual teriam de parar, porque os pedaços não teriam mais as mesmas propriedades do conjunto, ou eles poderiam continuar indefinidamente?

Sabemos hoje que existe um ponto em que temos de parar. Em outras palavras, a matéria é feita de partículas inimaginavelmente pequenas.
A menor partícula possível de matéria, que ainda conserva suas propriedades, é chamada de molécula.

Molécula, a menor partícula possível da matéria que ainda conserva suas propriedades

Damos o nome de corpo a uma porção limitada de matéria, como, por exemplo, uma pedra, um litro de leite, a atmosfera que envolve a terra, uma geladeira, um cachorro, uma criança.
Um corpo qualquer pode ser formado por um único ou por vários tipos de matérias diferentes. Dizemos, então, que os corpos são formados por substâncias.
As substâncias são constituídas por um único tipo de molécula.

Uma das características da ciência é que ela dá significado preciso às palavras comuns de nossa linguagem cotidiana. Na linguagem diária, uma “substância” é apenas outro nome da matéria. Em química, porém, uma substância é uma forma simples e pura da matéria. A carne é uma mistura de muitas substâncias diferentes e, no sentido técnico usado em química, não é uma “substância”. O ar é matéria, mas, sendo uma mistura de vários gases, não é uma substância simples. A água é formada por um único tipo de matéria, ou seja, por uma única substância.

Podemos concluir que, ou o corpo é formado por uma substância simples ou ele é formado por uma mistura de substâncias, ou seja, por um único tipo de molécula ou por uma mistura de vários tipos de moléculas.
Por sua vez, as moléculas podem ser subdivididas em partículas ainda menores chamadas de átomos.
Se uma substância for constituída por um único tipo de átomo, dizemos que essa substância é um elemento químico.

Resumindo tudo isso:

Existe um corpo formado de matéria. Toda matéria é feita de várias combinações de formas simples de matéria que chamamos substâncias. A menor parte possível de uma substância (mantendo suas propriedades) é a molécula, que por sua vez é constituída por partículas ainda menores chamadas átomos. Os vários tipos de átomos caracterizam o que chamamos de elementos químicos.

Os átomos formam as moléculas, que formam as substâncias, que se misturam e formam a matéria.


Falando de outro modo:

Existem os elementos químicos caracterizando os átomos. A combinação dos vários elementos (ou átomos) formam as moléculas. As moléculas formam as substâncias. A mistura de substâncias forma a matéria de um corpo.
Bibliografia: 1) Atkins, Peter - Princípios de Química - Editora Bookman - 2002
                     2) César, Sezar, Bedaque - Entendendo a Natureza, Matéria e Energia - Editora Saraiva - 11ª Edição.  

Artigos Recomendados:

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...