Calor. Uma energia transferida entre corpos. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Calor. Uma energia transferida entre corpos.

Temperatura e calor são coisas diferentes. Descubra por que não é correto dizer que estamos com calor. Entenda o conceito de calor, uma transferência de energia devida à diferença de temperatura entre os corpos.

Calor é a energia transferida entre corpos por existir uma diferença de temperatura entre eles, não é correto dizer que um determinado corpo possui calor.Os corpos possuem energia interna que pode ser alterada conforme esse corpo ganhe ou perca CALOR através das transferências de energia térmica entre corpos.
by Roberto M.
O que é calor? Existe diferença entre temperatura e calor, ou é tudo a mesma coisa? É correto dizermos que estamos com calor?
Se exercitarmos nossa curiosidade, poderemos observar que, em vários momentos, um corpo, ao ser colocado em contato com outro, pode esfriar, esquentar ou mesmo mudar de estado físico, derretendo-se ou condensando-se.
Vamos dar alguns exemplos de situações cotidianas:


1 – Ao misturarmos leite quente com café frio, o resultado será uma mistura “morna”, ou seja, o leite esfriou e o café esquentou.

2 – Se o leite de uma mamadeira estiver muito quente, a mamãe, antes de dá-lo ao seu bebê, coloca a mamadeira em uma vasilha com água em temperatura ambiente. Algum tempo depois, a mamadeira esfria e a água da vasilha esquenta.

3 – Quando colocamos gelo dentro de um copo com refrigerante, verificamos que o gelo derrete e o refrigerante fica mais frio.

4 – Ao tamparmos uma vasilha que contenha água fervendo (em ebulição), verificamos que o contato do vapor da água com a tampa faz com que a água se condense (torne-se líquida) e a tampa se aqueça.

Poderíamos dar muitos outros exemplos, mas com estes já dá para concluir que, ao colocarmos dois corpos, que estejam em temperaturas diferentes, em contato, o corpo mais frio se aquece, ou muda de estado físico, e o corpo mais quente esfria, ou muda de estado físico. Isso vai acontecendo até que os dois corpos fiquem com a mesma temperatura, ou seja, alcança-se o equilíbrio térmico.

Esse fenômeno é explicável. Tudo isso acontece devido à transmissão de energia de um corpo ao outro. Essa transmissão de energia se dá, graças à movimentação das partículas, do corpo mais quente para o corpo mais frio, movimentação essa conhecida como energia térmica (ou energia interna).

É exatamente a essa energia, que é transferida espontaneamente do corpo mais quente (com temperatura maior) para o corpo mais frio (com temperatura menor) que denominamos CALOR.

Usamos a palavra calor, exclusivamente, para designar a energia térmica transferida de um corpo para outro. Não é correto dizer que um determinado corpo possui calor. Na realidade, um corpo qualquer possui certa quantidade de energia interna (associada ao movimento de vibração de suas partículas), que pode ser alterada se esse corpo ganhar ou perder calor através das transferências de energia térmica com outros corpos.

Resumindo tudo o que dissemos acima, podemos concluir que: Calor é a energia transferida entre corpos por existir uma diferença de temperatura entre eles.

E como será que acontece a transmissão dessa energia, chamada calor, de um corpo para outro ou de uma região para outra de um mesmo corpo?

Primeiro, é necessário haver uma diferença de temperatura entre os corpos ou entre as regiões, depois, podemos admitir que existem três modalidades de transmissão de calor: condução, convecção e irradiação.
Mas isso já é outra conversa. Vamos abordá-la em outros artigos.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...