Aprenda a procurar no Google. Dicas para uma pesquisa mais eficiente. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Aprenda a procurar no Google. Dicas para uma pesquisa mais eficiente.

O Google é uma ferramenta de pesquisa mais complexa do que aparenta. Existem muitos recursos para refinar as buscas e obter resultados mais precisos sem ter que ficar navegando por páginas e páginas de opções. Conheça alguns desses recursos.

Dicas para pesquisar no Google com mais eficiência.
by Roberto M.
É muito comum se escutar por aí, quando alguém está querendo descobrir alguma coisa: “Pergunte ao google, o google sabe tudo”.
Milhões e milhões de pessoas tornaram essa ferramenta de pesquisa indispensável e a usam diuturnamente em todos os aspectos de suas vidas.
Seja para assuntos profissionais, para pesquisas escolares, para entretenimento, para achar produtos ou, até mesmo, notícias e fofocas sobre celebridades. 

Tudo se acha através do GoogleEle é um dos principais sistemas de procura e pesquisa que existe na internet.
Mas, em vez de apenas escrever uma frase, ou palavra qualquer, na janela de busca e, depois, ficar vagueando entre páginas e páginas de resultados, é bom saber que há uma série de maneiras capaz de tornar as pesquisas muito mais eficientes. Vou mostrar várias dessas maneiras.

Algumas das dicas que irei descrever são óbvias e, provavelmente, você já conhece. Outras são pouco conhecidas e, outras ainda, apesar de conhecidas frequentemente não são usadas.
Utilize o guia abaixo para aprender um pouco mais sobre pesquisas no Google ou para lembrar de coisas que você já sabe e não está usando porque esqueceu. São algumas das melhores maneiras de se obter, rápida e exatamente, tudo aquilo que se está procurando.

1 – Ou um ou outro

O Google normalmente procura por páginas que contenham, ao mesmo tempo, todas as palavras que você digita na caixa de pesquisa, mas se você procura por páginas que tenham um termo ou outro (e não ambos), use o "|" - símbolo da barra vertical (símbolo pipe). Por exemplo: [mulher | grande]. A pesquisa retornará páginas que contenham a palavra “mulher” ou a palavra “grande”, mas não retornará as que contenham as duas palavras simultaneamente.

Operador barra vertical ou pipe: um ou outro mas não ambos.

2 – Aspas Duplas

Se você quiser procurar por uma frase exata, utilize aspas duplas. Por exemplo: ["garotinho chato”]. Os resultados trarão apenas páginas que contenham exatamente essa frase.

Operador aspas duplas: pesquisa de uma frase exata ou uma sequência de palavras.

3 – Não a um termo

Se você não quiser que um determinado termo ou frase apareça nos resultados, use o símbolo "-" (menos) antes da palavra ou frase não desejada. Por exemplo: [-menino super dotado]. A pesquisa retornará páginas que contenham as palavras super e dotado, mas não conterão a palavra menino. No caso de não desejar uma frase específica, lembre-se de colocar o “- “antes da frase entre aspas.

Operador "-" : Eliminando termos das pesquisas.

4 - Termos similares

Use o símbolo "~" (til) antes de uma determinada palavra para que a pesquisa retorne páginas com termos semelhantes a ela. Por exemplo: [~ alegre garoto-alegre]. Os resultados trarão páginas que contêm "engraçado garoto" e "espirituoso garoto", mas não trará "alegre garoto".

Pesquisando termos semelhantes. Operador ~(til).

5 - Asterisco

O símbolo "*" (asterisco) é um curinga. No lugar dele pode aparecer qualquer coisa. Sempre que não tiver certeza de alguma palavra do texto que quer encontrar, você pode usar o asterisco no lugar dela. A pesquisa retornará todas as alternativas possíveis para esse asterisco.
Isto é útil, por exemplo, se você está tentando encontrar a letra de uma canção, mas não lembra as palavras exatas contidas nela. Por exemplo: [você não*me amar letra e música] retornará páginas contendo a canção “Você não soube me amar” do grupo Blits que você está procurando.

Utilizando um operador curinga (*) para substituir palavras desconhecidas.

6 - Definições

Use o operador "define:" para obter uma definição rápida do termo que você deseja. Por exemplo: [define: oriundo]. O retorno será uma série de definições de diferentes fontes, com links, da palavra “oriundo”.

O operador "define:" pesquisa definições rápidas para os termos.

7 – Calculadora

Se você não sabe, aprenda essa. A caixa de pesquisa do Google pode ser usada como uma calculadora simples. Um dos usos mais úteis do Google é fazer um cálculo rápido na caixa de pesquisa e obter uma resposta. É mais rápido do que chamar a calculadora do computador, na maioria dos casos. Utilize os símbolos “+, -, *, /” como operadores matemáticos, e os parênteses, para fazer equações simples e obter resposta imediatamente.

A caixa de pesquisa do Google funciona como calculadora.

8 – Intervalo de Números

Esse recurso de pesquisa é muito pouco conhecido. Coloque “..” (dois pontos) entre dois números e a pesquisa retornará dados dentro do intervalo desses números. Por exemplo, [artilheiro do brasileirão 2008..2012]. A pesquisa retornará listas dos artilheiros do campeonato brasileiro para cada um dos anos de 2008 a 2012 (observe os dois pontos entre os dois números).

Este operador pesquisa dados em um intervalo de números.

9 – Site Específico

Use o operador "site:" para procurar apenas dentro de um determinado website. Por exemplo: [binário site: sofazquemsabe.com]. O buscador vai procurar o termo "binário" somente dentro do blog Só Faz quem Sabe.

O operador "site:" pesquisa somente dentro de uma determinada URL.

10 – Backlinks

O operador "link:" vai encontrar páginas que apontam para uma URL específica. Você pode usar isso não só para a URL principal, mas até mesmo para uma página específica. Você pode tentar descobrir quais são os sites que possuem link para o seu site. No entanto, nem todos os links para uma URL são listadas. Por exemplo: [link:www.sofazquemsabe.com]. A pesquisa retornará todos os sites que têm links apontando para o blog Só Faz quem Sabe.

O operador "link:" encontra páginas que têm links apontando para um determinado site.

11- Filmes

Use o operador "movie:" para procurar um título de filme, juntamente com o nome da cidade, para obter uma lista das salas de cinema que estão exibindo o filme naquela cidade.

O Operador "movie:" lista as salas de cinemas que estão passando determinado filme em um dado local.

12 - Conversor de unidades

Use o Google para uma conversão rápida de unidades. Basta digitar na caixa de pesquisa o que você deseja. Por exemplo: [15 metros em jardas]. O buscador retornará o número convertido, no caso, 16,4 jardas. Serve também para converter moedas. É só digitar o que se quer.

A caixa de pesquisa faz conversões de unidades e de moedas.

13 - Especificando tipo de arquivo

Use o operador "filetype:" para filtrar os resultados obtidos por tipo de arquivo. Por exemplo, se você procura por "Números Decimais" e deseja receber somente os resultados que estiverem no formato PDF, então basta usar o operador de pesquisa "filetype:". Por exemplo: [números decimais filetype:pdf]. O retorno será somente com arquivos .pdf.

O operador "filetype:" filtra o tipo de arquivo que se deseja.

14 - Buscar somente nos títulos de uma página

Utilize o operador "allintitle:" se o desejo é procurar apenas as palavras que se encontram nos títulos das páginas. Por exemplo: [allintitle:sogra]. A pesquisa retornará artigos que contenham, no título, a palavra “sogra”.

O operador "allintitle:" procura as palavras desejadas somente nos títulos das páginas.

15 - Pesquisa avançada

Se você não conseguir se lembrar de qualquer um desses operadores, sempre poderá usar a pesquisa avançada do Google.

16 – Quer aprender mais sobre pesquisas no Google?

Acesse uma página do próprio Google que explica, com detalhes, vários recursos extremamente úteis para pesquisar com mais eficiência e rapidez.

Artigos Recomendados:

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...