Como calcular a média de consumo de combustível do seu automóvel. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sábado, 20 de julho de 2013

Como calcular a média de consumo de combustível do seu automóvel.

O passo a passo de como calcular a eficiência do consumo de combustível do seu próprio automóvel. Calcule a média de consumo de combustível (MCC) do seu carro e veja se ele é um “beberrão”.

Calcular o consumo médio de combustível do automóvel.
by Roberto M.
Os preços do combustível, tanto o etanol como a gasolina, são muito caros aqui no Brasil. Por isso, saber a eficiência do consumo de combustível do seu carro é muito importante.
Sabendo a média de consumo do seu carro, ou seja, quantos quilômetros ele roda com um litro de combustível, você poderá ter noção se ele está “bebendo” demais, se está regulado e se o seu dinheiro está sendo consumido mais do que o necessário.

Afora isso, um carro desregulado queima combustível de forma errada e, além de gastar mais, poderá estar fazendo um mal danado para o meio ambiente.
Vamos, neste artigo, aprender a calcular a média de consumo de combustível (MCC) de um automóvel.

Depois de descobrir a MCC de seu carro, você poderá fazer muitas coisas úteis com ela.
Por exemplo: poderá calcular o quanto seu orçamento mensal será afetado por um aumento de R$ 0,20 no preço de um litro de combustível ou, se o consumo estiver maior do que deveria, levar o carro para manutenção ou ainda, decidir se não é melhor comprar um carro novo com melhor MCC para diminuir os gastos mensais.

Vamos, então, mostrar como se faz para calcular a MCC (Média de Consumo de Combustível):

CALCULANDO A EFICIÊNCIA DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DO SEU CARRO.

1 – Vá a um posto de combustíveis e complete o tanque. Para ter uma referência, encha até que a bomba faça “click” e pare automaticamente.

Enchendo o tanque de combustível para calcular a média de consumo.

2 – Antes mesmo de sair do posto, ou de ligar o carro, olhe para o odômetro do veículo e anote, em um caderninho, a quilometragem atual. Vamos chamar essa quilometragem de KM A.

Anotando a quilometragem inicial para calcular a média de consumo de combustível.

3 – Utilize o veículo, dirigindo normalmente. Para que a média fique mais real, é interessante gastar combustível até que o tanque fique com menos da metade de sua capacidade. Quanto mais tempo você conseguir rodar antes de colocar combustível novamente, melhor.

4 – Está na hora de reabastecer? Tente ir no mesmo posto em que encheu o tanque da primeira vez. Além disso, como as bombas podem ter calibrações diferentes, tente reabastecer na mesma bomba e também na mesma posição em que ficou da vez anterior.

5 – Encha o tanque novamente. Para que o combustível fique no mesmo nível anterior, complete até que a bomba faça “click” e pare automaticamente.

6 – Agora, uma coisa importante. Olhe para a bomba e veja quantos litros de combustível você colocou dentro do tanque. Anote no caderninho esse valor. Vamos chama-lo de LITROS.

Anotando a quantidade de litros de combustível colocado no tanque.

7 – Entre no carro e, antes de sair do posto ou ligar o carro, olhe para o odômetro e anote no caderninho a quilometragem que ele está marcando nesse momento. Vamos chamar essa quilometragem de KM B.

Anotando a quilometragem final para calcular a média de consumo de combustível.

8 – Pronto, já temos todos os dados para calcular a média de consumo de combustível do seu veículo. A fórmula é a seguinte:

Fórmula para calcular a Média de Consumo de Combustível (MCC)

9 – Esse cálculo significa a quantidade de quilômetros que você rodou, dividido pela quantidade de combustível que você usou para rodar essa distância. A conta dará, como resultado, quantos quilômetros, em média, o seu carro faz com um litro de combustível.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...