Aprenda a lavar as mãos corretamente. Evite contaminações. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aprenda a lavar as mãos corretamente. Evite contaminações.

A superfície da pele, principalmente as palmas das mãos e pés, apresenta sulcos e saliências onde se escondem microrganismos que só saem se nós esfregarmos com água e sabão. Aprenda a lavar corretamente as mãos e elimine possíveis focos de contaminação.

Saiba o modo correto de lavar as mãos.
by Telma M.
Você sabe lavar suas mãos? Normalmente, a gente enfia as mãos embaixo da torneira, dá uma passadinha rápida de sabonete e enxágua rapidinho. Depois, seca as mãos em toalhas de pano, penduradas há dias, num molha e seca interminável. Verdadeiro criadouro de bactérias.
A lavagem das mãos é um dos atos mais importantes dentro de um ambiente de saúde, quer seja um hospital, uma farmácia ou um laboratório, mas é importante também em nossas residências.


Nem sempre se dá a devida importância a essa atividade tão básica.
Mas não deveria ser assim. Mãos limpas podem significar distância de muitas doenças, além de evitar muito dissabores. E tudo com um ato tão simples.

Os profissionais de saúde são orientados exaustivamente sobre as formas corretas de lavar as mãos, mas mesmo assim muita gente ignora as orientações. Parece até que pensam que estão acima do bem e do mal e nunca ficarão doentes nem transmitirão doenças.
Os leigos muitas vezes ignoram a importância das mãos limpas e mesmo sabendo o quanto isso é valioso, às vezes, ignoraram como fazer isso corretamente.

Há locais nas mãos que são mais propícios ao desenvolvimento de microrganismos, por isso se deve dar mais atenção a esses pontos. As unhas são locais preferidos de micróbios, mas os espaços interdigitais, quer dizer, os espaços entre os dedos, também são críticos. Quem é que se lembra de lavar entre os dedos? E os polegares? E quem é que dedica alguns minutinhos para esfregar as unhas?

Em um artigo de meu outro blog, já falei sobre a lavagem das mãos e de como as mãos mal lavadas são o paraíso dos microrganismos. Lá eu ensinei a técnica correta de lavagem das mãos de um modo estático, com desenhos. Mas agora, encontrei um vídeo curtinho e tão bem explicado que achei interessante compartilhar aqui no Só Faz quem Sabe.

Você quer conhecer os piores pontos das mãos onde a bicharada se concentra?
Dê uma olhadinha no vídeo abaixo, tem só um minutinho e meio, mas é bastante educativo. É um vídeo feito pela USP (Universidade de São Paulo) e divulgado pelo Ministério da Saúde.


Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...