terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aprenda a ler mais rápido. Dicas e Técnicas para aumentar a velocidade de leitura.

Muitas vezes necessitamos apenas da essência básica do texto e, mais, nossa necessidade é urgente, não dá tempo de ler tudo minuciosamente. Como é que se consegue ler mais rápido? Há técnicas para isso.

Técnicas para aumentar a velocidade de leitura.
by Roberto M.
Seja estudando em livros didáticos, lendo e-mails, analisando prolixos relatórios de trabalho ou apenas lendo o jornal da manhã, certamente você já desejou a competência de ler um pouco mais rápido.
Uma série de empresas já oferecem livros, sessões de formação e programas de computador que ajudam a aumentar a velocidade de leitura, por vezes, a um custo de centenas de unidades monetárias.

Mas por que gastar mais do que você ganha de salário para aumentar a velocidade de leitura, quando você pode começar a ler mais rápido imediatamente, seguindo alguns passos simples?
Se quiser ganhar tempo e, mesmo assim, assimilar toda a informação contida no texto que vai ler, siga esse passo a passo para aumentar sua velocidade de leitura.

1 – Meça sua velocidade de leitura atual. 

Isso vai ajudar na verificação de sua melhora e, também, irá mantê-lo motivado.

Medir a velocidade de leitura antes de começar a treinar.

Pegue um livro e um cronometro e veja quanto tempo você demora para ler um certo número de palavras em uma determinada página. Assim, você irá descobrir quantas palavras lê em um determinado período de tempo (palavras por minuto, por exemplo).
Se preferir, você pode fazer um teste de leitura online. Há muitos deles disponíveis: basta digitar "teste de velocidade de leitura" em seu motor de busca. Muitos desses testes têm uma parte de compreensão de leitura, isso para ver a qualidade do entendimento daquilo que você leu.

Independentemente de como você decidir medir a sua velocidade de leitura, não deixe de ler na sua velocidade normal. Faça isso algumas vezes e obtenha a sua velocidade de leitura média.

2 – Não se distraia. 

Tente encontrar um lugar solitário para ler. Desligue o telefone, o rádio e o celular. Mesmo que você aprecie ler com música ou ache que o barulho de locais movimentados não o atrapalhe, certamente você irá aumentar sua velocidade de leitura se reduzir as distrações para um mínimo.

Evite distrações para ler mais rápido.

Burburinhos são sempre perturbadores. Se não houver lugar solitário disponível para sua leitura, tente usar tampões de ouvido para bloquear distrações ao seu redor.

3 – Defina a necessidade de compreensão e velocidade.

Uma parte importante na hora de aumentar a velocidade de leitura é saber o nível de compreensão que se necessita para um determinado texto. Muitas vezes temos de abrir mão da perfeita compreensão para aumentar a velocidade. O ajuste da velocidade depende do material que se está lendo. Assim, antes mesmo de começar a ler, decida o quão rápido você pretende ir.

Defina antecipadamente suas necessidades de leitura.

Se você estiver lendo um artigo de jornal, provavelmente, quer apenas as ideias principais e pode folhear as passagens muito rapidamente.
Entretanto, se você estiver lendo um livro de matemática ou um tratado filosófico complexo (e existe a necessidade do entendimento completo do material) não pode se apressar.

4 – Faça uma pré-leitura e aprenda a separar o “joio do trigo”. 

Seja lá o que você estiver lendo, frequentemente existe uma série de “enchimento de linguiça” que permite uma leitura rápida ou um simples passar de olhos.
Com a prática, você será capaz de identificar as partes mais importantes de um livro que folhear. Quando chegar a essas passagens, leia mais devagar.

Antes de começar um capítulo ou livro, analise toda a peça rapidamente. Tente encontrar padrões de palavras repetidas, as ideias-chave, negrito e outros indicadores de conceitos importantes. Então, quando realmente fizer sua leitura, poderá ser capaz de deslizar sobre grandes porções do texto, desacelerando apenas quando encontrar algo que você sabe ser realmente importante.

5 – Treine para não reler. 

A maioria das pessoas interrompe a sequência da leitura e volta para trás, para as palavras e frases que acabou de ler, para certificar-se de que entendeu o significado corretamente. Normalmente, isso é desnecessário, mas pode, facilmente tornar-se um hábito e, nem sempre, você vai perceber que está fazendo isso.

Artifícios para evitar a releitura.

Um exercício para ajudá-lo a evitar a releitura é tomar uma folha de papel e arrastá-la para baixo à medida em que vai lendo a página, cobrindo cada linha já lida.

6 - Pare de ler para si mesmo. 

Enquanto lê, você provavelmente subvocaliza, ou pronuncia as palavras para si mesmo. Quase todo mundo faz isso, embora em graus diferentes. Algumas pessoas realmente movem os lábios ou dizem as palavras em voz baixa, enquanto outras simplesmente dizem cada palavra mentalmente em suas cabeças. Independentemente de como você subvocaliza, haverá uma redução da velocidade de leitura.

Para quebrar esse hábito é necessário conscientizar-se disso. Somente a partir do momento em que você percebe que pronuncia as palavras para si mesmo é que você poderá tentar parar de fazer isso.
Pratique visualizando uma palavra no momento em que você a vê, ao invés de confirmar a palavra em sua mente para depois visualizá-la.

Artifício para evitar a subvocalização.

Concentre-se em palavras-chave e pule outras. Você pode tentar sussurrar para si próprio ou contar "1,2,3,4" repetidamente, a fim de evitar a subvocalização.
Um exercício para parar de se mover os lábios é colocar um dedo na boca e mantê-lo lá, enquanto lê.

7 - Leia com a mão. 

Uma regular e consistente movimentação dos olhos é essencial para acelerar a leitura. Você pode maximizar a eficiência dos seus olhos usando sua mão para guiá-los.
Um dos métodos é simplesmente colocar a mão sobre a página que está lendo. Você pode, também, acompanhar com o dedo cada linha da leitura, como se estivesse tirando o pó da linha.

Use a mão para aumentar a concentração da leitura.

Seus olhos instintivamente seguirão o movimento da mão, e isso servirá para manter seus olhos em constante movimento para a frente.

8 - Pratique leitura de blocos de palavras. 

Quase toda a gente aprendeu a ler palavra por palavra ou mesmo letra por letra, mas uma vez que você já conhece a língua, esse não é o método mais eficiente de leitura. Nem toda palavra é importante para o contexto, e, se o propósito é ler rapidamente, você precisa ler grupos de palavras (ou frases inteiras ou mesmo parágrafos curtos) instantaneamente. A boa notícia é que você, provavelmente, já faz isso até certo ponto: a maioria das pessoas lê três ou quatro palavras de cada vez.

Tente focar no meio da linha de leitura, enquanto lê a linha inteira. Não deixe que qualquer palavra tome forma antes de passar para a palavra seguinte. No início, isso provoca confusão e haverá muitos problemas de compreensão. Normalmente, após um mês de prática vigorosa haverá experiência suficiente para saltar sobre muitas palavras, sem equívoco do texto.
Depois de conseguir dominar esse processo, concentre-se no centro da página, e não na linha.

9 – Pratique e cobre-se. 

Embora você possa ver alguns ganhos de velocidade a partir do momento em que começou a usar essas dicas, saiba que a velocidade de leitura é uma habilidade que requer muita prática. Sempre avance para além do seu nível de conforto. Continue a treinar regularmente.

10 – Meça sua velocidade de leitura regularmente. 

Depois de praticar uma semana ou duas, meça seu tempo novamente. Depois, faça isso regularmente para acompanhar seu aperfeiçoamento. Não se esqueça de parabenizar-se cada vez que aumentar sua velocidade de leitura.

11 – Programe-se para treinar.

Faça sessões, de trabalho de velocidade de leitura, de 20 minutos com um único livro e com um propósito claro e objetivo.

Agende previamente suas sessões de treinamento de velocidade de leitura.

Se você perceber que ainda necessita algo mais do livro, volte a ele somente após ter dado uma pausa.

12 - Tenha um objetivo claro para a leitura. 

Saiba o que você deseja obter a partir de um livro antes de começar a ler. Você está lendo por prazer (fazer o que lhe agrada) ou para obter informações?
Se está lendo para informações, defina sua finalidade: encontrar informações específicas ou simplesmente descobrir do que se trata a mensagem.
Tenha um propósito inteligente para a sua leitura, ou seja, específico, mensurável, alcançável, real e oportuno.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...