Metro, a unidade padrão de comprimento. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sábado, 10 de dezembro de 2011

Metro, a unidade padrão de comprimento.

O metro nada mais é do que uma unidade padrão que usamos para comparar medidas de comprimento. Entenda como é definida, exatamente, essa unidade.

Um metro é a distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/299.792. 458 segundo
by Roberto M.
O que é medir um comprimento? O que é metro? Por que um metro vale um metro? Como foi definido esse padrão? O metro é sempre o mesmo em qualquer lugar? 
Medir nada mais é do que fazer uma comparaçãoEm princípio, qualquer coisa pode ser usada para fazer essa comparação. Podemos dizer que uma mesa tem três dos meus palmos de largura, que ela tem o equivalente a seis comprimentos do meu lápis ou de 12 laranjas dispostas lado a lado.

Se cada pessoa pudesse escolher livremente uma unidade de comprimento para medir, a mesa do nosso exemplo apresentaria diferentes larguras, dependendo da unidade usada.
Existe, então, a necessidade de definir uma unidade padrão de comprimento, ou seja, uma unidade de comprimento que seja conhecida e aceita por todas as pessoas.

É por isso que existe o metro, a unidade padrão de comprimento.
Quando medimos o comprimento de uma fita, por exemplo 3 metros, na verdade estamos comparando o comprimento daquela fita com um padrão de comprimento chamado Metro, portanto, nossa fita é três vezes maior do que o comprimento de algo padronizado que foi batizado pelo nome metro.

Inicialmente, por volta de 1790, os cientistas decidiram que o padrão metro seria a medida da décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris.

Em seguida, por volta de 1800, o padrão passou a ser definido como o comprimento entre dois traços gravados nas extremidades de uma barra de platina depositada no instituto Internacional de Pesos e Medidas em Paris, barra essa que em 1870 passou a ser de platina com irídio (platina iridiada), para evitar desgastes com o tempo.

A partir de 1960, a definição do padrão metro foi baseada no comprimento de onda do Criptônio 86.
Em 1983, chegou-se à atual definição do metro, baseada no comprimento de onda da luz gerada por um laser de Hélio-Neon no vácuo. Eis a definição: “um metro é a distância linear percorrida pela luz no vácuo, durante um intervalo de 1/299.792. 458 segundo”

Vale lembrar, que todos esses padrões e definições são referentes à mesma medida (um metro sempre foi o mesmo metro). As definições foram mudando para que a precisão fosse maior.

Dito tudo isso, o que importa mesmo é que, a unidade padrão das medidas de comprimento é o metro, cujo símbolo é m.

Artigos Recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...