Passo a Passo de como renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Passo a Passo de como renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

O passo a passo de como fazer para renovar a Carteira Nacional de Habilitação sem necessitar de despachante. Locais, procedimentos e taxas.

Renovação da Carteira Nacional de Habilitação - CNH
by Roberto M.
A Carteira Nacional de Habilitação (C.N.H.), é um documento que tem validade, ou seja, precisa ser renovada de tempos em tempos.
As pessoas que têm entre 18 e 65 anos de idade precisam renová-la de 5 em 5 anos e as com mais de 65 a cada 3 anos.
É muito fácil fazer a renovação da CNH e nem é necessário a participação de um despachante. A própria pessoa faz todo o processo e economiza um bom dinheiro. Só paga as taxas obrigatórias: a do exame médico e a da expedição da carteira.

Mas para isso, é preciso saber fazer. Vamos então, dar aqui, um passo a passo de todo o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, para que se possa fazer tudo sozinho, sem ter que gastar mais do que o estritamente necessário.
O procedimento que eu vou mostrar serve para as renovações feitas na capital do estado de São Paulo, mas acredito que em outros lugares deva ser algo semelhante.
 
1- Primeiramente é necessário juntar alguns documentos:
- Original da CNH, devidamente registrada na capital de SP.
- Original mais uma cópia simples do RG (Carteira de Identidade).
- Original mais uma cópia simples do CPF ( Cadastro de Pessoa Física)
- Original mais cópia simples de um comprovante de residência, que poderá ser: extrato de banco, conta de luz, telefone, gás, IPTU. Serão aceitos em nome de filhos, pais ou cônjuge mediante comprovação (RG, Certidão de casamento ou nascimento).
 
Documentos para renovação da CNH

2- Até pouco tempo atrás, com esses documentos, bastava ir a uma clínica fazer o exame médico e depois levar tudo a um dos postos de atendimento, no dia que se quisesse, e a carteira ficava pronta no mesmo dia.
Só que os burocratas não ficam felizes se não complicarem um pouco a vida do pobre cidadão. Agora inventaram mais um passo.

3- Antes de qualquer coisa, acesse o site http://www.e-cnhsp.sp.gov.br/, preencha um pré-cadastro com os dados pessoais e endereço. Siga os passos ditados pelo site e selecione uma data para comparecer à unidade de atendimento de sua preferência, com todos os documentos exigidos acima, que você juntou.
Nesse pré-cadastro será fornecido um número de protocolo.
Compareça ao posto escolhido no dia e hora marcados.
Chegue com 15 minutos de antecedência. Se chegar antes eles não te atendem.
Não atrase mais do que 15 minutos, pois se não, eles não atendem também.
Se não comparecer, somente depois de 7 dias poderá agendar uma nova data.
Aí, você fará o tal do exame biométrico, onde serão coletadas as impressões digitais dos dez dedos e será tirada a foto.

4- Feito o tal exame biométrico, dirija-se a uma clínica credenciada pelo DETRAN-SP para fazer o exame médico. Se o condutor exercer atividades remuneradas através de sua CNH, deverá também fazer o exame psicológico, caso contrário não é necessário (faz somente o exame médico).
Os exames médico e psicológico são realizados mediante pagamento de taxas na própria clínica credenciada. Esses valores são tabelados e valem para qualquer clínica desde que credenciadas pelo DETRAN-SP.
Veja os valores atuais para a taxa referente ao exame médico e ao exame psicológico na Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito.

 
Exame médico em clínica credenciada pelo Detran

5- Vá até uma agência bancária autorizada e pague a taxa referente à expedição da nova Carteira Nacional de Habilitação.
Veja o valor atual da taxa de expedição da CNH na Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito.
Os bancos autorizados a receber as taxas do DETRAN-SP são somente dois: O Banco Santander e o Banco do Brasil. Algumas das taxas do DETRAN (não todas) também são recebidas pelo Bradesco.
Na realidade, basta chegar ao caixa de um desses bancos, com o número do seu CPF e dizer que quer pagar a taxa para renovação da CNH. Você receberá um comprovante desse pagamento. 



Pagamento das taxas nos bancos autorizados pelo Detran

6- Após os pagamentos das taxas e da realização do exame médico volte ao posto de entrega para comprovar os pagamentos e receba um protocolo com a data em que você deverá retirar a sua CNH renovada.

7- O local onde você fará o exame biométrico, entregará a documentação e depois retirará a carteira, será definido, por você, na hora do pré-agendamento. Poderá ser no setor de renovação da CNH em um dos prédios do DETRAN-SP ou em um dos postos do Poupa-Tempo que tenha atendimento do DETRAN. Veja abaixo, os endereços desses locais.

  
Sede do Detran-SP na Av. do Estado


8- Se quiser, você terá a opção de fazer tudo no mesmo local, não precisando ir a outro lugar para fazer exame médico. Na capital existe médico no próprio posto de atendimento.

9- Você também tem a opção de receber a CNH em casa, pelo correio. Para isso terá que pagar uma taxa extra, que é a taxa de envio pelo correio.


Endereços:


1- Prédios do DETRAN-SP com Setor de Renovação da C.N.H.

DET-Centro:
Av. do Estado, 900 - próximo à estação Armênia do Metrô. 
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 
DET-Sul:
Av. Interlagos, 2225 - dentro do Shopping Interlar – Interlagos.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.



DET-Leste:

Av. Aricanduva, 5555 - dentro do Autoshopping Aricanduva.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.

2- Postos do Poupa-Tempo da capital de SP com atendimento do DETRAN

Poupatempo Sé
Praça do Carmo, s/nº (próximo à Estação Sé do Metrô) 
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

Poupatempo Itaquera

Av. do Contorno, 60 (ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô)
Horário de Antedimento: Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas

Poupatempo Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 176 / 258 (próximo ao Largo Treze de Maio e do Terminal Santo Amaro)
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 7 às 19 horas; sábado, das 7 às 13 horas


Outros Postos do Poupatempo
 Acesse a lista completa de endereços e horário de funcionamento de todos os Postos fixos do Poupatempo.

Artigos Recomendados:

265 comentários:

  1. boas sabe me dizer como faço pra tirar uma 2º via da CNH estando fora do brasil???

    ResponderExcluir
  2. Olá "Portugal e Brasil, pelo que pesquisei, pelo menos aqui no Detran de São Paulo, existem duas maneiras de solicitar a 2ªvia da CNH: uma é presencial (indo ao Detran pessoalmente, levando uma série de documentos). Outra é pela internet, basta solicitar, não é necessário nenhum documento e eles entregam, via correio, no endereço cadastrado no Detran. Acontece que a atualização do endereço cadastrado só pode ser realizado presencialmente.
    Portanto, acho que não dá para solicitar a 2ª via da CNH de outro local.
    Se existe alguma outra maneira, eu desconheço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Roberto. Suas orientações estão muito claras e bem explicadinhas, não tem como errar.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por compartilhar de forma simples e prática..ajudou muito.

    abçs

    ResponderExcluir
  5. Roberto, muito obrigada pelas explicações práticas e objetivas. Só tenho duas dúvidas, minha CNH foi tirada nos anos 80 em São Paulo. No momento resido em Jundiai, portanto meu comprovante de endereço é de Jundiai. Mesmo com docs daqui, posso fazer minha renovação em S.P.? Serão necessários outros testes eu acho, e eles poderão ser feitos online?
    Obrigada

    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      O Detran é um órgão estadual, portanto para renovar aqui no Estado de São Paulo, a CNH deve estar cadastrada no Estado de São Paulo e em situação regular (não estar suspensa ou cassada).

      Os habilitados antes de 22/11/1999, na primeira renovação que fizerem após essa data, deverão realizar o Curso de Atualização para Renovação da CNH (curso teórico de direção defensiva e primeiros socorros) ou realizarem prova gratuita sobre o mesmo assunto na Ciretram.

      O curso de atualização é um serviço pago realizado nos CFCs (centros de formação de condutores), mas pode realizar a prova gratuita no próprio DETRAN de sua cidade.

      Então, caso não tenha ainda feito o curso, ou realizado a prova, tem que fazer isso antes de dar prosseguimento no processo.
      Normalmente, nem é preciso levar comprovante, pois o resultado, tanto do curso como da prova é inserido automaticamente no sistema.

      Excluir
  6. Muito obrigada... Estou indo pro Brasil pra renovar minha CNH.... Sua explicacao me ajudou muito... ;)

    ResponderExcluir
  7. Meu marido tem mais de 20 ponto na carteira, o procedimento é o mesmo? Obrigada. Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone,
      Para poder ser renovada, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá estar em situação regular (não ter sido cassada ou suspensa).

      Ao atingir 20 pontos,no período de 12 meses, a carteira de motorista estará suspensa provisoriamente.
      O condutor é notificado do excesso de pontos e tem prazo de 60 dias – a partir da data do recebimento da notificação – para apresentar sua defesa prévia.
      Se não o fizer dentro do prazo, seu processo será julgado com base nos dados disponíveis no sistema do Detran.
      O período de suspensão pode variar de um mês a um ano. Para os reincidentes no excesso de pontos, a penalidade a ser aplicada irá variar de seis meses a dois anos de suspensão.

      Para regularizar a situação, o condutor deverá cumprir o prazo de suspensão e depois fazer o Curso de Reciclagem para Motorista Infrator e ser aprovado nele.
      O curso é de 20 horas/aula. No caso de o aluno ser reprovado, terá de refazer o curso.
      Somente a aprovação no curso garantirá ao motorista o restabelecimento do seu direito de dirigir.

      Excluir
    2. certinho o seu passo a passo, muito obrigado!

      Excluir
  8. olá, gostaria de saber como faço pra renovar a CNH sendo que ela é de outro estado (bahia) e ja está vencida a 1 ano e seis meses. So que esta regular sem nenhum ponto.
    Obrigada, Lilian....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian,
      Para fazer a renovação aqui no estado de São Paulo, primeiro tem que fazer a Transferência de outro Estado para o Estado de São Paulo: para condutor que mudou de Estado e passou a ter residência ou domicílio no Estado de São Paulo.

      Como sua carteira está vencida, a transferência segue os seguintes passos:

      1º. Pague a taxa de registro da CNH nos bancos conveniados;
      2º. Compareça à unidade para onde será realizada a transferência (na capital, nas unidades Armênia, Aricanduva ou Interlagos) para apresentar os documentos necessários e solicite a transferência. * Aguarde a confirmação da transferência de local (018) Estado de SP;

      Depois da transferência confirmada, siga exatamente os passos de renovação descritos nesse artigo para renovar a CNH.

      Excluir
  9. ola,
    eu tenho minha cnh, já venceu desde 2005, gostaria de saber procedimento a ser tomado pra não perder ou será que eu já perdi? a mesma não tem pontos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eron
      Se sua carteira estiver simplesmente vencida, não estiver suspensa nem cassada,basta seguir os procedimentos acima para renová-la.

      Talvez você tenha que fazer o curso de atualização, caso ainda não tenha feito.

      Os habilitados antes de 22/11/1999, na primeira renovação que fizerem após essa data, deverão realizar o Curso de Atualização para Renovação da CNH (curso teórico de direção defensiva e primeiros socorros) ou realizarem prova gratuita sobre o mesmo assunto na Ciretram.

      O curso de atualização é um serviço pago realizado nos CFCs (centros de formação de condutores), mas pode realizar a prova gratuita no próprio DETRAN de sua cidade.

      Então, caso não tenha ainda feito o curso, ou realizado a prova, tem que fazer isso antes de dar prosseguimento no processo.
      Normalmente, nem é preciso levar comprovante, pois o resultado, tanto do curso como da prova é inserido automaticamente no sistema.

      Excluir
  10. Muito bom o Post.
    Abs. Marcelo

    ResponderExcluir
  11. ola roberto muito legal suas dicas. parabèns

    ResponderExcluir
  12. Belo trabalho. Parabéns pela iniciativa, até porque, mudaram muito os procedimentos. Abraço. Marco.

    ResponderExcluir
  13. Olá, estou tentando preencher o cadastro no site do detran para renovar minha cnh mas quando clico em submeter ele retorna ao inicio do formulário, estou tentando por vários dias, será que é meu navegador?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha senhor anônimo, não é problema do seu navegador não. Aconteceu comigo a mesma coisa.É problema do site mesmo. Fiquei tentando e depois de alguns dias consegui. Liguei para o Detran e nem eles sabiam o que fazer.

      Excluir
    2. muito obrigado, parabéns pelo seu trabalho.

      Excluir
  14. Olá Roberto!
    Parabéns pelo post - muito mais claro do que o próprio site em questão.

    Fiz um agendamento para o próximo dia 13, mas não poderei comparecer. Tentei alguma maneira de reagendar mas não localizei. Existe alguma maneira ou devo realmente perder o agendamento e aguardar 7 dias?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Obrigado pela participação.
      Realmente, acho que o reagendamento só depois dos 7 dias mesmo. Se existe outra maneira eu desconheço. Procurei e também não achei.

      Excluir
  15. Ola bom dia . Eu tinha o numero do protocolo que que eu fiz um agendamento no Ciretran para fazer a renovação da minha cnh em são bernardo do campo so que agora eu nao to conseguindo oo numero desse protocolo tem como eu recuperar ele ? Pq concerteza vai pedir e eu nao tenho pq na hora qe fui imprimir o computador reiniciou sozinho :s Me ajude por favor ;/ em Passo a Passo de como renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anô :s,

      Tente o seguinte:

      Entre no site em que você fez o agendamento.
      http://www.e-cnhsp.sp.gov.br/
      Do lado esquerdo, na aba Serviços ao cidadão, tem um item “Consultar agendamento”. Clique nele.
      Na página que se abrir, coloque seu CPF e clique em pesquisar.
      Deverá abrir a página com os dados do seu agendamento.
      Espero que resolva.

      Excluir
  16. Sr Roberto
    preciso revalidar minha cnh.mas em minha cidade não tem poutempo.......estive no C.F.C onde tirei minha cnh...eles podem resolver meu problema? ou existe alguma Lei que proibe CFC...
    aguardo resposta.
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,

      - Solicite o serviço na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de seu domicílio ou residência.
      - No interior do Estado de São Paulo, as cidades têm uma Ciretran. Se informe na delegacia de sua cidade.

      Excluir
  17. Muito bom o post

    Estou renovando a minha CNH, já fui ao Detran, coletaram as digitais, assinei os papeis, tiraram a foto e acabo de fazer o exame médico. Agora irei ao banco para pagar a taxa e depois retornar ao Detran
    DETALHE: estou com 31 pontos na carteira e em nenhum momento recebi carta e o Detran não me informou nada até agora.
    Pode isso, Arnaldo? rs

    ResponderExcluir
  18. Qual procedimento da1° habilitaçao tirada em 2006 com venc. em 2011?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta renová-la seguindo os procedimentos descritos aqui.Você não precisa fazer o curso de atualização, pois tirou a CNH após 1999.

      Excluir
  19. Gostaria de saber o que preciso fazer, para renovar a CNh sendo que eu perdi meu documento vencido. Obrigado Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      Se a carteira não estivesse vencida, você conseguiria solicitar uma segunda via pelo próprio site do Detran.
      Entretanto, como está vencida, você terá que fazer a renovação.
      O procedimento é o mesmo descrito acima, só que no lugar da CNH extraviada, você deverá levar
      Cópia do Boletim de Ocorrência (em caso de perda, furto ou roubo da CNH) ou Auto de exibição e Apreensão ou CRR original nos casos de CNH apreendidas);

      Dá prá fazer boletim de ocorrencia pela própria net. Veja no site http://www.ssp.sp.gov.br/bo/

      Excluir
  20. Olá!

    Tirei a minha cnh em 96, quando foi para renova fiz a prova gratuita e consegui renovar. Agora está para vencer devido os 5 anos e preciso renovar. Pergunto preciso fazer a prova novamente ou fazer o curso para renovar? Todas as vezes que renovar terei que fazer prova ou fazer curso?
    Favor me dê uma resposta.
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Olá Gláucia,
    Não vai precisar fazer mais nem cursos, nem provas, já que você já fez.
    Daqui prá frente, tem que fazer apenas o exame médico para renovação de 5 em 5 anos.
    Na renovação, entre no site do detran, faça o pré-cadastro, o agendamento e vá ao local escolhido no dia marcado com os documentos solicitados. Pague as taxas, faça o exame médico e pronto.
    Na capital dá para fazer tudo isso no posto de atendimento.
    Siga os passos descritos no artigo acima.

    ResponderExcluir
  22. Roberto, parabéns pela iniciativa e pelo site, pena que sou pobre, senão, patrocinaria você sem dúvida... Isso serve para alguns empresários que entram no site... Vamos Patrocinar esse site! Ele é demais! abraços

    ResponderExcluir
  23. ola,a minha carteira é do estado de Santa catarina e agora resido no estado de minas gerais, eu perdi minha carteira e preciso da 2 via, voce sabe o que eu deveria fazer? muito obrigado de antemao otimo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que pesquisei nos sites dos Detrans de Minas Gerais e Santa Catarina, acho que é o seguinte:

      Se fosse renovação da CNH, o procedimento seria por meio de atendimento presencial no órgão de trânsito de Minas Gerais. Você pagaria as taxas de exame médico, de expedição da carteira e a taxa de importação de prontuário, específica para condutores habilitados em outros Estados e faria a renovação normalmente.

      Agora, segunda via, não será expedida para condutores que não residirem em Minas Gerais. A segunda via terá de ser conseguida em Santa Catarina e pelo que entendi, somente presencialmente.

      Excluir
  24. Roberto, gostaria de saber quanto custa para transferir minha CNH para São vicente, SP. Ela é de Cajamar. SP, e se tenho de fazer agendamento no poupa tempo.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ione,
      A Transferência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o processo necessário para o condutor que passa a ter domicílio ou residência em município numa Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) diferente daquela em que sua CNH está originariamente registrada.

      Neste caso, o condutor deverá transferir o registro de sua CNH para a Ciretran de seu novo município de residência ou domicílio, solicitando o serviço na própria Ciretran de destino.

      Transferência dentro do Estado de São Paulo: para condutor que mudou de município de residência ou domicílio numa diferente Circunscrição Regional de Trânsito, dentro do Estado de São Paulo.Solicitar o serviço na própria Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de destino.

      O custo é o valor da Taxa de Registro da CNH. Hoje está valendo R$ 91.28.

      A transferência não é no Poupatempo, é no Ciretram.

      Excluir
  25. Olá Roberto!! Moro em Portugal e minha CNH venceu em 2010 antes que eu conseguisse transferi-la para ca. Tem como renova-la daqui, ou tenho que ir ao Brasil? Por favor me ajude é urgente. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fagner,
      Acho que não tem jeito não. Renovação da CNH brasileira só mesmo aqui no Brasil. Tem que fazer o exame médico e também o exame biométrico, onde irão recolher as impressões digitais de todos os dedos das mãos.
      Mais uma coisinha, dependendo da data da última renovação, talvez você tenha que fazer, também, o curso de atualização ou fazer a prova de direção defensiva e primeiros socorros, isso se ainda não fez.

      Excluir
  26. Olá sou Marlene estou tentando preencher o pre cadastro par renovar minha CNH mas só dá erro 31, já tentei de tudo e não consigo, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene,
      Às vezes dá pane no site mesmo. Quando fui fazer a minha renovação fiquei tentando durante uns 8 dias até conseguir. Liguei para o Detran e eles não sabiam o que fazer. Continuei tentando e consegui.

      Excluir
  27. Olá, minha carteira esta vencida a mais de 2 meses, recebi e-mail dizendo que vou ter que fazer até o psicotecnico pq automaticamente ela foi cancelada e que essa nova lei não foi divulgada. O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2009) uma resolução do
    Conselho Nacional de Trânsito
    (CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista. Isso confere ou é mais um boato da net?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anônimo,
      Isso é tudo mentira, são boatos que espalham pela net.
      Faça sua renovação normalmente seguindo os passos acima.
      Coisas diferentes disso, somente se você tiver sua CNH suspensa por infrações.

      Excluir
  28. Olá Roberto,
    Minha carta foi suspensa por 60 dias e a entreguei no Ciretran, porém o prazo de validade tb expirou. Como fazer para renová-la? Terei que esperar realizar a prova que me solicitaram, cumprir os 60 dias e só depois renová-la ou há outra maneira?
    Obrigado
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio,
      Um dos pré-requisitos para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é tê-la em situação regular, ou seja, a CNH não pode ter sido cassada ou suspensa.
      O condutor deverá cumprir todos os trâmites para reabilitar sua carteira e torná-la regular para, só depois, ter condições de renová-la.

      Excluir
  29. Ola Roberto, Tudo bem? Perdi meu rg, e tenho o exame de motorista na proxima terça feira, tem como tirar com outro documento, passaporte, cpf, certidao de nascimento, ou não tem como? obrigado, abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá Luis,
    No lugar do RG, também são válidos documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica); documentos de identificação funcional emitidos pelas Polícias Federais e Estaduais; documentos de identidade de Conselhos ou Ordens de Classe.
    Carteira de trabalho com foto e passaporte também costumam substituir o documento de identidade.
    É bom fazer um boletim de ocorrência para evitar problemas futuros.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia
    Me chamo Fabiana e atualmente moro na espanha e transferi minha carteira para lá, aproeitando que Br Espanha sao conveniados. Quando fiz o processo eLEs recolleram minha carteira original ... E agora que estou no br gostaria de sabeR como faço para renovar minha carteira que venceu ha em 2011. Essa carteira da Espanha é valida aqui?
    Muito obrigada pela ajuda
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Fabiana,

      Carteira Nacional de Habilitação para brasileiros habilitados fora do país

      É a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil para que o brasileiro habilitado em um país signatário da Convenção de Viena ou que atenda ao princípio da reciprocidade possa conduzir veículos automotores no Brasil.

      Ao ingressar no país, o condutor brasileiro habilitado no exterior poderá dirigir com a Carteira de Habilitação do país onde foi habilitado (desde que dentro do seu prazo de validade), por até 180 dias.
      Para tanto, além da habilitação, o condutor deve portar o passaporte ou documento que comprove a data de entrada no país.

      No entanto, para conduzir no Brasil após 180 dias da data de ingresso no país, o brasileiro habilitado no exterior deverá solicitar, a qualquer momento, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Brasil, fazendo os exames médicos.

      Caso o brasileiro tenha sido habilitado em país que não seja signatário ou não atenda ao princípio da reciprocidade, será necessário que o interessado faça o exame prático.

      Excluir
  32. tirei minha habilitacao em 2001 vou renovar pela 2ª vez em setembro 2012, sera que tenho que fazer o curso do cfc de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é necessário fazer o curso novamente. Você já o fez quando da habilitação em 2001.

      Apenas os habilitados antes de 22/11/1999, na primeira renovação que fizerem após essa data, deverão realizar o Curso de Atualização para Renovação da CNH (curso teórico de direção defensiva e primeiros socorros) ou realizarem prova gratuita sobre o mesmo assunto na Ciretram.

      Excluir
  33. Olá sr ROberto gostaria de saber caso minha carteira de habilitação e provisória tirei ela hein 2001 No momento estou no japao já venceu faz 11anos ,tem como eu renovar qdo eu voltar para o Brasil ? Eu já perdi Cnh ?terei q fazer tudo de novo pelo zero?obrigado aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua CNH estiver apenas vencida, bastará renová-la, seguindo os passos acima.Não terá que fazer tudo de novo não,apenas os exames médicos e o biométrico.

      Excluir
  34. Olá Sr. Roberto, tenho uma dúvida a ser esclarecida, moro no interior de São Paulo, minha cnh esta para vencer mas ainda tem os 30 dias,qual o local que devo procurar um despachante ou um autoescola para dar a entrada no processo de renovação? Obrigada Maria Lúcia SP/Jaú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Lúcia,

      No interior do estado o serviço é prestado nas Ciretrans

      O procedimento é mais ou menos o mesmo, só que quem é do interior, para fazer o pré-cadastro tem que entrar no seguinte site:

      https://interior.e-cnhsp.sp.gov.br/

      O cadastro será vinculado à Ciretran do município ou da região em que o candidato reside;

      Depois disso, compareça à Ciretran de sua cidade com os documentos de identificação, o comprovante de endereço e o protocolo de agendamento.Será feito o exame biométrico.

      No interior: a Ciretran vai indicar, conforme divisão equitativa, qual médico deverá realizar o exame médico e/ou psicológico, fornecendo o endereço ao candidato.

      Pague a taxa de emissão da renovação da CNH.

      Retorne à mesma unidade de atendimento em que iniciou o processo, trazendo todos os documentos e cópias solicitadas, mais o comprovante de pagamento da taxa do serviço e a Planilha Renach preenchida (entregue pelo médico/psicólogo), comprovando que pode obter sua CNH.

      Retire sua renovação no prazo informado, no local em que solicitou o serviço, ou, caso tenha optado por receber por meio dos Correios, aguarde o recebimento no endereço cadastrado junto ao Detran.SP.

      Em Jaú, o endereço da Ciretran é o seguinte:

      JAÚ - 11º CIRETRAN

      Rua Floriano Peixoto, 555 - Centro - CEP: 17201-100

      Excluir
  35. Sr.ROBERTO PARABENS PELA EXPLICAÇÕES,MAS EU TBM TENHA UMA DÚVIDA,A MINHA CNH VENCE DA QUI ALGUNS DIAS,SÓ QUE EU FIZ ELA EM OSASCO E HOJE EU MORO EM SÃO PAULO E JÁ TENHO QUE RENOVAR,COMO EU FAÇO PARA TRANSFERIR A MESMA PARA SÃO PAULO.

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley,
      Como você tem a carteira registrada no Estado de São Paulo e vai ter que renová-la daqui alguns dias, o procedimento é mais ou menos o mesmo, só que não dá para fazer nos postos do poupatempo, somente nos postos da Armenia, Aricanduva ou Interlagos.
      Os documentos necessários são os mesmos listados aí em cima na postagem e que servem para a renovação.

      Siga esses passos:
      1º. Acesse o site do e-CNH na capital (https://www.e-cnhsp.sp.gov.br/), preencha o pré-cadastro (opção "Renovação") com os dados pessoais, endereço e selecione uma data e horário para comparecer na unidade de atendimento com os documentos descrito acima. Este serviço não é realizado nas unidades do Poupatempo, exceto Ciretran da unidade de Guarulhos.;

      2º Pague a taxa de registro da CNH.(Obs. no caso de transferência deverá ser pago o valor da taxa de registro mais a taxa de expedição da CNH. Agora em 2012 esse valor é 60,85 para registro + 30,43 para expedição, totalizando 91,28)nos bancos credenciados.

      2º. Compareça à unidade para onde será realizada a transferência (na capital, nas unidades Armênia, Aricanduva ou Interlagos) para apresentar os documentos solicitados e pesquisar ocorrências ou problemas no prontuário do condutor e a coleta biométrica;

      3º. Realize o Exame médico (pagamento da taxa diretamente na clínica):
      Na Capital: procure a clínica de seu interesse

      4º. Após aprovação no exame de aptidão física e mental e no exame psicológico (quando necessário), retorne à mesma unidade de atendimento em que iniciou o processo, trazendo o comprovante de pagamento da taxa de Registro da CNH e a Planilha Renach preenchida (entregue pelo médico/psicólogo), comprovando que pode obter sua CNH;

      5º. Retire sua nova CNH no prazo informado pela unidade de trânsito no local em que solicitou o serviço.

      Excluir
  36. Ola sr Roberto,devido esta afastado do servico, o medico perito do inss intimou a entregar minha cnh na ciretran ela esta pra vencer,cat.A/E como devo fazer posso renovar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aníbal,

      São necessários alguns cuidados, por parte de quem está recebendo algum benefício previdenciário por incapacidade (auxílio doença, auxilio acidente ou aposentadoria por invalidez), na hora de renovar a CNH.

      Teoricamente, quem está recebendo auxílio doença ou auxílio acidente, está se tratando e, por conseguinte, está impossibilitado de desempenhar várias atividades, inclusive de lazer. Quem está aposentado por invalidez está totalmente incapacitado, pois se houvesse alguma atividade possível, ele seria reabilitado e não aposentado.

      Ao conceder o auxilio acidente ou auxilio doença ao segurado portador de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) habilitado nas categorias que exercem atividades remuneradas, é normal o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) enviar oficio ao DETRAN (Departamento Estadual do Trânsito) comunicando esse fato e solicitando o recolhimento do documento de habilitação.

      Por isso, antes da renovação da CNH deve-se perguntar ao perito do INSS se a incapacidade para o trabalho exerce alguma influência no ato de conduzir veículos. Se a resposta for positiva, além de não renovar a carteira, é prudente não mais dirigir enquanto a incapacidade e o benefício persistirem.

      O segurado, que for renovar a carteira sem saber se sua incapacidade laboral influi ou não na capacidade de dirigir, deve comunicar ao médico perito de trânsito, que está recebendo benefícios por incapacidade. Cabe a ele decidir se pode ou não conceder a renovação.
      A ausência dessa informação pode induzir o médico perito a erro e isso pode acarretar a cassação da CNH e também a suspensão do benefício.

      Excluir
  37. Ola, Roberto. Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo site. Muito bom! Minha dúvida é a seguinte, minha CNH é do interior de SP (Atibaia). Consigo renovar minha carteira no Poupatempo de São Paulo ou só no Ciretran mesmo?

    Obrigado! Mateus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus,

      É necessário ter domicílio na cidade em que a CNH está registrada.

      Para aqueles que se mudaram para outra cidade e ainda não alteraram esse status na habilitação é necessário solicitar que seja feita a transferência.
      Um dos documentos exigidos para a renovar CNH é o comprovante de residência dessa forma não é possível ter o comprovante de uma cidade e ter registrado na habilitação outra.

      Se você ainda morar em Atibaia vai fazer a renovação e pagará apenas a taxa de emissão da CNH mais os exames médicos.
      Poderá fazer no Poupatempo da capital, mas tem que levar o comprovante de residencia de Atibaia, que é onde a CNH está registrada.

      Se você estiver morando na capital, terá que solicitar o serviço aqui na capital e fazer a transferência da CNH para o novo domicílio.
      O processo é o mesmo, só que terá que pagar além da taxa de emissão, a taxa de registro. Só que esse serviço de transferência não é feito no poupatempo, somente nas unidades Armenia, Aricanduva e Interlagos.

      Nesse caso, siga o procedimento que eu descrevi logo aí em cima no dia 28 de agosto para o Wesley.

      Excluir
  38. PARABENS!!!!! SR ROBERTO,pelo servico desempenhado eslarecendo duvidas de pessoas que como eu teria que consultar um advogado,Obrigado ass..Anibal.

    ResponderExcluir
  39. Sr roberto quero saber dei entra na renovação cnh em 2010 na clinica fiquei de laudo cardiologico. essa semana levei o laudo atual minha cnh vai ter a valide da data atual ou aque eu dei entrada em 2010 obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Olá sobrenatural,
    Geralmente a data de validade da CNH está vinculada à data do exame médico pois, no art 159 parágrafo 10 do CTB (código de Trânsito Brasileiro) está previsto que a CNH está condicionada ao prazo de validade do exame de aptidão física e mental.

    ResponderExcluir
  41. Olá Roberto, primeiramente quero deixar publicado meu elogio pelo serviço de utilidade publica que o Sr vem fazendo, nem mesmo as repartições públicas nos deixam tão inteirados como o seu Blog!!!Parabéns Mesmo!!!

    Bom Roberto mas tbm tenho minha dúvida,estou tirando a cnh pela primeira vez, porém estou fazendo por fora, sem depender de auto-escola, já fiz o pré cadastro biometrico no ciretran SP, já fiz as aulas obrigatórias do CFC, porém agora preciso agendar meu exame teórico no detran, e depois pegar o LADV, até o LADV sei que terei que procurar uma auto escola para aulas práticas e carro p o exame prático, mas gostaria de marcar o exame teórico sozinho sem a auto escola, pois fica dificil ficar na mão dos donos de auto escolas que ganhar um rio de dinheiro explorando nossa falta de informação.
    Desde já agradeço, muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Matheus,
      Obrigado pelas palavras de incentivo.

      Agora que já cumpriu a carga horária, o CFC irá emitir o certificado de conclusão do curso teórico.

      De posse desse certificado, compareça à unidade de atendimento,com o comprovante de pagamento da taxa de exames (teórico e prático) para marcar a prova teórica. (caso tenha contratado um CFC para realizar este procedimento, o mesmo irá à unidade realizar o agendamento do exame)

      - Realize o exame teórico no local, dia e horário agendados;

      - Sendo reprovado no exame teórico, pague novamente a taxa de exames (teórico/prático) e agende novamente o exame teórico;

      - Sendo aprovado, vá a um CFC tipo B ou AB (ver CFCs credenciados) para realizar matrícula em curso prático.

      - O CFC irá imprimir, via sistema, uma LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) e o candidato poderá iniciar seu curso de direção veicular (20 horas-aula) na categoria pretendida.

      - Após a conclusão do curso, o CFC deverá agendar o exame prático junto à unidade de atendimento;

      - Realize o exame prático no local, dia e horário agendados;

      - Sendo reprovado no exame prático, pague novamente a taxa de exames (teórico/prático) e procure novamente o CFC para agendar novo exame prático junto à sua Ciretran;

      - Sendo aprovado, realize o pagamento da taxa de emissão da Permissão para Dirigir e retorne no prazo informado pela unidade de atendimento para retirar sua Permissão para Dirigir (caso tenha acordado com o CFC contratado, retire sua Permissão no próprio CFC).

      Excluir
  42. olá Matheus,
    Obrigado pelas palavras de incentivo.

    Você consegue marcar o exame teórico sozinho.

    Agora que já cumpriu a carga horária, o CFC irá emitir o certificado de conclusão do curso teórico.

    De posse desse certificado, compareça à unidade de atendimento,com o comprovante de pagamento da taxa de exames (teórico e prático) para marcar a prova teórica(caso tenha contratado um CFC para realizar este procedimento, o mesmo irá à unidade realizar o agendamento do exame)

    - Realize o exame teórico no local, dia e horário agendados;

    - Sendo reprovado no exame teórico, pague novamente a taxa de exames (teórico/prático) e agende novamente o exame teórico;

    - Sendo aprovado, vá a um CFC tipo B ou AB (ver CFCs credenciados) para realizar matrícula em curso prático.

    - O CFC irá imprimir, via sistema, uma LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) e o candidato poderá iniciar seu curso de direção veicular (20 horas-aula) na categoria pretendida.

    - Após a conclusão do curso, o CFC deverá agendar o exame prático junto à unidade de atendimento;

    - Realize o exame prático no local, dia e horário agendados;

    - Sendo reprovado no exame prático, pague novamente a taxa de exames (teórico/prático) e procure novamente o CFC para agendar novo exame prático junto à sua Ciretran;

    ResponderExcluir
  43. Olá boa noite. Estou com dúvida: minha habilitação venceu, e já a renovei mas no momento não recebi a nova habilitação. Já faz mais de 40 dias q venceu a minha habilitação; 10/08/2012 mas só agora q a renovei. será q posso viajar com a cnh velha. posso conseguir algum documento q comprove a renovação no site do detran sp. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio,
      Após 30 dias do vencimento sua carteira antiga não vale mais. Você não poderá dirigir com ela pois estará sujeito a multas e apreensões.
      Só dirija após estar com sua carteira renovada na mão.

      Desconheço qualquer maneira que comprove a renovação que não seja a própria carteira renovada.

      Caso tenha solicitado documento em uma das unidades do Detran.SP para recebê-lo por meio dos Correios e queira acompanhar a sua entrega, orientamos que entre nesse link

      http://www.ouvidoria.detran.sp.gov.br/FormularioEletronico.aspx

      para preencher seus dados e abrir uma manifestação junto ao Fale com Detran.SP, que analisará sua solicitação e entrará em contato.

      É necessário informar nome completo, CPF e e-mail ou telefone, além de classificar corretamente sua manifestação (assunto “Habilitação”, motivo “CNH via Correios”) para dar mais agilidade ao atendimento. Sem esses dados, não é possível avaliar o caso ou entrar em contato.

      Caso tenha solicitado seu documento em alguma unidade do Detran ou Poupatempo, favor também informar na sua manifestação.

      Se vai retirar a carteira presencialmente, vá ao posto em que fez a renovação e pegue a carteira, pois normalmente ela fica pronta no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte.

      Excluir
  44. Boa noite gostaria de saber se posso tirar a segunda via do DUDA no banco Itaú? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,
      Para retirar uma segunda via do DUDA pago no Banco Itaú, entre no seguinte link:


      https://ww2.itau.com.br/detranrj/segvia_duda/index.aspx


      Na janela que se abrir, digite seu CPF, o período em que foi pago e aquelas letrinhas para provar que você não é um robô.

      Para quem não sabe, DUDA é o acrônimo de Documento Único do Detran de Arrecadação, utilizado no Detran-RJ.

      Esperamos ter ajudado, continue nos prestigiando com suas visitas ao blog.

      Excluir
  45. Boa tarde !

    Seguindo estes passos fiquei realmente em dúvida do porque já não posso após Cadastrar/Agendar e no dia em que for fazer o exame biométrico já levar o exame médico e a taxa paga da CNH.

    Ali, no 3o. passo, depois que é feito o biométrico, vc diz para ir atrás do exame médico e da taxa da cnh.

    Porque não pode ser feito isso antes ou concomitantemente?

    Para fazer o exame médico e a taxa da cnh preciso ter o protocolo do biométrico??

    Gostaria de ir apenas uma vez neste lugar. É possível??

    Saudações;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luizinho,
      Por um erro de sequência,Respondi primeiro a sua outra pergunta que está logo aí em baixo. Leia. A única maneira de fazer tudo no mesmo dia é essa.
      Para fazer a renovação, é necessário fazer o cadastro e o biométrico. Antes desse passo, você não existe no sistema do Detran.
      Depois do cadastro, o exame médico pode ser feito nos médicos autorizados de sua preferência e as informações serão inseridas no sistema "on-line".
      As taxas você pode pagar no instante que quiser, pois basta o número do seu CPF e o serviço que deseja fazer (no caso, renovação da CNH).
      Como eu te expliquei na resposta logo aí abaixo, nos Poupatempo que tem posto do Detran dá para fazer tudo no mesmo dia e sequencialmente, sem maiores transtornos.

      Excluir
  46. É possível ir apenas uma vez no local determinado(biométrico) ou terei obrigatoriamente de pagar a taxa(inclusive correio) e fazer exame médico somente após o biométrico?

    Só queria ir apenas uma vez neste local...É possível???

    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Carlos,
      É possível sim.
      Nos postos do Poupatempo que têm postos do Detran-SP você faz tudo no mesmo local e no mesmo dia. Basta fazer o agendamento pelo site e levar a documentação necessária no dia agendadado. No Poupatempo da Sé, por exemplo, dá para fazer tudo, inclusive os pagamentos das taxas, no mesmo dia.
      Depois, é só voltar no mesmo local onde deu entrada e pegar a carteira pronta.

      Excluir
  47. Olá Roberto,

    Muito boa a sua orientação, mesmo assim ainda tenho uma dúvida:
    Estou renovando a CNH da minha mãe, já fui ao Detran com ela, coletaram as digitais, tiraram a foto, ela já fez o exame médico e vou pagar a taxa no Banco do Brasil agora R$ 41,43 pois quero que enviem a carteira pelo Correio. O que faço depois? Tenho que retornar ao Detran com ela? Ou posso fazer isso sozinha? Tem outro lugar que eu possa ir? Chegar na estação Armênia foi uma aventura, não quero que minha mãe passe por isso de novo.

    Obrigada!

    Um abraço,
    Patrícia
    patfurquim@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia,
      Segundo as orientações do DETRAN, essa documentação tem que ser entregue na mesma unidade em que iniciou o procedimento. Então, tem que ser na Armênia mesmo.

      Se você tivesse ido (feito o pré-agendamento) ao poupatempo SÉ, por exemplo, daria para fazer tudo no mesmo local e na mesma hora, inclusive o exame médico e os pagamentos das taxas.

      Quanto à entrega da documentação, como sua mãe já fez tudo o que tinha de fazer que exigisse sua presença física (biométrico, exame médico)e já está com tudo na mão (Renach, taxas pagas), teoricamente, você como filha pode entrega-la sem a necessidade da presença de sua mãe.

      Digo teoricamente,porque Eu, particularmente, não tive experiência nenhuma sobre casos como esse, mas acho que vale a pena tentar.

      Veja o que diz a portaria do Detran 1.288, de 25 de outubro de 2011:

      "Pessoas aceitas para obtenção de serviços e retirada de documentos no Detran/SP

      - Apenas o cidadão solicitante em casos que seja exigida sua presença física (coleta biométrica, realização de provas teóricas e práticas, realização de exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica, entre outros);

      - Cidadão solicitante, cônjuge, companheiro, pais, irmãos e filhos, mediante apresentação de documento original que comprove o parentesco ou estado civil (RG, certidão de casamento ou escritura de união estável, certidão de nascimento);

      - Procurador mediante apresentação de instrumento particular (conforme Anexo II), assinado pelo outorgante (cidadão que esta sendo representado), e emitida em até 3 (três) meses imediatamente anteriores a data da solicitação, ou através de instrumento público dentro de seu prazo de vigência;

      O procurador, para sua identificação, deverá apresentar um dos documentos de identificação pessoal aceitos para obtenção de serviços no Detran/SP listados nesta Portaria."

      Portanto, acho que, segundo a portaria, você como filha pode fazer a entrega simples da documentação. Boa Sorte.

      Se conseguir (ou não), comente aqui, para que mais pessoas fiquem sabendo dessa sua experiência.

      Um abraço.


      Excluir
  48. Minha cnh venceu e fique 5 anos sem renovar como faço tenho que fazer tudo de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      Não tem que fazer tudo de novo não.
      Tem que fazer o processo normal de renovação.
      Mas atente para o seguinte:

      1) O condutor também deve ter realizado curso de atualização para renovação da CNH no CFC-A ou ter feito a prova de direção defensiva e primeiros socorros na circunscrição regional de trânsito.
      Se você não o fez tem que fazê-lo antes da renovação.

      2)A renovação é feita na circunscrição de trânsito em que sua CNH está registrada. Se você estiver domiciliado em outro local, é necessário fazer a transferência.

      Excluir
  49. Ja sei que vai ser a mesma pergunta, mas ainda tenho uma duvida

    eu moro Na Europa ha mais de 6 anos e vou voltar de ferias agora para Sao Paulo, e queria renovar minha CNH que esta vencida desde de 2010!
    Como esta nao vai ser minha primeira renovaçao, tambem terei que fazer a prova ou o curso?

    para voce entender melhor, eu tenho minha CNH desde 1997, a renovei 2 vezes e essa seria 3 renovaçao! Pergunto porque meus pais, irmaos, cunhados... todos nao sabem que prova e essa...

    Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valmir,

      A prova de primeiros socorros e direção defensiva ou o Curso de Atualização é exigido para todos os motoristas que se habilitaram antes de 22/11/1999. Quem tirou sua carteira depois disso, já fez esses cursos na própria preparação e não precisa mais fazer.

      Quem se habilitou antes de 1999 e já renovou sua carteira depois de 22/11/2005, com certeza já fez a prova ou o curso, pois em todas as renovações depois disso foi exigido a realização dessa prova ou curso.

      Não importa quantas vezes você renovou e sim quando você renovou pela última vez.

      Se foi depois de 22/11/2005 sua última renovação, você muito provavelmente já fez essa prova ou curso e não precisará mais fazer.

      Se sua última renovação foi antes de 22/11/2005, você muito provavelmente não fez a prova ou o curso e terá que fazê-lo antes da renovação.

      Dê uma verificada nessas datas. Se sua CNH realmente venceu em 2010, significa que ela foi renovada em 2006 (4 anos de validade) e , se assim for, provavelmente já foi feito a prova ou o curso.

      Caso ainda não tenha feito a prova ou o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, agende a prova (que é gratuita) na própria Ciretran ou dirija-se a um CFC credenciado (veja CFCs credenciados no site do Detran.SP) e realize o curso.

      Obs: o Detran.SP realiza as provas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros gratuitamente. O condutor deve estudar por meio das apostilas disponibilizadas no site do órgão. No caso de reprovação na prova realizada na Unidade de Trânsito, dirija-se ao CFC-A de sua escolha para realizar o curso de atualização. Caso necessário, o reagendamento do exame teórico é gratuito, bastando solicitá-lo pessoalmente na Unidade de Trânsito.

      O curso no CFC (auto escola) é pago e eles fazem a tramitação.

      Após regularizada a situação da prova ou do curso, a renovação é feita seguindo o esquema descrito na postagem.

      Excluir
  50. olá senhor roberto ,queria que me enformasse qual os tipos de exames são feitos para renovar a habilitaçao ,e nestes exames tambem tenho que fazer exame de vista novamente para renovar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmilson,
      Na renovação da CNH, em primeiro lugar tem que fazer o exame biométrico, que é onde se tira as impressões digitais e a foto.

      Depois tem que fazer o exame médico propriamente dito, onde é feito o exame de vista.O exame de vista sempre é feito em todas as renovações.

      Por fim, dependendo da categoria da habilitação (se for profissional) tem que fazer também o exame psicotécnico.

      Excluir
  51. ola,sou estrangeiro ja residente e com visto permanente. Tinha carteira internacional,mas como passei a morar aki tentei tirar carteira porem como nao entendia ainda bem o portugues resolvi cancelar processo. Agora estou tentando junto detran excluir esse processo pois ja esta cancelado e vencido. Gostaria de saber se for do seu conhecimento, quanto tempo leva o SERPRO pra excluir pois tenho urgencia pra abrir outro processo porque preciso da carteira pra dirigir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anônimo,
      Sinceramente não sei te falar sobre esse prazo. Na verdade, não entendi bem por que é que precisa excluir um processo já cancelado e vencido.

      Pelo que pesquisei no site do Detran-SP, os estrangeiros que têm CNH dentro do prazo de validade e que foi tirada em um dos países signatários da convenção de Viena tem que registrar sua carteira no Detran, acessando o portal do Detran, escolhendo a opção "Registro de CNH Estrangeira" e preenchendo o cadastro que será vinculado à Ciretran do Municipio em que o candidato reside. Depois deve-se comparecer à Ciretran do município para apresentar os documentos solicitados e o protocolo de atendimento.
      Após a aprovação dos documentos e pré-requisitos na triagem, fazer a coleta biométrica na própria unidade. Depois disso, fazer o exame médico, o exame psicológico e pagar todas as taxas. Aprovado em tudo isso a CNH será emitida e poderá ser retirada na unidade de trânsito.


      Quem tem carteira dentro da validade e emitida por país não signatário da convenção de Viena, pode registrar sua CNH, seguindo os mesmos procedimentos anteriores só que tem de fazer o exame de direção também. Não é necessário fazer aulas.

      Quem não se enquadra nesses casos precisa fazer o procedimento de uma CNH nova, com aulas teóricas, de direção, etc.

      Excluir
  52. Bom dia Roberto:

    No dia 30/10, entreguei toda a documentação necessária para renovação da minha CNH. Me disseram que era só esperar a entrega via correio mas, já se passaram 2 semanas e nada. Você saberia me informar quanto tempo demoraria ainda?? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Quem solicitou o documento em uma das unidades do Detran.SP para recebê-lo por meio dos Correios e queira acompanhar a sua entrega, orientamos que entre nesse link:

      http://www.ouvidoria.detran.sp.gov.br/FormularioEletronico.aspx

      para preencher seus dados e abrir uma manifestação junto ao Fale com Detran.SP, que analisará sua solicitação e entrará em contato.

      Normalmente, os Correios demoram uns 15 dias para entregar.

      Excluir
    2. Sr. Roberto:
      Já preenchi o formulário 2 vezes e até agora não houve contato porém, acho que está dentro do prazo de acordo com o que o Senhor me respondeu. A demora maior é do correio e não do Detran. Muito obrigado pela ajuda.
      Atenciosamente,

      Excluir
  53. Olá, estou com a carteira vencida a quase um ano, ja tentei renovar no poupatempo mas a mulher disse não ser possível por eu ter uma mudança de categoria em aberto. Bom, essa mudança de categoria surgiu a 5 anos atras mais ou menos pq qdo eu estava com a permissão para direção categoria B resolvi pegar a definitiva de moto tb. Okay, acontece que não passei no exame da de moto, então resolvi ficar apenas com a de carro.

    Eu achei que isso teria se resolvido sozinho (por causa do tempo e por que eu ja havia pego a definitiva de carro). Acontece que não consigo renovar minha CNH por causa dessa pendência, na auto escola que dei entrada da mudança ela diz que não pode mexer em nada pq o sistema deles mudou em 2009, ou seja, de 2009 para tras eles não podem mexer em nada. Gostaria de saber se vc sabe como eu devo proceder. Moro em Campinas - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá NC,

      Infelizmente não sei como te ajudar nesse caso. vou dar uma pesquisada, se descobrir coloco aqui.

      Excluir
  54. Sr. Roberto: è o jose adonilton
    eu tirei minha abilitaçao em sao paulo em 1997, renovei em
    juazeiro do norte ,com validade atè 20/07/2012. perdi a horiginal .e estou morando em guarulhos meu rg foi feito em 2001
    o que devo fazer primeiro
    devo fazer o boletim de ocorrencia?eu tenho que fazer outro rg ?
    tenho que fazer a tranferenciada da abilitaçaode novo ?
    quanto sera que vou gasta mais ou menos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Adonilton,

      Em primeiro lugar, é sempre bom fazer um boletim de ocorrência quando se perde um documento. Leve esse boletim quando for renovar, para comprovar que você não tem mais o original, pois normalmente eles pedem a carteira anterior.

      A emissão da carteira de identidade é de responsabilidade de cada Estado da federação, mas sua validade é em todo o território nacional.Se você tiver o RG, não é necessário tirar outro.

      Como sua carteira está registrada em outra localidade,e você irá renová-la aqui em Guarulhos no Estado de São Paulo, você deverá fazer o processo de Transferência da CNH na hora da renovação.

      Além das taxas dos exames (R$ 60,85 o exame médico e R$ 70,99 o psicotécnico caso necessite) terá que pagar a taxa de registro mais a de transferência, que agora em 2012 está R$ 91,28.

      Excluir
  55. Preciso renovar minha CNH, mas estou em otro estado alguem sabe me dizer se posso ir no detran da onde eu estou e renovar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anônimo,
      Para renovar a carteira em um local diferente de onde ela está registrada, você terá que fazer a transferência da CNH para o novo domicílio.

      A Transferência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o processo necessário para o condutor que passa a ter domicílio ou residência em município numa Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) diferente daquela em que sua CNH está originariamente registrada.

      Neste caso, o condutor deverá transferir o registro de sua CNH para a Ciretran de seu novo município de residência ou domicílio, solicitando o serviço na própria Ciretran de destino.

      Confira o procedimento no DETRAN de seu novo estado.

      Excluir
  56. Mui Grato pelos esclarecimentos Srº Roberto, parabéns pelo website!

    ResponderExcluir
  57. renovei minha cnh em 2007 e venceu em dezembro de 2012. Minha duvida eh : preciso fazer Prova ou curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sr. anônimo,

      A prova de primeiros socorros e direção defensiva ou o Curso de Atualização é exigido para todos os motoristas que se habilitaram antes de 22/11/1999. Quem tirou sua carteira depois disso, já fez esses cursos na própria preparação e não precisa mais fazer.

      Quem se habilitou antes de 1999 e já renovou sua carteira depois de 22/11/2005, com certeza já fez a prova ou o curso, pois em todas as renovações depois disso foi exigido a realização dessa prova ou curso.

      Não importa quantas vezes você renovou e sim quando você renovou pela última vez.

      Como sua última renovação foi depois de 22/11/2005 você muito provavelmente já fez essa prova ou curso e não precisará mais fazer.

      Quem fez a última renovação antes de 22/11/2005, muito provavelmente não fez a prova ou o curso e terá que fazê-lo antes da renovação.

      Excluir
  58. Roberto Parabéns pelo excelente serviço prestado em sua página. Meu caso é algo complicado pois passei por diversos constrangimentos no INSS. O caso foi seguinte: Estou de auxilio-doença a mais de um anos e nesse período minha cnh venceu e sem que soubesse que teria problemas, pois nesse pais não somos avisados de nada, sendo assim renovei a CNH. Quando fui fazer nova pericia o Perito atentou para esse detalhe e me falou que eu poderia ser suspenso..o problema é que estou na fila de espera para uma cirurgia que pode durar até cinco anos... O perito do Detran tirou minha pressão e fez o exame de de vista e mais nada, dai pergunto é legal eles suspenderem o beneficio ? a dor de minha doença é controlada por remédios e posso dirigir normalmente sem perigo algum um carro automático..quer dizer o auxilio doença seciaria o direito de ir e vir..? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,
      São necessários alguns cuidados, por parte de quem está recebendo algum benefício previdenciário por incapacidade (auxílio doença, auxilio acidente ou aposentadoria por invalidez), na hora de renovar a CNH.

      Teoricamente, quem está recebendo auxílio doença ou auxílio acidente, está se tratando e, por conseguinte, está impossibilitado de desempenhar várias atividades, inclusive de lazer. Quem está aposentado por invalidez está totalmente incapacitado, pois se houvesse alguma atividade possível, ele seria reabilitado e não aposentado.

      Ao conceder o auxilio acidente ou auxilio doença ao segurado portador de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) habilitado nas categorias que exercem atividades remuneradas, é normal o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) enviar oficio ao DETRAN (Departamento Estadual do Trânsito) comunicando esse fato e solicitando o recolhimento do documento de habilitação.

      Por isso, antes da renovação da CNH deve-se perguntar ao perito do INSS se a incapacidade para o trabalho exerce alguma influência no ato de conduzir veículos. Se a resposta for positiva, além de não renovar a carteira, é prudente não mais dirigir enquanto a incapacidade e o benefício persistirem.

      O segurado, que for renovar a carteira sem saber se sua incapacidade laboral influi ou não na capacidade de dirigir, deve comunicar ao médico perito de trânsito, que está recebendo benefícios por incapacidade. Cabe a ele decidir se pode ou não conceder a renovação.
      A ausência dessa informação pode induzir o médico perito a erro e isso pode acarretar a cassação da CNH e também a suspensão do benefício.

      Excluir
  59. Ao Fazer meu exame de renovação me foiaplkicado um exame de presão aretrial, um prova escrita e o exame de vista, a perita do detram pediu para que eu andadsse e eu lhe falei sobre a minha deficiencia na perna..ela disse que naõ teria problema, mas não falei que estava de auxilio doença. Agora como se trata de um documento pessoal e legamente conmtitucinal eles não podem medir a minha capacidade trabaho por ele..pois tomo remdios pra dor quando saio. Moro em ujm locla de dificil acesso e se não fopr o carro não posso nem ir a pericia so INSS e nem medicos..na cidade. Acho que cada caso é um caso..o porlme pe que eles não entendem e generalizam. Minha profissão não é motorista. O que fazer agoira..pois minha doença levará pelo menos quantro anos em uma fila por portese no SUS. Boa noite e obrigado amigo

    ResponderExcluir
  60. Bom dia.
    Meu agendamento para renovação da CNH está marcado para às 18:00, em uma unidade do Poupatempo. Gostaria de saber se o pagamento da taxa é realizado lá mesmo, ou devo levar a guia paga?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sr. anônimo ou sra. anônima,

      Recebimento de taxas e tributos referentes a serviços oferecidos no Poupatempo - Banco do Brasil - Nos postos do Poupatempo:

      As taxas, tributos ou tarifas devem ser pagos à vista, em:
      - Dinheiro
      - Cartão de débito do Banco do Brasil

      O horário de atendimento é exatamente o mesmo horário de atendimento do posto do Poupatempo.

      No Poupatempo Sé , por exemplo, as taxas são recebidas das 7:00 às 19:00 de segunda a sexta-feira e das 7:00 às 13:00h aos sábados.

      Excluir
  61. BOM DIA.
    PARABÉNS PELO SITE,TUDO MUITO BEM EXPLICADO.
    GOSTARIA DE SABER SE PROVA DE AVALIAÇÃO E PROVA DE ATUALIZAÇÃO É A MESMA COISA.
    AGENDEI PARA RENOVAÇÃO DA MINHA CARTEIRA,QUE JÁ ESTA VENCIDA DESDE 1999,AO FAZER ESSE AGENDAMENTO APARECEU QUE É NECESSÁRIO FAZER PROVA DE AVALIAÇÃO CONFORME RESOLUÇÃO 168 DO CONTRAN,COMO É FEITA ESSA PROVA ...ESTOU CONFUSA ,ME EXPLIQUE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá dona anônima,

      Segundo a resolução 168 do Contran, para renovar a carteira de habilitação, o condutor deve ter realizado curso de atualização para renovação da CNH no CFC-A ou ter feito o exame de direção defensiva e primeiros socorros na circunscrição regional de trânsito.

      Essa atualização é exigida para o condutor que tiver sido habilitado antes de 22 de novembro de 1999, e não tiver realizado a renovação de sua CNH no período entre 22 de novembro de 2005 e a presente data.

      Pelo jeito você ainda não realizou a prova ou o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros (que é a tal prova de atualização). Agende a prova (que é gratuita) na própria Ciretran ou dirija-se a um CFC credenciado (veja CFCs credenciados no site do Detran.SP) e realize o curso.

      Quem faz o curso nos CFCs (pago) não precisa realizar a prova.

      O Detran.SP realiza as provas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros gratuitamente. O condutor deve estudar por meio das apostilas disponibilizadas no site do órgão.
      No caso de reprovação na prova realizada na Unidade de Trânsito, dirija-se ao CFC-A de sua escolha para realizar o curso de atualização.
      Caso necessário, o reagendamento do exame teórico é gratuito, bastando solicitá-lo pessoalmente na Unidade de Trânsito.

      É necessário, também, realizar as avaliações médicas e o exame biométrico (impressões digitais e foto).

      Excluir
  62. Olá, a CNH de um funcionário da empresa em que trabalho vence em abril, ele tem 10 pontos (2 multas por não usar cinto de segurança) agora ele levou outra multa por transitar acima da velocidade, porém a multa veio no nome da empresa, se transferir para o nome dele aumentara para 14 pontos. Ele poderá renovar a CNH normalmente ou terá que fazer alguma reciclagem? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro R,
      O motorista pode renovar sua carteira normalmente, desde que sua CNH esteja em situação regular, ou seja não esteja cassada, nem suspensa.
      Em ambos os casos, ele ficará impedido de dirigir por um certo período e terá de fazer o curso de reciclagem para poder renovar.

      No caso que você está com dúvida, seria a suspensão por pontuação.
      Isso acontece, quando o condutor atingir a contagem de 20 pontos ou mais em seu prontuário, em um período de 12 meses, é o caso da Suspensão por Pontuação.

      Nesse caso, o condutor não poderá dirigir por um determinado período e deverá fazer o curso de reciclagem para condutor infrator.

      Pelo que você falou, o funcionário alcançará 14 pontos. Isso não suspende a CNH, portanto a renovação é normal.

      Excluir
  63. Prezado.Roberto.

    Estou tentando realizar o pré cadastro mas o espaço de endereço não esta disponível.por qual motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sr ou sra. Anônimo,
      Deve estar acontecendo algum problema no sistema.

      Excluir
  64. Olá Roberto, boa noite!
    Primeiramente quero parabenizá-lo pela iniciativa, suas informações são muito úteis. Sou de São Paulo e estou fazendo a renovação da minha carteira, preciso fazer a prova de primeiros socorros e direção defensiva, porém estou com uma dúvida, como faço para realizar essa prova? Preciso me dirigir até a Ciretran? Ou posso agendar pela internet a prova? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,

      Há duas maneiras para se fazer o processo dessa atualização:

      1- O condutor pode realizar um curso de atualização para renovação da CNH em qualquer CFC-A (Centro de formação de condutores).
      Nesse caso, é necessário frequentar aulas na auto escola e pagar por isso.É só ir em alguma auto-escola, frequentar as aulas e o problema está resolvido, mas o serviço é pago.

      2- O condutor pode realizar um exame de direção defensiva e primeiros socorros na Circunscrição regional de trânsito.
      Nesse caso, O Detran.SP realiza as provas de Direção Defensiva e Primeiros Socorros gratuitamente. O condutor deve estudar por meio das apostilas disponibilizadas no site do órgão.
      A prova (que é gratuita) deve ser agendada na própria Ciretran.
      Se o condutor for reprovado no exame realizado na unidade de trânsito, deverá freqüentar, obrigatoriamente, as aulas em um CFC-A.
      No caso de não comparecimento, o reagendamento do exame teórico é gratuito, bastando solicitá-lo pessoalmente na Unidade de Trânsito.

      Caso queira ver o material que o DETRAN-SP disponibiliza para estudos veja nesse endereço a apostila de direção defensiva

      http://www.detran.sp.gov.br/wps/wcm/connect/5b1f94c7-ee70-43a2-9789-5cd219e6f895/DIRECAO_DEFENSIVA16112010+e+detran.pdf?MOD=AJPERES

      e nesse a apostila de primeiros socorros

      http://www.detran.sp.gov.br/wps/wcm/connect/37893554-ed5e-408b-8ecc-12b9d6d5362a/NOCOES_1_SOCORROS+e+detran.pdf?MOD=AJPERES

      Bons Estudos


      Lembre-se, se você foi habilitada depois de 22/11/1999, não precisa fazer essa atualização, pois ela já foi feita quando de sua primeira habilitação.

      Caso tenha sido habilitada antes disso, mas já tenha feito alguma renovação depois de outubro de 2005,também não precisa fazer, pois todas as atualizações feitas depois dessa data, obrigatoriamente necessitaram da atualização.

      Caso não se encontre em nenhuma dessas situações, ou seja, foi habilitada antes de 22/11/99 e não realizou nenhuma renovação depois de outubro de 2005, você terá de fazer a atualização utilizando-se de uma das maneiras descritas acima.
      Espero ter conseguido tirar suas dúvidas.

      Excluir
  65. Muito obrigada pelas informações. Realmente, eu necessito realizar a prova, pois minha primeira habilitação foi em 06/99 e a última renovação em 06/05. Já fiz todos os processos necessários no poupatempo (exame médico, biométrico e o pagamento das taxas), só falta mesmo a prova para eu pegar a minha carta.
    Mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Parabéns Roberto, vou renovar minha carteira de habilitação no dia 13/06/13,quando tirei pela primeira vez fiz o exame de vista e estava ok, só que neste mês renovei minha consulta e o médico passou óculos, e ai vai ter algum problema quando for renovar a carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar,
      Não vai ter problema nenhum, a única coisa é que se no exame médico do DETRAN for constatada a necessidade de uso de lentes corretivas, a sua carteira terá uma anotação (ou um código) que dirá dessa necessidade e você sempre terá de dirigir com lentes corretivas.

      Excluir
  67. Olá Sr Roberto, preciso renovar minha carteira de habilitação e entrei no site do Detran e preenchi o pré cadastro, minha impressora não imprimiu o formulário no momento e quando reiniciei o computador e precisei preencher novamente o pré cadastro, aparece uma msg dizendo que eu já fiz o pré cadastro, mas não aparece mais opção de imprimir e nem meus dados preenchidos...conclusão, não tenho o pré cadastro impresso, nem protocolo de agendamento...como faço para obter esses documentos?!obrigada! Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Tente o seguinte:

      Entre no site em que você fez o agendamento.
      http://www.e-cnhsp.sp.gov.br/
      Do lado esquerdo, na aba Serviços ao cidadão, tem um item “Consultar agendamento”. Clique nele.
      Na página que se abrir, coloque seu CPF e clique em pesquisar.
      Deverá abrir a página com os dados do seu agendamento.
      Espero que resolva.

      Excluir
  68. Bom dia, Sr Roberto eu estou com problemas para renovar minha CNH, pois o INSS mandou um notificado pedindo para o CIRETRAN recolher minha CNH, por conta do auxilio doença, mas fiquei sabendo que eles só pode fazer isso se o beneficiário for motorista profissional e minha CNH é "B" então pedi para minha médica fazer uma carta para que eu recuperasse minha CNH, passei pelo médico autorizado do DETRAN que me diz que estou apto a dirigir carro com direção hidráulica e cambio automático, já com os documentos em mãos fui passar pelo poupa tempo que me disse que tem uma restrição, com uma OBS.: CADASTRADO SOMENTE NO E-CNH, o que eu tenho de fazer para conseguir minha CNH de volta? Obrigado! Gustavo

    ResponderExcluir
  69. Olá Gustavo,

    O segurado, que for renovar a carteira sem saber se sua incapacidade laboral influi ou não na capacidade de dirigir, deve comunicar ao médico perito de trânsito, que está recebendo benefícios por incapacidade. Cabe a ele decidir se pode ou não conceder a renovação.
    Parece-me que, no seu caso, está tudo OK. Talvez você tenha que ir diretamente em um posto do CIRETRAN para desbloquear essa restrição.

    Leia meu artigo "Renovação da CNH x Benefícios Previdenciários" onde comento sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde s.r Roberto meu chará!! moro em sta catarina tenho 44 anos e possuo cnh desde os 18 anos, minha primeira habilitação fiz quando morava no interior de são paulo e valeu por 20 anos depois de vencida renovei e agora esta vencendo de novo, pergunta vou ser obrigado a fazer algum curso ou prova, na renovação passada só fiz exame de vista??

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,
      O curso ou a prova de primeiros socorros e direção defensiva é exigida para o condutor que tiver sido habilitado antes de 22 de novembro de 1999, e não tiver realizado a renovação de sua CNH no período entre 22 de novembro de 2005 e a presente data.

      Entretanto, essas informações são relativas ao DETRAN-SP que são as que conheço.

      Para o Detran de Sta Catarina, parece que é diferente. Dei uma pesquisada e vi que no site deles está escrito o seguinte:

      "Todo condutor que não requereu formalmente ao órgão executivo de trânsito a inclusão em seu prontuário deste curso ou da prova, até a data de 14 de outubro de 2007, deverá fazer a prova ou curso, ou apresentar certificado do curso de atualização, ou de reciclagem para motorista infrator, ou de motorista especializado".

      Precisa ver se você fez esse requerimento ou não. Se não, terá de fazer o curso ou a prova.

      Excluir
    2. muito grato pelas informações. Roberto Marques

      Excluir
  71. Roberto, preciso renovar minha carterinha de Habilitação, porém possuo 13 pontos, posso renovar normalmente ?
    A única maneira que não poderia era se tivesse cassada, correto ?
    Obrigado pelo passa-a-passo.

    Att,
    Jonathas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jonathas,
      Para renovar a CNH, é necessário que ela não esteja suspensa ou cassada.

      A suspensão se dá por pontuação (se o condutor atingir 20 pontos num período de 12 meses) ou por multas auto-suspensivas (dirigir sob influência de álcool, transitar em velocidade superior à máxima em mais de 50%, dentre outras previstas no CTB)

      A cassação se dá em três casos: 1)se o condutor suspenso for apanhado dirigindo. 2)condutor condenado judicialmente por delito de transito. 3)No caso de reincidência, no prazo de 12 meses, nas infrações previstas no inciso III do Art. 162 e nos Arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

      Como no seu caso, você "só" tem 13 pontos, sua renovação se dá normalmente.

      Excluir
  72. Bem fiz o agendamento pela internet para fazer o exame biometrico e tirar a foto no CIRETRAN de minha cidade pois aqui não há poupatempo foi agendado pra daqui 22dias quero cancelar esse agendamento oquê devo fazer pra agendar no poupa tempo de outra cidade quais os documentos devo levar quanto gastarei e quantas vezes vou precisar ir até o poupa tempo já que minha carta foi tirada em 1995 Obrigado e um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. anônimo,
      A renovação tem que ser feita no Ciretran de residência do condutor.
      Para ser feita em outro município, o condutor deverá, antes, fazer a transferência da habilitação para esse município.
      Os documentos necessários para a renovação estão descritos aí em cima na postagem.

      Excluir
    2. Grato pela informação mais vou esperar e fazer tudo pelo ciretran mesmo quanto gastarei em dinheiro fazendo tudo por conta mesmo?

      Excluir
    3. Olá,
      Para fazer a renovação você terá que pagar a taxa de expedição da CNH (31,96 hoje); taxa do exame médico (63,92 em 2013) e se for o seu caso a taxa do exame psicológico (74,57 em 2013).

      Excluir
    4. Muito grato foi uma ajuda valorosa um abraço

      Excluir
  73. Boa tarde, eu tenho 75 anos e minha carteira de motorista tem vencimento 26 de Março 2013. Moro a Rio e Paguei 101 reais de Duda pela renovaçào, mas o Detran de Città America na Barra mi disse que eu estou esente porque o Duda se paga atè 65 anos. Mesma coisa foi no 2010 quando paguei 137 reais de Duda para alterar o converter a carteira da italiana a brasileira e que o Detran no centro do Rio onde io devo fazer esame oculista, deve mi devolver todo o dineiro que paguei com Duda. Ta certo? Quando eu vou em centro, preciso trazer copia documento de CPF, C.I. e copia de gas o Luz? e fotos? Obrigado por l'atençào. Desculpe a scrittura mas eu sou italiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Está certíssimo. Eles têm de devolver o dinheiro sim. entre com o processo de devolução.

      De acordo com a lei estadual 4.085, de 10 de março de 2003, idosos, a partir de 65 anos, estão isentos do pagamento do DUDA.

      Quanto aos documentos necessários são esses mesmos, a menos das fotos que não são necessárias. Leve também a carteira de habilitação vencida.

      Excluir
    2. muito grato por mi responder, brigado

      Excluir
  74. amigo como faço pra tirar a boleta para pagar este duda?me explica ai,pois nao estou conseguindo tirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Entre no site do Detran-RJ. Na página inicial tem um quadrado escrito Bradesco. Nesse quadrado tem uma linha escrito DUDA. Clique sobre essa palavra e você irá para uma página do Bradesco. Nessa página tem uma linha escrito TRIBUTOS. Abaixo dela tem uma linha escrito DETRAN-RJ - GRD, DUDA E GRM. Clique sobre ela e você entrará na página para gerar o boleto. Clique no botão GERAR BOLETO e na página que se abrir marque a bolinha DUDA e clique em continuar. Na página que se abrir marque a bolinha do serviço que necessita e continue até obter o boleto.

      Excluir
  75. posso fazer o exame e pagar a taxa antes de ir na data agendada e ja levar tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica,
      A taxa dá para ser paga antes.
      O exame médico só dá para fazer depois do biométrico, que será feito na data agendada.

      Excluir
  76. Olá, moro no Embu das Artes ,posso renovar minha habilitação em são paulo, a mesma foi tirada em são paulo a primeira vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      O serviço de renovação deve ser solicitado na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de residência do condutor.
      É necessário o comprovante de residência.

      Verifique o local de registro de sua CNH (o qual consta no documento, no campo local), pois, em caso de mudança de endereço para município de outra Circunscrição Regional de Trânsito, acesse o procedimento de Transferência da Habilitação.

      Se sua CNH for de São Paulo e você comprovar residência em São Paulo poderá fazer no Poupatempo em São Paulo.

      Se sua CNH for de São Paulo e você não comprovar residência em São Paulo terá que transferi-la para o local onde comprove residência.

      Excluir
  77. Olá Roberto, vou renovar minha CNH pela primeira vez em Setembro deste ano, estou confusa, será preciso fazer provas teóricas e praticas? Pode me dizer o que realmente vou precisar fazer?
    Desde já agradeço e aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela,
      Se você vai renovar pela primeira vez, significa que tirou sua CNH há 4 anos.
      Então você não precisa mais fazer a prova de primeiros socorros e direção defensiva.
      Também, não precisará fazer nenhuma prova teórica ou prática.

      Apenas precisará fazer os exames médicos e o exame biométrico, que nada mais é do que a obtenção de suas impressões digitais e sua foto.

      Siga os passos que expliquei na postagem. Faça o agendamento pelo site e pague as taxas.
      Se você agendar em um poupatempo, dá prá fazer tudo no mesmo local.

      Excluir
  78. Oi,bom dia...Hj a minha cnh sumiu na rua,fiz 1 b.o. e tenho 1 xerox da cnh perdida,vou fazer a 2° via,só q daqui a 6 meses minha cnh vai vencer,eu posso fazer a renovação já agora?Vou ser obrigado a pedir a 2° via e daqui a 6 meses a renovação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio,
      A renovação da CNH pode ser feita no máximo 30 dias antes do vencimento. Somente em casos excepcionais poderá ser realizada antes de 30 dias do término do prazo de validade, devendo o interessado apresentar na unidade de trânsito de registro da CNH documentos que comprovem o motivo (passagem aérea, contrato de trabalho no exterior etc.).

      Sendo assim, acho que você tem que pedir a segunda via mesmo.Mas, é muito simples tirá-la, não precisa nem ir a um posto do DETRAN, dá para solicitar online e ele entregam em casa. Só tem que pagar a taxa de R$ 42,96 e eles entregam pelo Correio.

      Sua xerox do documento, provavelmente, não vai servir nas fiscalizações de trânsito.

      Veja o procedimento para solicitar a 2ª via da CNH no meu artigo "Como Tirar a Segunda Via da Carteira Nacional de Habilitação"

      Excluir
  79. Boa tarde, De quanto em quanto tempo devo renovar minha habilitação, a minha foi tirada em 2011. Tenho que renovar todos os anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana,
      Até os 65 anos de idade, a CNH tem de ser renovada de 5 em 5 anos.
      Após os 65 anos a renovação é de 3 em 3 anos.

      Como você tirou em 2011 e, suponho, tem menos que 65 anos de idade, sua renovação será em 2016. Mas veja a data da validade de sua CNH na própria carteira.

      Excluir
  80. Meu nome é ROSENE,gostaria de uma pequena informação sua. O comprovante de residência é valido sendo a fatura da tv à cabo?obrigado.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosene,
      Normalmente as contas de serviços como telefone, água, luz, gaz, celulares, tv a cabo, valem como comprovação de residência.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela informação,que Deus teabençoe.Um abraço

      Excluir
  81. Sr Roberto minha categoria é B terei que fazer o exame psicologico mesmo sem usar à trabalho minha CNH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anônimo,
      Os condutores que não exercem atividade remunerada com o veículo não necessitam fazer o exame psicológico.

      Excluir
    2. obrigado um grandissíssimo abraço!!

      Excluir
  82. Roberto, bom dia! Excelente sua explicacao! Foi tao complicado agendar no poupatempo! Além de confuso, ocorrem muito erros no site durante o preenchimento, mas a gente não fica sabendo.. as páginas não entram.... Enfim consegui agendar, mas não está claro o procedimento lá. Seu passo-a-passo é muito bom. Fiquei apenas com uma dúvida: Minha sobrinha me disse que todas as pessoas deverão fazer provas à cada renovação. Fui ao CFC e a pessoa me disse que as provas agora são diretamente no Detran ou Poupatempo. Tirei a cnh em 79 e fiz a última renovaçao em 2008. Agora em 2013 vou precisar vai nova prova? Se sim aonde devo fazê-la? Devo fazê-la ante de ir ao Poupatempo na data agendada? Li todas as perguntas e suas respostas e pelo que entendi quem já fez a prova uma vez não precisa fazer mais, é isto? muito obrigada Marinez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marinez,
      Se você fez sua última renovação em 2008, com certeza já fez as provas ou o curso de primeiros socorros e direção defensiva.

      Não será necessário mais fazê-los, pois o curso ou a prova de primeiros socorros e direção defensiva é exigida para o condutor que tiver sido habilitado antes de 22 de novembro de 1999, e não tiver realizado a renovação de sua CNH no período entre 22 de novembro de 2005 e a presente data.

      Você entendeu certo, quem já fez não precisa mais fazer.

      Nessa renovação você precisará fazer apenas os exames médicos e o exame biométrico, que nada mais é do que a obtenção das impressões digitais e da fotografia.

      Excluir
  83. Olá Roberto, estou morando na Australia e minha carteira de motorista vence no final do ano, gostaria de saber como faço para conseguir uma tradução para deixar ela internacional, e o que eu posso fazer para renovar ela morando aqui em sydney, tem como renovar minha carteira aqui sem precisar volta para o brasil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hojero,
      Infelizamente não dá para renovar daí.
      Tem de ser presencial, pois é necessário fazer o exame médico e o biométrico (digitais e foto).

      Excluir
  84. Boa noite, Sr Roberto

    minha cnh venceu 18/03 tenho até 18/04 para renovar, minha cidade demora 15 dias para chegar a nova cnh, caso renove amanha dia 17/04 ficarei sem poder dirigir até que chegue a nova cnh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,
      Teoricamente, a partir da data do vencimento sua CNH já não vale mais.
      Entretanto, é dada uma carência de 30 dias. Nesse período, mesmo vencida, sua CNH ainda é válida.
      Portanto, a partir do trigésimo dia do vencimento, você não tem um documento de habilitação válido e não pode dirigir sem ele.
      Você poderia ter renovado sua CNH até 30 dias antes do vencimento.

      Excluir
  85. Moro nos Eua desde de 2000..perdi minha CNH ..nao tenho copia ..nem me lembro do numero data de vencimento etc...
    Ainda estou fora do Brasil ..qual o processo a ser seguido ?
    Alguma maneira de receber ajuda em consulado americano ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano,

      Se você está fora desde 2000, sua CNH já venceu e teria de ser renovada.
      Para renová-la, tem de ser presencialmente por causa dos exames médicos e do biométrico (impressões digitais) e tem de ser na circunscrição de trânsito em que ela estiver registrada.
      O fato de você tê-la perdido não tem problema, um simples boletim de ocorrência feito pela própria internet resolve o problema.
      Para recuperar os seus dados também é fácil com uma pesquisa junto ao DETRAN.
      Mas, tem de ser quando você vier ao Brasil.

      Excluir
  86. Bom dia, minha CNH venceu em 06/2009, caso renove a CNH pelo Poupatempo posso retira-la no mesmo dia?

    Sera que pelo tempo que fiquei com a carta vencida, vou ser obrigado a fazer o curso/prova de primeiros socorros e direção defensiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alternativa,
      Não é pelo tempo que ela está vencida e sim pela data de quando você tirou a carteira ou renovou pela última vez, que se vê a necessidade do curso.

      O curso ou a prova de primeiros socorros e direção defensiva é exigida para o condutor que tiver sido habilitado antes de 22 de novembro de 1999, e não tiver realizado a renovação de sua CNH no período entre 22 de novembro de 2005 e a presente data.

      Se sua carteira venceu em 06/2009, significa que a última vez que você renovou foi em 06/2004, logo você não renovou nenhuma vez depois de novembro de 2005.

      Caso tenha sido habilitado depois de 22/11/99 não precisará fazer o curso. Caso tenha sido habilitado antes de 22/11/99, necessitará fazer o curso.

      Ao entregar a documentação no Poupatempo é agendada uma data para retirada do documento, geralmente para o dia seguinte, dificilmente para o mesmo dia.

      Excluir
  87. Roberto, muito obrigado em ajudar com seu blog. eu gostaria contribuir e alertar que, na unidade na armenia, pelo menos, a prova para condução defensiva e prontos socorros, necessário para renovação da CNH parece differente do material didatico fornecido, e differnte das provas dos polpatempos. Quem não precisa transferir, e só quer renovar, sugiro por própria experieêcia para quem quer estudar em casa e fazer a prova, procurar apenas as unidades do polpa tempo. Inclusive que o resultado do polpatempo sai imediato, por ser eletronico, e no ciretran demora 3 a 5 dias.
    Grato para divulgar, Frank

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frank,
      Não deveria ser diferente pois o material didático é a base para as provas. Quanto às rapidez dos processos, concordo com você que no poupatempo as coisas se desenrolam mais rápido. Obrigado pela participação.

      Excluir
  88. Ola, estou em MG aonde trabalho com eventos, porem viajo muito, perdi todos os documentos, porem a Habilitação e de SC, e o RG de SP, o que eu posso fazer? Tem como pedir uma segunda via em MG já que não posso dirigir até o estado de SC para o mesmo procedimento? poderia responder para o meu e-mail se possível. edipagode@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar,
      Dá sim para solicitar a segunda via da CNH em Minas Gerais. Se sua habilitação fosse de Minas, você conseguiria fazer todo o processo on-line sem ter que ir ao Detran. Entretanto, como sua carteira é de outro Estado, o atendimento tem que ser presencial. Dirija-se a uma unidade de atendimento do DEtran/Mg e veja o procedimento.

      Entre nesse link "https://www.detran.mg.gov.br/habilitacao/2-via-de-documentos/solicitar-2-via-de-cnh" e tenha uma ideia do procedimento. Você poderá, inclusive, pesquisar onde fica a unidade mais próxima, horário de funcionamento, como chegar e os documentos necessários.

      Excluir
  89. Olá Sr Roberto. Gostaria de saber se o senhor pode me ajudar com minha duvida. Minha CNH venceu em outubro de 2010. Estou indo para o Brazil em janeiro . Quero renovar, porém em janeiro fará mais de 3 anos de vencida . Li online que carteiras vencidas há mais de 3 anos serão bloqueadas . Porém nao achei nada explicando como desbloquear e renovar obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen,
      Não existe esse negócio de bloquear por tempo de "não renovação".
      Se sua carteira não estiver cassada ou suspensa por infrações de trânsito, você poderá renová-la a qualquer tempo.
      A única coisa que tem de ver, é se você já fez ou não o curso ou a prova de primeiros socorros e direção defensiva.

      A prova de primeiros socorros e direção defensiva ou o Curso de Atualização é exigido para todos os motoristas que se habilitaram antes de 22/11/1999. Quem tirou sua carteira depois disso, já fez esses cursos na própria preparação e não precisa mais fazer.

      Quem se habilitou antes de 1999 e já renovou sua carteira depois de 22/11/2005, com certeza já fez a prova ou o curso, pois em todas as renovações depois disso foi exigido a realização dessa prova ou curso.
      Não importa quantas vezes você renovou e sim quando você renovou pela última vez.

      Se foi depois de 22/11/2005 sua última renovação, você muito provavelmente já fez essa prova ou curso e não precisará mais fazer.
      Se sua última renovação foi antes de 22/11/2005, você muito provavelmente não fez a prova ou o curso e terá que fazê-lo antes da renovação.

      Chegando ao Brasil, entre com o processo de renovação, normalmente, na jurisdição de trânsito onde sua carteira está registrada, seguindo o passo a passo descrito na postagem.

      Excluir
  90. Hola Roberto tudo bem , queria te fazer uma pergunta
    Moro na espanha desde 2009 , quando estava no brasil tinha tirado a carteira de motorista , quando ia fazer 1 ano eu ia pegar a definitiva , mas tive que vir a espanha , e isso faz 4 anos ja , como posso por favor renovar o carne , o tenho que fazer tudo de novo o curso, etc... to preocupada de ter perdido tudo por favor me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erikinha,
      Você não perdeu tudo não.
      Você pode substituir sua cartreira provisória, pela definitiva, a qualquer momento depois de um ano da habilitação e se não tiver tido nenhuma multa nesse período.

      Veja:

      "O condutor que, após um ano de sua primeira habilitação, mostrou-se apto a conduzir com segurança e em respeito às leis de trânsito pode substituir sua Permissão para Dirigir pela CNH definitiva. Esse serviço só pode ser realizado após o período de validade da Permissão para Dirigir (1 ano), depois do qual o condutor ainda poderá dirigir no período de até 30 dias. "

      Os requisitos necessários para isso são:

      - Possuir exame de aptidão física e mental dentro da validade.
      - Caso contrário, para obter sua CNH Definitiva, o condutor precisará fazer o procedimento de Renovação da CNH (o qual inclui novo exame médico e também psicológico, quando necessário).
      - Possuir Permissão para Dirigir cadastrada no município em que o serviço está sendo solicitado.
      - Caso a CNH seja de outra Ciretran ou outro Estado, para obter sua CNH Definitiva o condutor precisará fazer o procedimento de Transferência da CNH ou solicitar o serviço na Ciretran do local de domicílio ou residência.
      - O condutor não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média no período de 12 meses de permissionário.
      Obs.: se o condutor tiver pontuação excedida, deverá procurar o procedimento de Reinício do Processo de Permissão.

      - Pelo que você falou, tirando a permissão em 2008, seus exames médicos têm validade até 2013. OU já perderam a validade ou estão prestes a perder. Portanto, você terá que fazer o processo de renovação, ou seja fazer os exames médicos e biométricos.

      Excluir
  91. Caro amigo!
    Consigo renovar uma carteira de São Carlos - SP no Poupatempo de São Paulo _SP - Sé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Acho que não dá não.
      Veja o que diz o site do DETRAN-SP como pré-requisito para a renovação:

      "Solicite o serviço na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de residência do condutor.
      Obs.: verifique o local de registro de sua CNH (o qual consta no documento, no campo local), pois, em caso de mudança de endereço para município de outra Circunscrição Regional de Trânsito, acesse o procedimento de Transferência da Habilitação."

      Excluir
  92. Ola Roberto, acabei perdendo minha carta de motorista antes de pegar a definitiva. o que faço? Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leleh,
      Se sua permissão ainda não venceu, peça segunda via. Se já venceu, peça a definitiva.
      Em ambos os casos não é necessário ir até um posto do DETRAN.
      Você pode receber a segunda via da sua CNH, em casa, por meio do Portal do Detran.SP.
      Você, também, pode receber sua CNH Definitiva por meio dos Correios, sem precisar ir até uma unidade de atendimento do Detran.SP, solicitando através do portal Detran.SP (Serviços Eletrônicos).

      Para solicitar o serviço online e receber sua CNH Definitiva em casa, por meio dos Correios:

      1º. Acesse a página do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), realize o seu cadastro no item "Cadastre-se" no menu "Acesse os Serviços Eletrônicos".

      2º. Preencha corretamente os dados solicitados no formulário eletrônico. Neste momento o sistema verificará e informará os dados cadastrais de endereço para o qual será enviado o seu documento;

      3º. Pague a taxa de serviço Detran.SP no valor de R$42,96 (R$31,96 referente a emissão da CNH Definitiva e R$11,00 referente ao custo para envio por meios dos Correios). Pague a taxa do serviço no Banco do Brasil, Bradesco ou Santander.

      O documento será entregue no endereço cadastrado junto ao Detran.SP em até 7 dias úteis (sem contar sábados, domingos e feriados) a partir de sua confecção, que ocorrerá após a solicitação no portal do Detran e o pagamento da taxa do serviço.

      Se você solicitou documento pelo portal do Detran.SP e seu endereço está correto na base de dados, você receberá seu documento em casa. Se o endereço não estiver correto, efetue a correção antes de solicitar a emissão do documento pelo serviço eletrônico "Alteração de Endereço do Condutor". Para acompanhar o seu pedido, acesse o link "Acompanhamento de Serviços de CNH".

      Excluir
  93. Ola Bom dia Roberto tudo bem?
    Minha primeira habilitação foi tirada em novembro de 2001, ja renovei 1 vez, estou indo para a 2 renovação. Será preciso fazer algum teste escrito(leis etc)? Que tipo de procedimento será requisitado para renovação?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Igorwm,
      Não vai precisar fazer testes escritoa não. Como você foi habilitado depois de 22/11/1999 as provas de primeiros socorros e direção defensiva já foram realizadas na habilitação.
      Nessa renovação será necessário fazer o pré-cadastro no site do Detran-SP , agendar o procedimento e, depois, na data agendada comparecer ao posto escolhido para fazer o exame biométrico (digitais, foto e assinaturas). Em seguida, deverá fazer os exames médicos e pagar as taxas. Siga o passo-a-passo que eu explico no artigo. É muito fácil.

      Excluir
  94. Olá Roberto!

    Tenho um pequeno rpoblema e talvez você possa me esclarecer uma dúvida!
    Sei que não está exatamente dentro do tema mais acredito que você possa me ajudar.

    Consegui a minha permissão para dirigir na última semana, no entanto tive um mal entendido e gerei DAE para pagamento da licença de aprendizagem veicular, no entanto a minha ainda está válida e de qualquer forma não vou mais precisar dela.

    Você sabe me informar como proceder. Se existe uma maneira de cancelar ou simplismente não pagar já implica no cancelamento do DAE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly,
      Não conheço nenhuma maneira de cancelar um DAE gerado pelo site
      Um DAE (Documento de Arrecadação Estadual) não pago, não tem valor nenhum.
      A simples emissão do DAE não configura a necessidade de pagá-lo.
      Caso você não o pague ele ficará no sistema como não pago e isso não significa nada caso você não tenha a necessidade de pagá-lo.
      Se você não necessita pagar essa taxa não a pague, pois se pagá-la o reembolso será complicado.

      Excluir
  95. Parabéns mesmo gostei de tds resposta

    ResponderExcluir
  96. Olá, minha habilitação deveria ser renovada em 2000 e não renovei. Para renová-la o que será necessário? Pago alguma multa por não ter renovado no tempo certo?
    Grata ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anônimo,

      Se sua carteira estiver simplesmente vencida, não estiver suspensa nem cassada,basta seguir os procedimentos acima para renová-la. Não vai pagar multa nenhuma para renová-la. Você pode fazer isso a qualquer tempo, apenas pagando as taxas normais de expedição e de exames médicos.

      Pela data que você colocou, talvez você tenha que fazer o curso de atualização, caso ainda não tenha feito.

      Os habilitados antes de 22/11/1999, na primeira renovação que fizerem após essa data, deverão realizar o Curso de Atualização para Renovação da CNH (curso teórico de direção defensiva e primeiros socorros) ou realizarem prova gratuita sobre o mesmo assunto na Ciretram.

      O curso de atualização é um serviço pago realizado nos CFCs (centros de formação de condutores), mas pode realizar a prova gratuita no próprio DETRAN de sua cidade.

      Então, caso não tenha ainda feito o curso, ou realizado a prova, tem que fazer isso antes de dar prosseguimento no processo.
      Normalmente, nem é preciso levar comprovante, pois o resultado, tanto do curso como da prova é inserido automaticamente no sistema.

      Excluir
  97. gostaria de saber como faço para tira a função de exerce ativ. remunerada e se depois que tirar se pode colocar novamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anônimo,
      EXERCE ATIVIDADE REMUNERADA é necessária quando o condutor exercer atividade remunerada ao veículo, havendo a necessidade de aprovação na avaliação psicológica, e isso é colocado no documento..
      Para tirar a função de "exerce atividade remunerada", basta na renovação da carteira, renová-la somente fazendo os exames médicos e não fazendo a avaliação psicológica.
      Para colocá-la novamente, poderá fazê-lo: ou na próxima renovação (fazendo o exame psicológico), ou a qualquer tempo, pagando-se as taxas necessárias, fazendo-se o exame psicológico e desde que a carteira esteja dentro do prazo de validade, não esteja suspensa, cassada ou com excesso de pontos e esteja cadastrada no mesmo município em que o serviço será solicitado.

      Excluir
  98. Boa tarde,

    Tirei minha CNH na cidade de Itajubá - MG e agora moro em Campinas. Gostaria de saber o passo a passo para transferir minha CNH para Campinas - SP.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dona Anônima,
      Para atender o seu pedido, fiz uma postagem específica para mostrar o passo a passo da transferência de uma carteira nacional de habilitação de um estado para outro. Leia a postagem clicando no link a seguir: "Como transferir para São Paulo, a carteira de habilitação (CNH) registrada em outro Estado"

      Excluir
  99. Olá Roberto, parabéns pelo trabalho. Uma pergunta. A minha cnh está suspensa,e obrigatóriamente eu preciso fazer o curso de reciclagem no municipio de registro da minha cnh, ou posso fazer na cidade que estou morando atualmente ? Grato, André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,
      Nos casos de suspensão da CNH, todo o procedimento para regularizar a habilitação deverá ser efetuado na Ciretran do município onde a CNH está registrada.
      Entretanto, segundo o site do DETRAN-SP, Condutores suspensos por pontuação limite excedida podem fazer o curso de reciclagem:
      1) em qualquer Centro de Formação de Condutores Teórico (CFC tipo "A"), tanto na modalidade presencial quanto à distância;
      2) na Sede do Detran.SP, localizada na rua João Brícola, n.º 32, 3º andar, Centro, São Paulo/SP, próximo à estação São Bento do Metrô. O curso é realizado de segunda a sexta-feira, no horário das 7h45 às 13h30, desde que haja disponibilidade de vagas (consultar antes a própria Unidade de Trânsito).
      Mas, os Condutores condenados judicialmente por delito de trânsito: Deverão fazer o curso de reciclagem obrigatoriamente na Sede do Detran.SP.
      Os cursos de reciclagem feitos no DETRAN-SP não são pagos, já os feitos nos CFC's são pagos.

      Excluir
  100. Muito esclarecedora a resposta. Grato ! André

    ResponderExcluir
  101. Roberto, bom dia!
    Vou relatar um resumo do que ocorre comigo e ao final solicitar uma informação, talvez você possa me ajudar com uma orientação:
    CRONOLOGIA
    - 1977 - tirei a primeira CNH no estado de SP
    - renovada regularmente no estado de SP dentro dos prazos
    - 1998 - CNH transferida e renovada no estado do PR
    - 2004 - renovada a CNH no PR
    - 2007 - realizado o curso de reciclagem no DETRAN-PR
    - 2009 - renovada a CNH no PR
    - 2014 - segue abaixo:
    a) solicitada a transferência da CNH do PR para SP e a renovação
    b) segundo a Ciretran, constava no sistema uma CNH de SP (referiram-se à minha primeira habilitação) e não constava no sistema a realização do curso de reciclagem, e não sabiam que era para ser transferida a CNH, e que quando "puxaram" no sistema, veio esta CNH de SP (que já não deveria estar constando porque foi transferida para o PR em 1998)
    c) agora, entre idas e vindas, estão há 20 dias tentando resolver a pendência e hoje fui informado que, como não foi possível corrigir a falha pela unidade local, que o assunto foi repassado para o DETRAN em SP - Capital, e que para a solução definitiva não tinha qualquer prazo
    - Como a falha técnica ou seja lá de que natureza for, é da parte do órgão público do Estado, e eu como cidadão cumpri regular e rigorosamente todos os procedimentos exigidos em lei, não é justo que eu tenha os meus direitos civis violados e perca provisoriamente a autorização de conduzir veículos.
    PERGUNTO:
    - Existe algum documento legal que pode ser emitido pelo órgão público citando a questão e indicando que, embora ainda não tenha sido emitido o documento, que o condutor está autorizado legalmente ? Ou somente via judicial através de um Mandado de Segurança Preventivo ?
    O que me orienta ?
    Agradeço antecipadamente.
    Saudações.
    Laércio V.Pereira

    ResponderExcluir
  102. Olá Laércio,
    Grande confusão Hein?
    Nunca vi um negócio desses.
    A incompetência desses órgãos públicos não tem tamanho.
    Afinal, bastava apenas transferir o registro entre Ciretrans, coisa que pelo visto não foi feita.
    Desconheço qualquer documento que possa resolver essa questão.
    Acho que a via judicial é imprescindível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,
      Agradeço pela resposta, vou aguardar mais alguns dias e em seguida vou recorrer.
      Abraço.
      Laércio V.Pereira

      Excluir
  103. perdi minha cnh atual posso renovar com a antiga provisoria ainda tenha guardada-a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você perdeu a CNH e ela ainda está dentro do prazo de validade, basta tirar a 2ª via. Para isso, siga o passo a passo que eu explico no artigo" Como tirar Segunda via da CNH em São Paulo ". Clique no link.
      Você pode fazê-lo, inclusive, pela internet e receber o documento em casa.
      Agora, se a carteira perdida, já estiver fora do prazo de validade, você terá que fazer o processo de renovação. fazendo os exames médicos e biométricos. Para saber o número de sua carteira, a carteira antiga será suficiente. Dentre os documentos necessários estará uma declaração de perda ou o boletim de ocorrência no caso de roubo ou furto.

      Excluir
  104. ola sr roberto renovei minha cnh a sendo que estava tirando a cnh b sera perdi a cnh b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. anônimo,
      Como você é habilitado na categoria A, você está fazendo o processo de "adição de categoria" para a B.
      Processo de "adição de categoria" e "processo de "renovação" são coisas diferentes.
      Para adicionar uma nova categoria, um dos requisitos é que a carteira atual não esteja com o prazo de validade vencido. Portanto, na hora que você for concluir o processo de adição de categoria, sua carteira atual tem de estar com o prazo de validade em dia, ou seja, renovada.

      Excluir
  105. ola Roberto vou renovar minha habilitação pela segunda na primeira vez foi pela auto escola mais agora vou eu mesmo no detran eu tenho ter um comprovante dos cursos do cfcs ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Reinaldo,
      Não precisa de comprovação não. Tudo já fica registrado no sistema do DETRAN automaticamente. Na renovação serão necessários, apenas, os exames médicos e a biometria. Somente quem tirou a carteira antes de 22/11/1999 e nunca mais renovou até hoje, precisará também fazer os cursos de primeiros socorros e direção defensiva.

      Excluir
  106. Ola sr Roberto muito obrigado por ter me ajudado vou hoje mesmo renovar a minha q deus abençae

    ResponderExcluir
  107. Olá Sr Roberto .. Bom dia ... Sou de Ourinhos/SP e tenho minha CNH vencida a mais de 5 anos .. e qdo tirei minha primeira CNH tive uma multa na permissão, porém na epoca entrei com mandado e com advogada e consegui renovar normalmente .. qdo fui renova-la novamente funcionario da auto escola me disse q eu teria q fazer reciclagem, por conta disso não fui atras .. qdo foi ontem resolvi ir atras, chegando no poupatempo da minha cidade, fui entregar minha CNH pra poder cumprir a pena q teria q cumprir, mais o proprio funcionario do ciretran me disse q como faz 5 anos q saiu uma lei em 2008 q se eu fizer um recurso alegando q ja faz 5 anos e q qro q tire a pontuação do meu prontuario não preciso fazer a reciclagem e com isso renovo normalmente ... Pode me explicar melhor sobre isso ... Aguardo um retorno, pois estou perdida e não sei o que realmente fazer ...
    Obrigada por enquanto

    Karem ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen,
      É interessante consultar um advogado, assim como fez quando conseguiu um mandado para a renovação. Talvez você possa entrar com requerimento alegando erro de direito, não podendo ser punido após tantos anos por infração cometida há tanto tempo (consulte um advogado).

      Excluir
  108. Ola Roberto gostaria de saber se posso renovar a minha habilitação no ciretran

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...