sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A anatomia das facas. Nomenclatura das partes que compõem a estrutura de uma faca.

Para escolher uma faca de boa qualidade e que melhor se adapte às necessidades da tarefa que será realizada, é necessário um conhecimento básico das várias partes e construção de uma faca.

Ilustração mostrando as partes de uma faca e seus nomes.
by Roberto M.
Uma das mais básicas, mas muito importantes, ferramentas manuais para qualquer cozinha são as facas.
Quando se fala de faca, é comum sabermos o  que é uma lâmina ou um cabo mas sempre existem dúvidas em relação às outras partes que a compõem. Não existe consenso quando o assunto é a nomenclatura das partes de uma faca.

Os nomes podem variar de acordo com o país ou a região tendo, cada um, denominações particulares e, às vezes, até por causa de traduções e interpretações diferentes os nomes se diferenciam.
Basicamente uma faca é composta por duas seções fundamentais: a lâmina e o cabo ou empunhadura. Estas duas partes se dividem em diversas outras partes. A ilustração abaixo vai ajudar a entender essa anatomia mostrando as principais partes que compõem a estrutura de uma faca.  

Vamos agora conhecer cada uma das partes do principal utensílio da cozinha.

Ilustração mostrando a nomenclatura das partes que compõem a estrutura de uma faca.

Reforço 
O reforço só é encontrado em facas forjadas. É uma banda de aço de espessura entre o calcanhar e o cabo que ajuda a equilibrar a faca e impede que a mão do utilizador deslize através da lâmina.

Coronha
A coronha é o fim do cabo da faca. Está do lado oposto à ponta da lâmina. Se a faca tem uma espiga, é onde a espiga termina. Às vezes a coronha da faca é usada para amaciar ou moer ingredientes por isso é importante que ela seja de construção estável.

Fio de corte 
O fio é a aresta inferior e aguçada da lâmina que se estende desde o calcanhar até à ponta. O fio pode ter um corte reto ou serrilhado. Manter um fio bem afiado é crucial para a segurança do usuário e a eficácia máxima da faca. O fio de corte é usado para fatiar, cortar ou picar alimentos grandes ou pequenos, com o meio da lâmina sendo usado mais frequentemente.

Cabo 
O cabo é a parte da faca que suporta a lâmina. A espiga da lâmina se estende internamente ao cabo para fixar a lâmina ao cabo. A espiga é rebitada no cabo ou é, por vezes, fundida com um cabo de plástico ou de metal. É importante ter uma boa noção do tamanho do cabo, em relação à mão, antes de adquirir uma faca. Se ele for muito grande ou muito pequeno, pode resultar em uso ineficiente e causar mãos cansadas e doloridas.

Espiga 
A espiga é a parte da lâmina da faca que se prolonga para dentro do cabo. As facas de melhor qualidade tem uma espiga integral que corre todo o comprimento do cabo. Ela é ensanduichada entre as camadas exteriores do cabo e, geralmente, contém vários orifícios em que está rebitada ao cabo. A espiga tem a mesma forma que o cabo e, geralmente, pode ser vista em ambas as extremidades. Uma espiga integral é considerada superior para adicionar força, equilíbrio e durabilidade à faca, mas também há algumas facas de boa qualidade cuja espiga só se encaixa parcialmente ao cabo.

Dorso ou Espinha 
 O dorso ou espinha é o topo da lâmina, está na extremidade oposta à aresta do fio de corte. É mais espessa do que a aresta do fio de corte e aumenta a resistência da lâmina. Ele tem uma borda lisa, sem corte para permitir que o utilizador agarre-o com o polegar e o indicador ou para ser capaz de aplicar pressão com os dedos ou a palma da mão para adicionar maior controle na tarefa que está sendo executada.

Calcanhar 
O calcanhar é a parte traseira da lâmina e é mais frequentemente usado para cortar produtos grossos ou difíceis em que é necessária mais força. O calcanhar compreende, aproximadamente, as duas últimas polegadas da aresta de corte da lâmina, na extremidade oposta da ponta. É utilizado para o corte de itens grossos ou mais duros que requerem uma pressão ou força extra. Ele auxilia na realização de cortes mais rápidos e mais eficientes quando a tarefa assim o exigir.

Ponta 
A ponta da lâmina fica na extremidade oposta do cabo e é pontiaguda, afiada e bastante fina. Ela é, geralmente, pontiaguda, mas existem algumas facas com pontas que são cortados em linha reta, arredondadas ou com alguma inclinação. A ponta é usada para o corte de pequenos itens, cortar os alimentos em tiras finas e esculturar os alimentos. É também usada para fazer incisões, tais como fazer fendas nas costeletas de porco ou peitos de frango, onde os recheios serão adicionados.

Rebites 
Os rebites metálicos são utilizados para fixar a espiga no cabo da faca. Para evitar irritação na mão, os rebites devem ser completamente lisos e estar nivelados com a superfície do cabo. Além disso, isto irá ajudar a evitar que os detritos e os microrganismos se acumulem nos espaços entre o cabo e os rebites.

No próximo artigo falarei sobre os tipos de lâminas, os tipos de cabos e os tipos de fios de corte existentes nos v´srios modelos de facas. Acompanhem.

Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...