Como usar as cores da pintura para alterar a sensação de tamanho e forma de um ambiente. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como usar as cores da pintura para alterar a sensação de tamanho e forma de um ambiente.

Muitas vezes, a cor da tinta tem o poder de dar uma ilusão diferente do real tamanho e forma do ambiente. Conheça algumas dicas de como “brincar” com as cores das tintas para modificar a aparência de um ambiente.

Ilustração mostrando que muitas vezes a corda tinta tem o poder de dar uma ilusão diferente do real tamanho e forma do ambiente.
by Roberto M. 
As cores da pintura das paredes e do teto contrastando com as cores do piso de um determinado ambiente podem fazer a diferença entre nos sentirmos bem ou nos sentirmos desconfortáveis nesse ambiente.
É excitante ver e perceber como as cores afetam a maneira de como sentimos um espaço. A cor pode alterar a nossa percepção do tamanho e da forma de um ambiente.

As cores de tinta podem criar diferentes percepções do ambiente. Diferentes cores de tinta e até mesmo tons diferentes da mesma cor têm efeitos diferentesNo geral, cores mais claras e mais frias tendem a recuar; elas aparentam deixar as coisas mais longe de nós. Cores mais escuras e cores mais quentes tendem a avançar; elas aparentam se mover em nossa direção.

Podemos usar este conceito para fazer um espaço parecer maior ou menor, alterar a forma de um espaço, chamar a atenção para pontos focais e aspectos positivos de um espaço e esconder ou minimizar os recursos não tão atraentes.

Alguns exemplos do contraste das cores no ambiente:

1 – Se tivermos um ambiente com piso escuro e pintarmos as paredes e o teto com cores claras, esse ambiente dará a impressão de ter uma amplitude maior, ou seja, o espaço parecerá maior do que realmente é.

Foto mostrando que piso escuro contrastando paredes e tetos claros dão amplitude ao ambiente.

2 – Se tivermos um ambiente com piso escuro e pintarmos as paredes e o teto com cores escuras, esse ambiente dará a impressão de ser compacto, ou seja, o espaço parecerá menor do que realmente é.

Foto mostrando que piso escuro e pintura das paredes e teto também escuras, dão a impressão de um ambiente compacto.

3 – Se tivermos um ambiente com piso claro e pintarmos o teto com uma cor clara e as paredes com cores escuras, esse ambiente dará a impressão de ser mais alongado, ou seja, as linhas horizontais ficarão realçadas e aparentarão deixar o espaço mais comprido do que realmente é.

Foto mostrando que piso e teto claros contrastando com paredes escuras realçam as linhas horizontais e alongam a aparência do ambiente.

4 – Se tivermos um ambiente com piso claro e pintarmos o teto com uma cor clara, a parede de fundo com uma cor clara e as paredes laterais com uma cor escura, esse ambiente dará a impressão de ser mais estreito, de ter uma maior profundidade e uma maior altura, ou seja, o espaço aparentará ser mais estreito, profundo e alto do que realmente é.

Foto mostrando que quando o piso, a parede do fundo e o teto são claros e as paredes laterais pintadas com tinta escura, o ambiente aparenta ser mais estreito, profundo e alto.

5 – Se tivermos um ambiente com piso claro e pintarmos o teto com uma cor clara, as paredes laterais com uma cor clara e a parede do fundo com uma cor escura, esse ambiente dará a impressão de ter uma profundidade menor, ou seja o espaço parecerá se mais curto do que realmente é.

Foto mostrando que quando temos a parede do fundo pintada com tinta escura, contrastando com as paredes laterais, o piso e o teto claros, o ambiente aparenta ter sua profundidade diminuida

6 – Se tivermos um ambiente com piso escuro e pintarmos as paredes com uma cor escura e somente o teto com uma cor clara, esse ambiente dará a impressão de ter um pé direito maior do que realmente tem e produzirá um efeito tipo caverna, com a luz vindo do alto.

Foto mostrando que quando temos somente o teto pintado com tinta clara e o piso e as paredes escuras o ambiente produzirá o efeito caverna com a luz vindo de cima.

7 – Se tivermos um ambiente com piso claro, parede do fundo pintada com uma cor clara e o teto e as paredes laterais pintadas com uma cor escura, esse ambiente dará a impressão de ter um pé direito menor do que realmente tem,  ou seja, o espaço parecerá ter um pé direito rebaixado, produzindo uma sensação de túnel.

Foto mostrando que quando temos piso e parede do fundo claros, contrastando com paredes laterais e teto pintados com tinta de cor escura teremos a sensação de um ambiente com pé direito rebaixado dando a sensação de túnel


Pintura do teto pode fazer um cômodo parecer maior ou menor:

Se um cômodo é muito grande e não nos sentimos muito confortáveis nele, podemos pintar o teto com uma cor mais escura do que as paredes para faze-lo parecer menor, tornando o ambiente mais aconchegante.
Por outro lado, se um espaço nos faz sentir claustrofobia, pintar o teto de uma cor mais clara, aparentará elevar a altura do teto. Como resultado, o cômodo vai parecer mais espaçoso.

Para ampliar um espaço use diversos tons de cores claras na pintura:

Quando você pinta um ambiente com cores mais claras, seu olho passa a viajar continuamente em torno do espaço, fazendo com que ele pareça mais espaçoso. Quando você usa cores diferentes, o olho pára na linha onde a cor muda. Isso faz com que as bordas, e consequentemente o tamanho do cômodo, fique aparentemente maior. Você vê as fronteiras. Com a mesma cor, você não vê fronteiras e o espaço parece continuar o mesmo.

Use cores mais escuras para criar uma sala aconchegante:

Cores mais escuras, na pintura, podem fazer o ambiente parecer mais acolhedor e agradável. Não cometa o erro de pensar que, sempre, as cores escuras farão o ambiente produzir um efeito de caverna.
Quando as paredes são de cores escuras e as guarnições brancas ou outra cor clara, o olho percebe as fronteiras do ambiente. Quando o ambiente é pequeno, isso vai acentuar o sentimento de clausura.

No entanto, se a guarnição não se destacar porque é pintada de uma cor escura também, o olho não pára nas bordas ou fronteiras, mas continua vagando ao redor da sala. Porque o olho não registra as fronteiras, o espaço parece ser contínuo, por isso ele aparenta ser mais vasto e agradável.

Como usar tinta para alterar a forma de um ambiente:

Se você tem um espaço comprido e estreito, pinte as duas paredes terminais (as mais curtas) um pouco mais escuras do que as duas paredes laterais. As paredes da extremidade (as mais curtas) aparentarão estar mais perto uma da outra. Como resultado, o ambiente parecerá, mais, ser de uma forma quadrada.

Se você tem paredes vazias muito grandes, quebre o espaço com molduras; pinte-as com cores diferentes acima e abaixo dos quadros. Use uma cor mais escura na parte inferior para dar a sensação de um aumento do espaço do chão.

Pintura com Listras pode alterar a aparência visual:

Pintar listras verticais fará o ambiente aparentar ser mais alto. Por outro lado, listras horizontais fazem o ambiente parecer mais largos.

Dicas Gerais sobre cores da pintura das paredes:

1 - Em uma casa pequena, pinte ambientes adjacentes da mesma cor. Ao fazer isso, o olho continuará se movendo de ambiente em ambiente continuamente e julgará o espaço como sendo maior do que é.

2 - Use a cor da pintura para disfarçar itens pouco atraentes. Às vezes, há detalhes em um ambiente que são feios de se olhar, mas que não podem ser descartados, tais como aquecedores ou quadros de energia. Pinte estas e outras coisas "repugnantes" da mesma cor que as paredes, para que elas se misturem, se disfarcem e se tornem menos perceptíveis.

3 - Sempre que quiser minimizar certas características arquitetônicas, pinte todas as superfícies da mesma cor. Às vezes, essas características são atraentes. Para destacar um teto único ou guarnição decorativa, por exemplo, pinte as paredes de uma cor diferente do detalhe que você deseja realçar.

Há muitas maneiras de usar as cores das tintas para decorar um ambiente. Tanto para acentuar as características positivas como para eliminar as características indesejáveis. Essas foram apenas algumas simples dicas das inúmeras possibilidades que existem.

Artigos Recomendados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...