Como tirar Segunda via da CNH em São Paulo. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como tirar Segunda via da CNH em São Paulo.

Passo a passo de como solicitar a 2ª via da carteira nacional de habilitação. Online (sem sair de casa) ou Presencial (levando documentos a uma unidade de atendimento).

Como tirar segunda via da CNH em São Paulo.
by Roberto M.
O que é segunda via da CNH? Como tirar 2ª via da Permissão para Dirigir (PPD)? Quais os procedimentos para expedição da 2ª via do documento de habilitação para dirigir?
O condutor habilitado e residente no Estado de São Paulo que teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (primeira habilitação) perdida, extraviada, danificada, furtada ou roubada pode obter um documento nas mesmas condições daquele que possuía. É a chamada segunda via do documento de habilitação.

É necessário salientar, que segunda via é diferente de renovação.
A renovação é feita quando o documento perde a validade e são necessários exames médicos e biométricos.
A segunda via serve para a habilitação, dentro da validade, que foi perdida, danificada, roubada ou furtada. Não é necessário nenhum exame e o documento vem igualzinho ao original.
Quem quiser saber como se faz para renovar a CNH veja o artigo “Passo a Passo de como renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”; hoje vou falar da segunda via.

REQUISITOS PARA EXPEDIÇÃO DE 2ª VIA

- Para poder obter uma 2ª via, o condutor deverá possuir o documento de habilitação dentro da validade. Caso o documento esteja vencido, deverá ser feita a renovação da CNH.
- Uma segunda via só será fornecida à CNH que tenha número de registro (carteiras novas com foto). O condutor que tiver carteira antiga sem foto (PGU) deverá fazer renovação.
- A segunda via deverá ser solicitada no município em que a CNH estiver cadastrada. Caso contrário, o condutor deverá fazer a transferência da CNH.
- A CNH não poderá estar suspensa, cassada ou com Portaria por pontuação excedida. Nesses casos, é necessário iniciar o procedimento de defesa prévia.

MODOS DE SOLICITAÇÃO DA 2ª VIA

Há duas maneiras distintas para se conseguir a segunda via do documento de habilitação:
1) A 2ª via da CNH ou da permissão para dirigir pode ser solicitada, online, por meio do Portal do DETRAN–SP, com o recebimento do documento em casa através dos Correios, sem a necessidade de ir até alguma unidade de atendimento do DETRAN-SP.
2) Poderá ser solicitada presencialmente em uma das unidades de atendimento.

SOLICITAÇÃO ONLINE – PASSO A PASSO

1) Nesse modo de solicitação, não é necessário apresentar nenhum documento junto ao DETRAN-SP.

2) Acessar o Portal do DETRAN-SP.

3) No menu “Acesse os Serviços Eletrônicos” clique no item “Cadastre-se” e faça seu cadastro. Caso já seja cadastrado, acesse os serviços eletrônicos com seu CPF e senha.

Portal do DETRAN-SP. Cadastramento para serviços eletrônicos.

4) No item “Solicitação de 2ª via CNH”, solicite a segunda via do documento.

5) Aparecerá um formulário, cujos dados solicitados deverão ser preenchidos corretamente.

6) No preenchimento do formulário, o solicitante deverá aceitar uma Declaração de perda, extravio, furto, roubo ou má conservação.

7) O DETRAN-SP recomenda que, nos casos de furto ou roubo, o solicitante registre Boletim de Ocorrência para se resguardar de problemas futuros.

8) O sistema verificará e informará os dados cadastrais de endereço.

9) Para esse endereço será enviado o documento. Caso o solicitante não more mais no endereço cadastrado, será necessário ir pessoalmente à CIRETRAN em que a CNH está habilitada para atualização.

10) Vá a um dos bancos autorizados a receber as taxas do DETRAN-SP e pague a taxa referente à expedição da CNH acrescida do valor referente ao custo de emissão pelos Correios.

11) Basta chegar ao caixa de um desses bancos, com o número do CPF e dizer que quer pagar a “Taxa de Emissão da 2ª via de CNH via Correio”. As informações do pagamento entram automaticamente no sistema do DETRAN-SP. Você receberá um comprovante desse pagamento.

Comprovante do Pagamento da Taxa de Expedição da segunda via da CNH

12) Os bancos autorizados a receber as taxas do DETRAN-SP são somente três: Banco do Brasil, Santander e Bradesco.

13) Veja o valor atual da taxa de expedição da CNH e também o valor referente ao custo de envio pelos Correios na “Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito”.

14) O documento será entregue no endereço cadastrado, em até 7 dias úteis após a solicitação e pagamento das taxas.

SOLICITAÇÃO PRESENCIAL – PASSO A PASSO

1) Nesse modo de solicitação é necessário apresentar documentos em uma das unidades de atendimento.
  
2) Leve original e cópia do CPF e do RG (ou de outro documento de identidade Oficial).

3) No caso de furto ou roubo, leve cópia do Boletim de Ocorrência.

4) No caso de extravio, leve declaração de perda.

5) No caso de simples troca por mau estado de conservação, leve a CNH original.

6) Leve original e cópia de um comprovante de residência emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação.

7) Leve o comprovante de pagamento da taxa de emissão da segunda via da CNH ou permissão para dirigir.

Documentos necessários no atendimento presencial

8) Caso, após solicitar a 2ª via presencialmente, deseje recebê-la em casa, pelos correios, pague a taxa de emissão acrescida do valor referente ao custo de envio pelos Correios.

9) Caso prefira retirar o documento presencialmente, pague somente a taxa de emissão.

10) Vá a um dos bancos autorizados a receber as taxas do DETRAN-SP e pague a taxa referente à expedição da CNH. Caso desejar, pague também o valor referente ao custo de emissão pelos Correios.

11) Basta chegar ao caixa de um desses bancos, com o número do CPF e dizer que quer pagar a “Taxa de Emissão, Renovação e 2ª via DAE CNH” sem a taxa do Correio ou a “Taxa de Emissão da 2ª via de CNH via Correio”. As informações do pagamento entram automaticamente no sistema do DETRAN-SP. Você receberá um comprovante desse pagamento.

12) Os bancos autorizados a receber as taxas do DETRAN-SP são somente três: Banco do Brasil, Santander e Bradesco.

13) Veja o valor atual da taxa de expedição da CNH e também o valor referente ao custo de envio pelos Correios na “Tabela de Valores de Taxas de Serviços de Trânsito”.

14) No caso do recebimento via Correios, o documento será entregue no endereço cadastrado, em até 7 dias úteis após a solicitação e pagamento das taxas.

15) No caso de retirada presencial, o local de entrega do documento será sempre o mesmo onde o cidadão solicitou o serviço. A retirada poderá ser feita por procurador ou parente próximo (pai, filhos, irmãos, cônjuge) que comprove, com documentos, essa condição.

LOCAIS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL

1- Unidades do DETRAN-SP na Capital
DET-Centro:
Avenida do Estado, 900 - próximo à estação Armênia do Metrô. 
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
DET-Sul:
Av. Interlagos, 2225 - dentro do Shopping Interlar – Interlagos.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.
DET-Leste:
Av. Aricanduva, 5555 - dentro do Autoshopping Aricanduva.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h.

2- Unidades de CIRETRAN no Interior do Estado
Veja aqui a Relação das Unidades de CIRETRAN e seus endereços no Estado de São Paulo.

3 - Postos do Poupatempo
Acesse a lista completa de endereços e horário de funcionamento de todos os Postos fixos do Poupatempo.
Nos Postos Poupatempo da Capital (Sé, Itaquera, Santo Amaro, Cidade Ademar e Lapa), o atendimento para os serviços de Carteira Nacional de Habilitação é feito exclusivamente mediante agendamento.
Você pode marcar dia e hora pela página de agendamento do Poupatenpo na internet ou no próprio Posto.
Com o agendamento, basta chegar ao Poupatempo apenas 15 minutos antes do horário marcado para retirada da sua senha. Você é atendido no horário agendado e pode programar melhor o seu dia.

Artigos Recomendados:

6 comentários:

  1. bom dia, pedi a 2 via pela net e não apareceu nenhum boleto para mim pagar ,gostaria de saber o que houve ,erik_palmeiras@yaho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erik,
      Não há emissão de boleto mesmo.
      Para pagar a taxa, você tem de ir a um dos bancos autorizados a receber taxas do DETRAN-SP (Santander, Bradesco ou Banco do Brasil) e, com o número do seu CPF dizer que quer pagar a Taxa de Emissão de 2ª via de CNH via Correio. As informações do pagamento entram automaticamente no sistema do DETRAN-SP e você receberá a carteira em casa. Leia atentamente o passo a passo da solicitação on-line descrita acima que você notará que tudo isso já estava explicado.

      Excluir
  2. presencial pra receber la mesmo ta pronta com quantos dias

    ResponderExcluir
  3. Perdi minha permissão para dirigir mas ja estava vencida, preciso tirar a definitiva o q devo fazer preciso fazer a renovação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já estava vencida, vá fazer a renovação. Somente isso.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...