O leite ferve e derrama, a água não. Entenda o porquê. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O leite ferve e derrama, a água não. Entenda o porquê.

Conheça a explicação física do motivo do leite derramar ao ferver e a água não.

by Roberto M.
Por que o leite quando ferve sobe e extravasa do recipiente em que se encontra e a água ao ferver apenas fica borbulhando, mas não sobe a ponto de transbordar?

O leite sobe e derrama ao ferver

Sabemos que tudo que nos rodeia é feito de matéria e que a matéria pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso.
Sabemos também, que a matéria pode mudar de estado e, que numa determinada pressão, essa mudança depende da temperatura.
De modo geral, cada substância apresenta um ponto de fusão (ou de solidificação) e um ponto de ebulição (ou de condensação) específico.
O leite é constituído de muitas substâncias, tais como lactose, açúcares, sais gorduras e água, cada uma com seus pontos de mudança de estado.

A água é a substância mais abundante do leite e o seu ponto de ebulição é mais baixo do que todos os outros componentes do leite.
Quando colocamos um recipiente com leite no fogo, sua temperatura vai subindo com o tempo.

Quando a temperatura do leite chega próximo aos 100°C, a água começa a se transformar em vapor (o ponto de ebulição da água ao nível do mar é 100°C).
Isso ocorre principalmente no fundo do recipiente, pois é ali que o calor chega primeiro.

O vapor forma bolhas que sobem até a superfície, devido à diferença de densidade entre o vapor e o líquido.
Quando essas bolhas de vapor d’água chegam à superfície do leite, não conseguem romper a camada superficial do líquido, pois aí estão acumuladas as gorduras e as proteínas que dão muita resistência à película superficial do leite.

Em consequência disso, as bolhas inteiras, sem arrebentar, como se fossem bexigas cheias de gás, empurram para cima a camada superficial do líquido, formando a espuma que derrama.
Quando se ferve somente a água, isto não acontece, porque as bolhas de vapor rompem facilmente a superfície do líquido e o vapor escapa para o ar atmosférico, ou seja, as bolhas arrebentam.

CONCLUSÃO

O leite ao ferver sobe e derrama porque as bolhas de água evaporada empurram para cima a camada superficial do líquido formando a espuma que transborda se não cessar o calor.
Bibliografia: Beltran, Nelson Orlando – Revista de Ensino de Ciências – nº 20 – pág. 48 – jul/1988 - São Paulo – Funbec. 

Artigos Recomendados:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...