Os estados da matéria. Sólido, Líquido e Gasoso. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Os estados da matéria. Sólido, Líquido e Gasoso.

Cada um dos estados de agregação da matéria, sólido, líquido e gasoso, acontece de acordo com o nível de agitação das partículas que formam essa matéria. Entenda como isso acontece.

Esquema representativo da coesão das partículas no estado sólido.
by Roberto M.
Tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa é chamado de matéria. Toda matéria é formada por átomos, que por sua vez é formado por prótons, nêutrons e elétrons. O artigo sobre eletricidade deu uma noção sobre o átomo e disse que as partículas formadoras da matéria sempre estão em movimento.
Sabemos que a matéria sempre se apresenta em um desses três estados: sólido, líquido ou gasoso, que são os chamados estados de agregação da matéria.


Estado Sólido

No estado sólido, as partículas formadoras da matéria estão sempre se movimentando em torno de uma posição de equilíbrio; equilíbrio esse mantido pela forças moleculares (ou atômicas), que são fruto das interações eletromagnéticas das próprias partículas.

Portanto,
- As forças de coesão atuam de tal forma que as partículas estão fortemente ligadas.
- Apesar do movimento de vibração, as partículas mantém suas posições de equilíbrio.


Estado Líquido

Quando aquecemos um corpo que está no estado sólido, suas partículas irão acelerar e executar mais vibrações por unidade de tempo, além de terem deslocamentos maiores, ou seja, o estado de agitação das partículas aumenta.
Com a continuidade do aquecimento, a vibração atômica aumenta ainda mais, até chegar a um ponto onde a ordenação das partículas é afetada e elas começam a se movimentar através do material. Quando isso acontece, o corpo passa do estado sólido para o estado líquido.

Portanto,
- As forças de coesão não impedem a movimentação interna das partículas.
- Existe o movimento de vibração e também deslocamentos das partículas através da matéria.

Estado Gasoso

Aquecendo-se ainda mais o corpo, a agitação das partículas da matéria pode ser tão grande, a ponto de anular a força de coesão entre elas. Isso faz com que as partículas se movimentem de uma forma praticamente livre. Quando isso acontece, o corpo passa do estado líquido para o gasoso.

Portanto,
- Não existe força de coesão entre as partículas.

Artigos Recomendados:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...