Como descobrir se uma tomada tem tensão 110 ou 220 Volts. - Só Faz Quem Sabe

AD Sense responsivo

sábado, 24 de setembro de 2011

Como descobrir se uma tomada tem tensão 110 ou 220 Volts.

Não ligue seu aparelho elétrico na voltagem errada. Conheça métodos para descobrir a tensão elétrica de uma tomada. Várias maneiras para testar se uma tomada é 110V ou 220V.

Fazendo testes para descobrir se a tensão elétrica da tomada é 110 V ou 220 Volts
by Roberto M.
Quando vamos ligar algum aparelho elétrico na tomada, a primeira coisa que devemos nos preocupar é com a tensão elétrica. Temos que saber qual é a voltagem do aparelho e também qual a voltagem da tomada. Elas têm que ser a mesma, pois se não, corremos o risco de danificar o aparelho.
Se ligarmos um aparelho cuja tensão de operação é 220 V em uma tomada de 110 V, provavelmente não acontecerá nada com o aparelho, ele simplesmente não funcionará corretamente. 

Uma lâmpada de 220 V, por exemplo, se ligada na tensão de 110 V, apenas acenderá com uma intensidade mais fraca.
Entretanto, se for o contrário, um aparelho de 110 V ligado numa tomada de 220 V, certamente o aparelho queimará.

Primeiramente, temos que verificar qual é a voltagem correta do aparelho elétrico que queremos ligar, e isso é feito examinando as etiquetas de identificação existentes no próprio aparelho.

Pesquisando as especificações do aparelho elétrico para saber qual é sua voltagem nominal de funcionamento

Em seguida, temos que ligá-lo em uma tomada que tenha a mesma tensão. Caso não tenhamos certeza da voltagem da tomada, teremos que testá-la antes de usá-la.
Como fazer o teste dessa tensão? Como saber se a voltagem é 110V ou 220 V?  
Existem várias maneiras.

Um técnico em eletricidade, provavelmente fará o teste usando um aparelho chamado “Voltímetro”, que é usado exatamente para medir tensões elétricas. Ele colocará os dois terminais do medidor na tomada e fará a leitura da voltagem.

Voltímetro, aparelho usado para medir a tensão elétrica de uma instalação

Acontece, que os usuários de aparelhos elétricos ou eletrônicos, nem sempre têm um voltímetro à mão. Temos, então, que nos valer de métodos mais “caseiros”.

Levando-se em conta o que foi dito anteriormente, se uma lâmpada de 220 V for ligada corretamente numa tensão de 220 V, ela acenderá normalmente com toda a sua luminosidade; caso contrário, se for ligada numa tensão de 110 V, ela acenderá mais fraca, com metade da luminosidade.

Usando dessa propriedade, dá para testarmos a tensão de uma tomada residencial, com uma simples lâmpada de 220 V. Se ao colocarmos essa lâmpada na tomada ela acender forte, a tensão é 220 V, se acender fraquinho é porque a voltagem da tomada é 110 V.

Podemos comprar, nas lojas de materiais elétricos, uns aparelhinhos de teste que usam desse expediente. Há vários tipos e modelos. Veja um exemplo abaixo.

Testando a tensão elétrica com um aparelho que irá acender fraco se a tensão for 110 V e forte se a voltagem for 220 V

Dá para fabricar, em casa, um aparelhinho de teste usando uma lampadinha pequena de 220 V. Eu tenho um, feito há mais de 40 anos, que é o meu testador mais eficaz e o que eu mais gosto. Veja-o. É muito fácil de fazer.

Usando uma pequena lâmpada cuja voltagem é 220 V, dá para construir um pequeno teste para verificar qual é a tensão da tomada

Em último caso, use um abajour mesmo. Coloque uma lâmpada 220 V nele e ligue-o na tomada.

Se a lâmpada de 220 V do abajour acender com luminosidade total, a tomada será de 220 V. Se a luminosidade for fraca a tensão da tomada será 110 Volts

Lembre-se, se acender fraquinho, a tensão é 110 V. Se acender forte, com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é 220 V.

Sabendo com certeza a voltagem da tomada, você pode ligar, com segurança e sem medo de queimar, o seu aparelho eletro-eletrônico.

Artigos Recomendados:

17 comentários:

  1. Existe um aparaelho que parece um termometro e custa R$ 2,00 que mede a tensão de 12v à 220v.

    ResponderExcluir
  2. Oi Telma,
    Sempre com dicas úteis.
    Gosto de passar por aqui.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Cara você é D+ tirou a maior pulga de trás da minha orelha, site recomendadíssimo.

    Feliz Ano Novo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! Muito bom isso e, simples de fazer.

    ResponderExcluir
  5. tenho uma politriz , nao sei a voltagen ,acho que é 110v ,como posso ter certeza da pra testar com um multitest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Todo aparelho elétrico tem de ter uma indicação de qual é a sua voltagem. Procure em todos os locais dele, em algum lugar você deve achar.
      Não dá para testar com um multitest, pois para o multitest medir a tensão tem que estar passando corrente.
      Se não houver nenhuma indicação, a única maneira de se ter certeza da voltagem é abrindo o aparelho e analisando seus componentes internos.
      Sem abrir o aparelho, existe uma "gambiarra" que podemos fazer:
      Se ligarmos um aparelho 110 no 220 ele queima imediatamente, logo não podemos fazer isso.
      Se ligarmos um aparelho 220 no 110, por alguns instantes, ele não queima, mas funciona com metade da potência.

      O que você poderia fazer, é ligar o seu aparelho numa tomada 110. Se ele funcionar normalmente é porque é 110. Se funcionar com a metade da rotação é porque é 220.
      Mas atenção, nunca faça o contrário, ou seja, ligar numa tomada 220, pois se for 110 queima na hora.

      Excluir
  6. Adorei a dica da lâmpada, me ajudou!!!

    ResponderExcluir
  7. Liguei meu pc em um filtro de linha, e esqueci de trocar a voltagem pra 230, resultado, queimou a fonte...

    ResponderExcluir
  8. Obrigadaaaaaa!precisava comprar um chuveiro e não sabia qual era a voltagem do local, deu certinho o teste com o abajur!

    ResponderExcluir
  9. Como fazer quando não sei qual a voltagem que o aparelho opera (110v ou 220v) É possível testar com o voltimetro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luft,
      Sua dúvida é parecida com a dúvida do Carlos Muller acima (comentário número 5) e minha resposta será parecida com a que dei a ele (comentário número 6).
      Não dá para testar com o voltímetro. Se não houver nenhuma indicação da voltagem fora do aparelho, seria necessário abri-lo para analisar seus componentes internos e descobrir em qual voltagem ele opera.
      Sem abrir o aparelho, dá para fazer a "gambiarra" que citei no comentário acima.

      Excluir
  10. Olá amigo, poderia responder, como testar com aquelas chaves de fenda de teste, com a luzinha que se acende em cada fase, pois aqui na Bahia é 220 v mas só acende um lado da tomada. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas chaves de fenda de teste servem para nos mostrar qual dos fios é fase e qual é o neutro, ou seja, nos diz se tem corrente ou não.
      Num circuito 220 V, os dois fios deveriam ser fase e, portanto, a luzinha deveria acender nos dois lados da tomada.
      Se está acendendo num lado só, é porque somente este lado tem corrente. O outro está com algum problema, pois como é 220 deveria acender também. Se não está acendendo, não está passando corrente. Verifique se o disjuntor (ou fusível) dessa fase não está desarmado.

      Excluir
  11. comprei maquina seladora taesquentando muito e ta ligada 127 mas nao sei se a tomada da loja e 220 sera por isso q ta esquentando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ligar um aparelho de 127 V em uma tomada de 220 V, muito provavelmente ele irá queimar. Acredito que não seja esse o motivo. Talvez seja alguma regulagem na resistência.

      Excluir
    2. Oi bom dia aqui na minha casa sempre foi 110 mais comprei um aparelho de inalar . É ele é 127 e 220 mais no 127 ele não funciona ele só funciona no 220 , aí a dúvida quando for comprar eu compro 220 ou 110 v não sei mais 😬

      Excluir
    3. Você tem que comprar o aparelho de acordo com a tensão da tomada em que vai ligá-lo.
      Pelo jeito você tem tomadas com as duas tensões na sua casa. Sempre teste a tensão antes de colocar o aparelho na tomada.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...